Atualidade
Lisboa: Detida por crime de exposição ou abandono de crianças e detenção de arma proibida

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial de Lisboa, no dia 13 de maio, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de uma mulher, de 67 anos de idade, por ser suspeita da prática dos crimes de exposição ou abandono e detenção de arma proibida.
A Equipa do Programa Escola Segura recebeu uma chamada, proveniente de um órgão de uma Direção Escolar, que dava conta da existência de uma aluna, menor de idade, que seria vítima de maus-tratos.
De imediato, os Polícias deslocaram-se para o local e, após realizarem as diligências necessárias, acionaram os meios de socorro a fim de realizar uma avaliação sumária ao estado de saúde da vítima, tendo sido decidido o seu transporte até uma unidade hospitalar.
Na sequência da aquisição da notícia de crime, encetaram rapidamente alguns procedimentos, no sentido de apreender prova, na residência onde havia indícios de ter ocorrido o ilícito, que serviria para consolidar a prova testemunhal inicialmente recolhida.
No local, constataram que ninguém abriu a porta, apesar de várias insistências e de ser perfeitamente audível o som de um aparelho televisivo.
Todavia, não esmoreceram no seu propósito, tendo vindo a intercetar a proprietária da residência, no exterior da habitação, que, após elucidada dos motivos para a presença dos Polícias, autorizou a entrada no seu domicílio.
Os Polícias encontraram uma criança, com um ano de idade, completamente abandonada à sua sorte, no interior de um berço. Foram acionados os meios de socorro, que depois de uma primeira análise, decidiram transportar a vítima para uma unidade hospitalar.
No decorrer das diligências, apurou-se que a cidadã tomava conta, permanentemente, de cinco crianças, todas menores de idade, enquanto os seus pais se dedicavam em exclusivo à atividade laboral, sendo remunerada por esse serviço, apesar de não declarar esses montantes recebidos, assemelhando-se a sua prática à de uma creche, em regime de 24h sobre 24h, sem as mínimas condições de segurança e de bem-estar para as crianças, que lá residiam, colocando em flagrante e grave comprometimento a integridade física e psíquica dos menores.
Assim, e por se encontrarem em perigo, três crianças foram retiradas à cidadã, ao abrigo do artigo 91º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
No interior do domicílio, foram apreendidos o objeto que foi utilizado na agressão de uma das vítimas; um bastão, vulgarmente transportados à cintura pelos membros das forças policiais, e ainda duas armas utilizadas em artes marciais.
Foi dada voz de detenção à suspeita, tendo sido Constituída Arguida e sujeito a Termo de Identidade e Residência.
“A PSP continuará a envidar abnegadamente esforços no combate a este tipo de práticas criminais, sendo elas definidas como prioritárias dado o impacto negativo que causam no bem-estar físico e psíquico das crianças, colocando em crise o seu superior interesse”, sublinha em nota.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca