Atualidade
LEXUS NX alcança cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

O conjunto de sistemas avançados de segurança e assistência ao condutor incluídos no novo LEXUS NX contribuíram para que o SUV de luxo, de tamanho médio, conquistasse uma classificação de cinco estrelas nos testes Euro NCAP, entidade europeia independente de testes de segurança.
Lançado no passado dia 01 de março, o relatório mostra o superior desempenho de segurança do NX em todas as categorias. Valida a qualidade e a eficácia da última geração, (a terceira) do LEXUS Safety System +, incluída de série em todos os modelos NX, juntamente com abrangentes elementos de segurança passiva e a resistência incorporada no automóvel, que protege em caso de impacto. Os resultados aplicam-se, de igual forma, ao NX 350h – eletrificado com a tecnologia full-hybrid e ao NX 450h – o híbrido plug-in.
Ao pormenor, o NX alcançou uma pontuação de 83% na proteção de ocupantes adultos; de 87% na de ocupantes crianças; de 83% na de utilizadores vulneráveis na estrada; e de 91% no desempenho de sistemas de assistência à segurança.
A LEXUS aperfeiçoou, significativamente, o âmbito e a funcionalidade dos seus sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor, para que possam detetar uma maior variedade de perigos em diferentes situações de condução. Por exemplo, o Sistema de Pré-Colisão (PCS – Pre-colision System) beneficia de atualizações nos seus sistemas de radar e na câmara de ondas milimétricas – passando a detetar peões e motos no seu caminho. Permite, também, uma maior sensação de segurança em mudanças de direção em cruzamentos, determinando quando há um alto risco de colisão com o tráfego em sentido contrário, na travessia de peões ou de ciclistas.
O novo NX foi, também, o primeiro modelo LEXUS a adotar um novo assistente de direção de emergência (ESA – Emergency Steering Assist). Reconhece, instantaneamente, quando o condutor se está a desviar para evitar um obstáculo – um peão ou um veículo parado, por exemplo – e fornece assistência de condução automática enquanto mantém o carro dentro da faixa. Estas e outras melhorias no PCS aumentaram significativamente a sua capacidade de deteção de risco de acidente.
Todos os sistemas de assistência à segurança testados pelo Euro NCAP receberam a classificação máxima de “bom”, incluindo o desempenho do PCS, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LTA – Lane Trace Assist), assistência/controlo de velocidade e monitorização do nível de alerta do condutor.
Embora o novo NX cumpra os principais critérios dos testes Euro NCAP, ultrapassa-os para proporcionar uma condução segura e tranquila. Por exemplo, com o Safe Exit Assist, o acionamento eletrónico de abertura interior das portas por toque “e-latch”, recorre ao Monitor de Ângulo Morto para verificar se existe aproximação de tráfego pela traseira. Se houver risco de a porta abrir e bater num veículo ou ciclista, piscará uma luz de advertência no espelho retrovisor, será acionado um alerta e será cancelada a abertura da porta. O conjunto de sistemas LEXUS Safety System + oferece, também, o Cruise Control Adaptativo, com aperfeiçoamento de desempenho para poder reagir mais rapidamente ao trânsito e seguir uma linha mais natural em curva, com velocidade ajustada de forma mais natural para o condutor.
Embora o LEXUS Safety System + seja incluído de série em todas as versões do NX na Europa, as versões mais equipadas incluem um Extended Safety Package. Inclui o Sistema de Alerta à Mudança de Faixa de Rodagem (LCA – Lane Change Assistance), que fornece condução automática de mudança de faixa quando o condutor usa os indicadores de direção na estrada, e Alerta de Tráfego Transversal Frontal, que usa monitorização de radar para detetar e alertar o condutor sobre o tráfego que se aproxima de ambos os lados, num cruzamento a baixa velocidade.
Foto: LEXUS.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca