Connect with us

Atualidade

Millennium Estoril Open regressa com dois top 10 e um tributo histórico

Apresentação da nona edição

Publicado

on

A apresentação oficial da nona edição do Millennium Estoril Open foi efetuada ao fim da manhã de ontem no Hotel Evolution Cascais-Estoril e incluiu a divulgação da lista oficial de inscritos e diversas novidades associadas à competição. A cerimónia teve como anfitrião João Zilhão, diretor do torneio, e contou com a participação de Francisco Kreye, vereador de desporto da Câmara Municipal de Cascais, e Miguel Maya, presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP. Organizado pela 3LOVE, o maior evento tenístico nacional decorre entre 30 de março e 7 de abril nas instalações do Clube de Ténis do Estoril.

Na numerologia, o número 9 simboliza integridade e sabedoria; serão nove as jornadas da nona edição do Millennium Estoril Open, com início no fim-de-semana de Páscoa; tal como sucedeu em 2023, o novo posicionamento no calendário do ATP Tour faz com que o torneio luso abra a tradicional época europeia de terra batida e que beneficie das férias da Páscoa, estando preparadas múltiplas atividades dedicadas às famílias e ao público mais jovem. O Millennium Estoril Open é a grande festa do ténis português e também um acontecimento incontornável da vida sócio-desportiva nacional.

Elenco de protagonistas

No que diz respeito aos competidores, destaca-se a presença de dois tenistas do top 10 mundial pelo segundo ano consecutivo: o polaco Hubert Hurkacz, líder das estatísticas do ATP Tour no capítulo do serviço e campeão de dois troféus Masters 1000; e o norueguês Casper Ruud, que regressa para defender o título com três presenças em finais de torneios do Grand Slam no currículo e em grande forma atual (foi vice-campeão nas duas últimas semanas).

Do elenco de protagonistas com entrada direta fazem igualmente parte consagrados veteranos como Dominic Thiem, campeão do US Open de 2020 e com mais três finais do Grand Slam jogadas (em Roland Garros e Open da Austrália), e Gael Monfils, um dos mais espetaculares tenistas de sempre. Entre 13 nacionalidades para já representadas, Portugal tem a presença assegurada de dois elementos — Nuno Borges entra diretamente e terá a companhia de João Sousa; o melhor tenista luso de todos os tempos recebeu um wild card da organização e despede-se da sua carreira profissional no palco da sua maior proeza: a vitória ‘em casa’ na edição de 2018.

A terra do espetáculo

“Ainda não sabemos quem irá ganhar no dia 7 de abril, mas já sabemos que será uma edição histórica com a despedida de um Conquistador que levou o ténis português a ‘mares nunca dantes navegados e iremos prestar o devido tributo ao João Sousa com a ajuda dos adeptos nacionais. Em 2023, tivemos quase sempre casa cheia com várias lotações esgotadas; este ano, vamos voltar a corresponder aos aficionados com um alargado leque de focos de interesse para todos aqueles que virão até ao Clube de Ténis do Estoril ou que acompanharão os encontros nas várias plataformas multimédia à disposição”, sublinha João Zilhão. “Temos para já pelo menos dois portugueses no quadro principal, dois tenistas do top 10 pela primeira vez no fecho das inscrições, o regresso de um jogador tão carismático como Gael Monfils e a garantia de um titular de torneios do Grand Slam como Dominic Thiem. Haverá a possibilidade de enriquecer o quadro mediante os dois wild-cards que ficam disponíveis. Mas, independentemente dos protagonistas, o Clube de Ténis do Estoril será mesmo ‘A Terra do Espetáculo’, lema da campanha deste ano”.

Na lista de entradas diretas destacam-se, também, os nomes de Miomir Kecmanovic, antigo número um mundial de juniores e vice-campeão há um ano; de Alejandro Davidovich Fokina, um habitué do torneio com duas meias-finais e dois quartos de final; de Lorenzo Musetti, um dos ‘pontas-de-lança’ da nova geração do ténis italiano; e dos promissores franceses Arthur Fils, antigo campeão júnior do Orange Bowl que é o mais jovem tenista do top 100, e Arthur Cazaux, a grande revelação da recente edição do Open da Austrália.

O formato competitivo do Millennium Estoril Open mantém-se, com um quadro principal de singulares composto por 28 jogadores: 18 com acesso direto através do ranking revelados na apresentação de hoje, aos quais se juntam três wild cards (convidados da organização), quatro qualifiers oriundos da fase de qualificação, dois eventuais special exempts (jogadores que atinjam as meias-finais do Masters 1000 de Miami na semana anterior) e um eventual late entry (tenista bem rankeado que deseje jogar à última hora).

Muito mais do que ténis

No plano corporate, o estatuto do Millennium Estoril Open surge reforçado em 2024: “A nossa família de patrocinadores é fortalecida nesta nona edição do com a adição de reputadas empresas que vêm complementar um conjunto de sponsors de grande prestígio internacional”, sublinha João Zilhão. A Câmara Municipal de Cascais e o Millennium bcp, enquanto parceiros fundadores do projeto em 2015, mantêm-se como pilares principais.

Juntamente com todos os preparativos montados pela organização para valorizar a visita dos mais de 40 mil espetadores (nova animação nas bancadas com recurso a tecnologia, a estreia de backwalls digitais no Estádio Millennium; maior oferta tenística nas zonas de entretenimento), os patrocinadores também contribuirão para animar os visitantes nos seus espaços próprios e na área comum de marketing. As ações de responsabilidade social prendem-se com a associação à Academia dos Champs, à iniciativa ‘Carbono Zero’ no evento, a parceria com a Sociedade Ponto Verde e ligação à Cercica com exposição de quadros para venda em leilão de beneficência.

A programação complementar nas áreas da arte, música, gastronomia e atividades inclui o Kids Place para os mais pequenos e o Fun Center (ativado pela Federação Portuguesa de Ténis) volta a oferecer muita animação. O Espaço Cascais contará com uma escolinha de trânsito. Estarão também em vigor parcerias com Associações de Estudantes e haverá uma grande variedade de comidas nas zonas de restauração (Food Court e Slice Restaurant). A mobilidade elétrica estará novamente em destaque com a utilização de bicicletas (BiCas), motas (Cooltra) e trotinetes (Link) entre as várias soluções de deslocação até ao Clube de Ténis do Estoril.

Para quem não puder fazer a deslocação, o Millenniumm Estoril Open garante acima de 2.900 horas de transmissão internacional — complementadas pelo extensivo acompanhamento nas diversas plataformas digitais do torneio (website, redes sociais) que permitirá aos adeptos viver todas as incidências relacionadas com a prova, tanto dentro como fora dos courts. O Eurosport irá transmitir em direto todos os encontros agendados para o Estádio Millennium (quatro por dia de segunda a sexta; duas meias-finais; final), tal como a TennisTV, o TVI Player e o Eurosport Player em stream; a final individual será transmitida igualmente em direto na CNN Portugal. As emissões serão enriquecidas com informação estatística resultante do sistema eletrónico Foxtenn, que estará em vigor no apoio às equipas de arbitragem.

Outras novidades serão anunciadas — e no dia 30 de março tudo estará pronto para o arranque da grande festa do ténis português.

Lista de inscritos

Entrada direta

Hubert Hurkacz (Polónia, 27 anos), 8º

Casper Ruud (Noruega, 25 anos), 9º

Alejandro Davidovich Fokina (Espanha, 24 anos), 23º

Lorenzo Musetti (Itália, 22 anos) 26º

Arthur Fils (França, 19 anos), 43º

Miomir Kecmanovic (Sérvia, 24 anos), 47º

Dominik Koepfer (Alemanha, 29 anos), 49º

Daniel Altmaier (Alemanha, 25 anos), 53º

Gael Monfils (França, 37 anos), 54º

Nuno Borges (Portugal, 27 anos), 60º

Marton Fucsovics (Hungria, 32 anos), 74º

Arthur Cazaux (França, 21 anos), 77º

Pedro Cachin (Argentina, 28 anos), 79º

Botic van de Zandschulp (Holanda, 28 anos), 82º

Cristian Garin (Chile, 27 anos), 87º

Pedro Martinez (Espanha, 26 anos), 89º

Federico Coria (Argentina, 31 anos), 90º

Dominic Thiem (Áustria, 30 anos), 91º

Wild Cards

João Sousa (Portugal, 34 anos), 275º

WC a definir

WC a definir

Alternates

Maximilian Marterer (Alemanha, 28 anos), 95º

Jurij Rodionov (Áustria, 24 anos), 96º

Roberto Bautista Agut (Espanha, 35 anos), 98º

Constant Lestienne (França, 31 anos), 100º

Nagal Sumit (Índia, 26 anos), 101º

Alberto Ramos-Vinolas (Espanha, 36 anos), 102º

Quentin Halys (França, 27 anos), 104º

Corentin Moutet (França, 24 anos), 105º

NOTA: Ranking de 4 de março, data limite das inscrições. O sorteio do quadro principal é realizado no dia 30 de março, às 15 horas.

Foto: MEP.

Atualidade

superaDORas estreia a 24 de novembro no Porto

Espetáculo sobre dor e superação da violência de género

Publicado

on

Superar a dor da violência de género é possível? O espetáculo-movimento que está prestes a nascer diz que sim. Dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, às 16h00, no salão paroquial de S. Mamede de Infesta, irá decorrer um espetáculo de teatro, poesia, música e dança, e será lançado um movimento que abraça a temática e presta apoio a vítimas de violência doméstica e de género.

Todos nós conhecemos raparigas, mulheres, as nossas mães, amigas, irmãs, primas, que sofreram ou sofrem de violência de género. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que uma em cada três mulheres no mundo sofre de algum tipo de violência.

Pelo facto da temática continuar a ser tão relevante em 2024, foi organizado um espetáculo com adaptações de Leon Valle a três contos de Mia Couto, que relatam casos de violência contra as mulheres, e a um conto inédito de Margarida Faro, com adaptação da própria autora e também de Leon Valle.

Além da encenação dos contos, o espetáculo contará com a declamação de três poemas da obra “Viva a Desordem” da escritora portuguesa Margarida Faro, que estará presente no evento para sessão de autógrafos, e um poema inédito da coprodutora do espetáculo, Patrícia Vidal.

Ao teatro e à poesia, junta-se a música, com letra e composição originais de Viriae, e ainda dança, a cargo da coreógrafa Beatriz Costa. Assim surge o superaDORas, um espetáculo comovente e eletrizante que não vai querer perder.

Para Patrícia Vidal, coprodutora do evento, “mais que um espetáculo, quero que o superaDORas se torne um movimento, e que não fiquemos apenas pela consciencialização do problema, mas que também possamos contribuir para a superação da dor de tantas mulheres que ainda sofrem de violência”.

É desta vontade que brota um movimento de apoio a vítimas de violência de género, com um conjunto de profissionais de várias áreas, das telecomunicações à medicina legal, passando pela advocacia e psicologia, de forma a dar suporte ao caminho de recuperação destas mulheres.

Já Rui Mesquita, também coprodutor do espetáculo, considera que “desde o relato de testemunhos reais, que também irão existir ao longo do espetáculo, à intervenção em tempo real, este espetáculo-movimento mistura o passado e o presente, chama atenção a um problema real e compromete-se a fazer parte da sua solução”.

Nos testemunhos poderá assistir a relatos de sobreviventes, mas também de funcionários da CPCJ e do Instituto de Medicina Legal, duas entidades muitas vezes envolvidas nestes casos e que quiseram participar do projeto.

Durante o intervalo do evento, contaremos com inúmeras surpresas, mas uma delas já pode ser revelada: será leiloada uma peça de joalharia de autor, de Sofia Tregeira, uma das apoiantes do movimento. Também terá contacto com várias empresas que, de uma forma ou de outra, apostaram na responsabilidade social e apoiaram o evento e/ou irão fazer parte do movimento.

O espetáculo é aconselhado para maiores de 16 e tem o custo de 12€. Para mais informações e bilhética, contactar a coprodutora Patrícia Vidal: 916 831 498.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos inaugura iluminações de Natal a 29 de novembro

Publicado

on

A cidade de Barcelos volta a vestir-se de cor e luz para as festas natalícias. Este ano, as iluminações são inauguradas no próximo dia 29, pelas 19 horas, mas antes, pelas 18h30, há um concerto com os “The Classic”, no Largo da Porta Nova, criando o ambiente perfeito para a contagem decrescente da “Magia de Natal”.

Destacadas, o ano passado, pela imprensa nacional, como uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva, a Câmara Municipal volta a apostar na iluminação e decoração da cidade como grande motivo, não só da animação e diversão temática, como de atratividade à cidade, potenciando a economia local, nomeadamente o comércio tradicional.

Ao todo, o Município dá um colorido especial a ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos mais icónicos do Centro Histórico de Barcelos, entre os quais, a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, o Paço dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. 

As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade, um investimento que ronda os 170 mil euros.

Animação de Natal com dezenas de pontos de atração e divertimento

Além das iluminações de Natal, o mês de dezembro será preenchido com um diversificado e intenso programa de atividades, algumas delas que serão mesmo grandes novidades, casos do Túnel interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro. Além disso, o Mercado de Natal, este ano, desloca-se para a Alameda das Barrocas e terá Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal.

Outra das novidades é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de DJ’s.

Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na Igreja da Misericórdia (dia 6), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).

Da restante programação, merece destaque a animação de rua com muitos mais motivos para que se deixe cativar pela Magia de Natal de Barcelos. Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova. A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.

E, quem quiser levar uma recordação temática, pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias.

Concertos Musicais e Rota de Presépios nas Freguesias

Voltando a descentralizar as atividades culturais natalícias, abrangendo o maior número de pessoas possível, a programação de Natal volta a contemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 1), Alvito S. Martinho (dia 7), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).

E face ao sucesso do ano passado, volta a ser realizada a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Valença Fortaleza de Chocolate” está a chegar

Publicado

on

A “Valença Fortaleza de Chocolate” está de regresso, entre 29 de novembro e 8 de dezembro, recheada de doces tentações, com a marca Chocolate.

Showcookings, oficinas de chocokids, delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente prometem transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal.

Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas.

O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira/mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.

Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.

O certame abre sexta-Feira, 29 de novembro, às 16h00 e estará aberto até às 20h00. Entre sábado, 30 de novembro e domingo 8 de dezembro podem visitar a feira entre as 10h00 e as 20h00.

Praça da República, Largo do Governo Militar, Baluarte do Faro e Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica que vão acolher o evento.

“Fortaleza de Chocolate” insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca, em Valença, a 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas