Atualidade
Monumentos de Sintra desvendam os segredos das plantas e a sua importância na história
“Tardes com Botânica na História” arrancam a 29 de julho, no Palácio de Queluz

Constantemente presentes no nosso quotidiano, para muitos, as plantas permanecem ilustres desconhecidas. No entanto, a nossa História não se escreve sem elas. Para revelar os segredos das plantas e a sua importância no curso da História, neste verão, a Parques de Sintra lança o ciclo de workshops “Tardes com Botânica na História”. As quatro sessões que compõem o programa decorrem entre julho e outubro, nos Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra, no Palácio de Monserrate e no Convento dos Capuchos, estabelecendo pontes entre o tema de cada workshop e o período histórico mais marcante para a história do monumento que o acolhe. São quatro tardes de sábado dedicadas a explorar um universo tão misterioso quanto fascinante.
Que plantas e tradições botânicas nos trouxeram fenícios, gregos, romanos, judeus e árabes? Que culturas agrícolas alteraram a economia mundial no século XIX? E no interior dos conventos e mosteiros, para além da culinária, que outros usos tinham as plantas? São apenas algumas das questões a abordar nestas “Tardes com Botânica na História” conduzidas pelo Professor Luís Mendonça de Carvalho, uma das grandes referências nacionais no campo da Etnobotânica, a ciência que estuda o saber tradicional e os costumes de um povo relativamente às plantas e aos seus usos. Todas as sessões decorrem entre as 14h00 e as 18h00, com exceção do workshop agendado para o Palácio Nacional de Sintra, a 30 de setembro, que começa às 17h30.
O ciclo “Tardes com Botânica na História” arranca a 29 de julho, no Palácio Nacional de Queluz, com o workshop “A Educação dos Príncipes”. Simulando uma aula de Botânica, serão dados a conhecer os conceitos desta ciência que os príncipes portugueses aprendiam no século XVIII, sem esquecer as plantas dos domínios portugueses setecentistas mais relevantes para a economia do reino. O corpo das plantas, essências e plantas medicinais serão outros tópicos em destaque.
A 26 de agosto, no Convento dos Capuchos, abre-se “O Livro da Natureza”. Nesta sessão, o Professor Luís Mendonça de Carvalho fará um períplo pela história do uso das plantas em espaços religiosos, que sempre foi além da culinária. Em conventos e mosteiros, diversas espécies botânicas eram cultivadas em hortos e usadas para fins medicinais. A sua importância era tal que ficaram eternizadas nas obras de arte que adornavam igrejas e espaços públicos.
Em setembro, no dia 30, é a vez do Palácio Nacional de Sintra acolher o workshop “As Plantas e o Mar”, que convida os participantes a percorrerem a história do território português para estudar a linha do tempo e as suas plantas. A viagem começa com os cereais e leguminosas que chegaram do Próximo Oriente; continua com as plantas e tradições botânicas trazidas por fenícios, gregos, romanos, judeus e árabes; e termina com as espécies vindas das Américas, que foram introduzidas em Portugal após o Renascimento.
O ciclo termina no Palácio de Monserrate, a 21 de outubro, com a “Botânica Romântica”. Revisitando o século XIX e as suas plantas, o Professor Luís Mendonça de Carvalho desvenda o que ocultava e o que revelava a “Linguagem das Flores”. Aborda, igualmente, temas como a literatura, a música, a ópera, os jardins botânicos e o prestígio social da botânica no século de Darwin, que também foi marcado por culturas agrícolas como o café, o chá, o cacau, a quineira, a borracha e muitas outras que alteraram a economia mundial.
Cada workshop tem um custo de 35€ por pessoa. Os bilhetes vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.
Mais informações e aquisição de bilhetes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/feitopara-si/a-botanica-na-historia/ .
Foto: PSML.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares