Connect with us

Atualidade

Ministro da Economia em evento da AEF para distinguir 192 empresas da Feira

1ª Gala da AEF – Associação Empresarial da Feira realiza-se este sábado

Publicado

on

Santa Maria da Feira acolhe, no próximo sábado, a primeira edição da Gala Empresarial da AEF – Associação Empresarial da Feira, que vai distinguir 192 firmas do território pelo seu superior desempenho. Tendo por base a análise da Agência para a Competitividade e Inovação, que avaliou o desempenho dessas empresas em 2022 e as certificou com o estatuto “PME Líder” e “PME Excelência”, o evento contará com a presença do ministro da Economia, António Costa Silva.

Vai ser a primeira gala promovida pela Associação Empresarial da Feira (AEF) para distinguir as firmas mais bem-sucedidas do município e esse reconhecimento público tem por base os critérios de desempenho já validados pela IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação: no próximo sábado, serão assim homenageadas 75 PME Excelência e 117 PME Líder, num total de 192 pequenas e médias empresas de diferentes setores de atividade.

A 1ª Gala Empresarial AEF terá início às 20h00 na Quinta da Serração e contará com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que dessa forma se associa ao reconhecimento público das pequenas e médias empresas (PME) de Santa Maria da Feira cujo desempenho em 2022 lhes mereceu, no final de 2023, um dos mais importantes certificados nacionais de relevância e robustez empresarial.

Para o presidente da AEF, Alferes Pereira, o encontro de sábado marca uma nova fase na dinâmica dessa estrutura de apoio à comunidade empresarial e industrial de Santa Maria da Feira: “A gala vai ter periodicidade anual e visa reconhecer o trabalho destas PME, tanto no que se refere aos seus diretores como aos próprios funcionários. O objetivo é incentivá-los a continuarem nessa rota de sucesso, conquistando novas metas e inspirando outras empresas a fazerem o mesmo”.

As 192 empresas a distinguir no sábado – 30 das quais com presença dos devidos representantes já confirmada no evento – representam “uma fatia considerável da riqueza produzida no país e confirmam a reputação de Santa Maria da Feira como o concelho com alguns dos melhores indicadores empresariais do país”. Entre esses, Alferes Pereira destaca a vocação exportadora das PME locais: “Em 2022 fomos o 11º município que mais exportou em Portugal, o 6º na região Norte, o 3º na Área Metropolitana do Porto e o 1º no distrito de Aveiro”, realça Alferes Pereira.

O presidente da AEF admite que “a Gala não poderá fazer justiça para com todas as PME que merecem reconhecimento na Feira”, uma vez que as distinções a atribuir no sábado se baseiam numa lista de certificações “muito bem trabalhada e validada pela IAPMEI” e nem todas as firmas do concelho “tiveram tempo ou capacidade para se sujeitarem a esse escrutínio dentro do devido prazo”. Mas Alferes Pereira espera que o evento incentive as empresas ausentes a obterem também elas a validação formal da referida agência. “Se passarem pelo mesmo processo, não temos dúvidas de que muito mais empresas da Feira serão premiadas pela riqueza que geram para o território”, garante.

Estatuto atribuído facilita acesso à banca

 O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pela IAPMEI para distinguir o mérito das firmas de pequena e média dimensão com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com um conjunto de bancos e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e vários indicadores económico-financeiros. Uma vez atribuída, essa certificação confere às respetivas PME benefícios como condições especiais de acesso a serviços e a produtos financeiros.

Entre as 117 PME Líder da Feira em 2022, incluem-se empresas como a Agrofeira – Comércio de Máquinas, Autoviação Feirense, Colégio das Terras de Santa Maria, Eurotagar – Comércio de Máquinas para Construção, Feiriper – Sociedade de Distribuição, Ferreira Avelar & Irmão (calçado), Lacticínios MAF, Maqser – Máquinas e Serviços, e Mestre da Cor – Comércio de Tintas.

Já no que se refere ao estatuto PME Excelência, é conferido às empresas que, entre as PME Líder de determinado ano, se tenham destacado com os melhores desempenhos.

Da lista das 75 que, em Santa Maria da Feira, obtiveram esse selo pela sua prestação em 2022 constam, por exemplo, a Central Lobão – Ferramentas Elétricas, Sousa Rusga (materiais de construção), CorkVision (cortiça), Fábrica de Papel da Lapa, JBMC – Indústria de Plásticos, Manaiacar – Reutilização de Peças para Camiões, Metalvalor – Gestão e Valorização de Resíduos, e Tescoma Portugal (comércio de artigos de cozinha).

Imagem: AEF.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas