Atualidade
Melhores surfistas portugueses estão de volta à ilha de São Miguel
Para disputar a 4ª etapa da 1ª divisão do surf nacional

Já foi revelado o quadro de competição do Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª etapa da Liga MEO Surf, a 1ª divisão do surf nacional, que define os títulos máximos do surf masculino e feminino, que começa na próxima sexta-feira e decorre até Domingo na praia do Monte Verde, na ilha de São Miguel, nos Açores.
A luta pela licra amarela Go Chill no masculino está renhida e muito emocionante com o pentacampeão nacional, Vasco Ribeiro, no estatuto de líder, seguido de perto pelo atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro. Halley Batista (3º), Afonso Antunes (4º), Tomás Fernandes (5º) e Joaquim Chaves (5º) completam o Top 5 nacional, algo que promete dar que falar no Allianz Ribeira Grande Pro bem como na discussão do título nacional deste ano.
Destaques do quadro masculino – Round 1:
Heat 5: Martim Nunes vs. Gabriel Ribeiro vs. João Mendonça
Heat 11: Francisco Ordonhas vs. Guilherme Fonseca vs. Jéjé Vidal
Heat 14: Eduardo Fernandes vs. Tiago Stock vs. Martim Fortes
Do lado feminino, o cenário é também muito renhido com a campeã nacional de 2021 Francisca Veselko, a liderar e, assim, a competir com a licra amarela Go Chill, mas em igualdade pontual com Gabriela Dinis. Na 3ª posição, mas muito perto das duas primeiras, surge a campeã nacional de 2016 e 2017, Carolina Mendes. Teresa Pereira (4ª) e a campeã nacional de 2018, Camilla Kemp (5ª), completam o top 5 feminino.
Destaques do quadro feminino – Round 1:
Heat 2: Carolina Mendes vs. Teresa Bonvalot vs. Mafalda Lopes
Heat 3: Gabriela Dinis vs. Camila Cardoso vs. Matilde Pinto
Heat 4: Francisca Veselko vs. Sofia Matos vs. Carlota Chaveiro
O regresso da Liga MEO Surf aos Açores é motivo de celebração para a comunidade local que, desta forma, tem oportunidade de ver os melhores surfistas nacionais em ação contribuindo para o próprio desenvolvimento e visibilidade do surf açoriano e dos surfistas locais.
Jácome Correia – surfista local, atual 22º classificado da Liga MEO Surf, sublinha que “é sempre bom surfar em casa, mas não estou preocupado com resultados. Vou desfrutar de estar a surfar diante da família e dos amigos. O ano passado perdi no Round 3 e gostava que o meu melhor resultado deste ano fosse neste campeonato em casa. Em termos de ondas, no primeiro e segundo dia o mar vai estar pequeno, mas no domingo haverá boas ondas. Ter uma etapa da Liga MEO Surf nos Açores é muito importante porque é mais acessível para os surfistas locais do que a prova do circuito mundial de qualificação.”
Francisco Benjamim – surfista local, atual 32º classificado da Liga MEO Surf, afirma que “este é o meu primeiro ano a competir em todas as etapas da Liga MEO Surf. Consegui qualificar-me no início do ano através da prova de qualificação na Caparica e de agora em diante quero competir todos os anos. Os meus objetivos nesta etapa são aproveitar a experiência de surfar em casa, aprender com os melhores surfistas nacionais e evoluir. Esta etapa é muito importante para a comunidade do surf local e também para o desenvolvimento do surf em particular na Ribeira Grande e nos Açores. Todos os atletas gostam de competir em casa e é uma mais-valia.”
O Grupo Jerónimo Martins, na qualidade de parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, reforça a importância que atribui aos oceanos e à preservação da biodiversidade. Para reduzir o consumo de plástico de utilização única, o Pingo Doce lançou em 2022 os Eco Mesh Bags, sacos reutilizáveis feitos com 100% algodão, produzidos em Portugal que vêm, assim, reforçar a gama existente há cerca de 15 anos de opções reutilizáveis para o transporte de compras.
O Allianz Ribeira Grande Pro é, igualmente, a terceira e última etapa da Allianz Triple Crown e é nos Açores que serão coroados os campeões que irão juntar-se à lista com um historial já assinalável.
Historial de vencedores do Allianz Triple Crown (últimos 5 anos):
2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018 – Gony Zubizarreta e Camila Kemp
Além disso, os atletas vão poder disputar os prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award e, ainda, os prémios reservados aos melhores surfistas locais dos Açores.
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova
A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard.
Imagem: ANS.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca