Connect with us

Atualidade

Ministro da Economia em evento da AEF para distinguir 192 empresas da Feira

1ª Gala da AEF – Associação Empresarial da Feira realiza-se este sábado

Publicado

on

Santa Maria da Feira acolhe, no próximo sábado, a primeira edição da Gala Empresarial da AEF – Associação Empresarial da Feira, que vai distinguir 192 firmas do território pelo seu superior desempenho. Tendo por base a análise da Agência para a Competitividade e Inovação, que avaliou o desempenho dessas empresas em 2022 e as certificou com o estatuto “PME Líder” e “PME Excelência”, o evento contará com a presença do ministro da Economia, António Costa Silva.

Vai ser a primeira gala promovida pela Associação Empresarial da Feira (AEF) para distinguir as firmas mais bem-sucedidas do município e esse reconhecimento público tem por base os critérios de desempenho já validados pela IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação: no próximo sábado, serão assim homenageadas 75 PME Excelência e 117 PME Líder, num total de 192 pequenas e médias empresas de diferentes setores de atividade.

A 1ª Gala Empresarial AEF terá início às 20h00 na Quinta da Serração e contará com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que dessa forma se associa ao reconhecimento público das pequenas e médias empresas (PME) de Santa Maria da Feira cujo desempenho em 2022 lhes mereceu, no final de 2023, um dos mais importantes certificados nacionais de relevância e robustez empresarial.

Para o presidente da AEF, Alferes Pereira, o encontro de sábado marca uma nova fase na dinâmica dessa estrutura de apoio à comunidade empresarial e industrial de Santa Maria da Feira: “A gala vai ter periodicidade anual e visa reconhecer o trabalho destas PME, tanto no que se refere aos seus diretores como aos próprios funcionários. O objetivo é incentivá-los a continuarem nessa rota de sucesso, conquistando novas metas e inspirando outras empresas a fazerem o mesmo”.

As 192 empresas a distinguir no sábado – 30 das quais com presença dos devidos representantes já confirmada no evento – representam “uma fatia considerável da riqueza produzida no país e confirmam a reputação de Santa Maria da Feira como o concelho com alguns dos melhores indicadores empresariais do país”. Entre esses, Alferes Pereira destaca a vocação exportadora das PME locais: “Em 2022 fomos o 11º município que mais exportou em Portugal, o 6º na região Norte, o 3º na Área Metropolitana do Porto e o 1º no distrito de Aveiro”, realça Alferes Pereira.

O presidente da AEF admite que “a Gala não poderá fazer justiça para com todas as PME que merecem reconhecimento na Feira”, uma vez que as distinções a atribuir no sábado se baseiam numa lista de certificações “muito bem trabalhada e validada pela IAPMEI” e nem todas as firmas do concelho “tiveram tempo ou capacidade para se sujeitarem a esse escrutínio dentro do devido prazo”. Mas Alferes Pereira espera que o evento incentive as empresas ausentes a obterem também elas a validação formal da referida agência. “Se passarem pelo mesmo processo, não temos dúvidas de que muito mais empresas da Feira serão premiadas pela riqueza que geram para o território”, garante.

Estatuto atribuído facilita acesso à banca

 O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pela IAPMEI para distinguir o mérito das firmas de pequena e média dimensão com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com um conjunto de bancos e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e vários indicadores económico-financeiros. Uma vez atribuída, essa certificação confere às respetivas PME benefícios como condições especiais de acesso a serviços e a produtos financeiros.

Entre as 117 PME Líder da Feira em 2022, incluem-se empresas como a Agrofeira – Comércio de Máquinas, Autoviação Feirense, Colégio das Terras de Santa Maria, Eurotagar – Comércio de Máquinas para Construção, Feiriper – Sociedade de Distribuição, Ferreira Avelar & Irmão (calçado), Lacticínios MAF, Maqser – Máquinas e Serviços, e Mestre da Cor – Comércio de Tintas.

Já no que se refere ao estatuto PME Excelência, é conferido às empresas que, entre as PME Líder de determinado ano, se tenham destacado com os melhores desempenhos.

Da lista das 75 que, em Santa Maria da Feira, obtiveram esse selo pela sua prestação em 2022 constam, por exemplo, a Central Lobão – Ferramentas Elétricas, Sousa Rusga (materiais de construção), CorkVision (cortiça), Fábrica de Papel da Lapa, JBMC – Indústria de Plásticos, Manaiacar – Reutilização de Peças para Camiões, Metalvalor – Gestão e Valorização de Resíduos, e Tescoma Portugal (comércio de artigos de cozinha).

Imagem: AEF.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas