Atualidade
LEXUS LC: Parceria aeronáutica exclusiva inspirou a nova asa traseira do coupé topo de gama

Desde 2016, que a LEXUS tem chegado aos céus através de uma colaboração única com o campeão de corridas japonês Yoshihide Muroya, o vencedor do Red Bull Air Race World Championship de 2017. Nesta rara parceria intersectorial, o fabricante de luxo nipónico beneficia da tecnologia aeronáutica, ao passo que o piloto aproveita os avanços da LEXUS na área automóvel. Um dos resultados tangíveis dessa colaboração é uma nova asa traseira do coupé topo de gama, LC de 2022, inspirada na aviação.
Com a vitória nas corridas aéreas como objetivo principal, a LEXUS e Muroya trabalharam juntos para desenvolver máquinas vencedoras, recorrendo à tecnologia, à aptidão e à experiência da LEXUS. A equipa de design e engenharia da LEXUS colaborou no desenvolvimento de tecnologias de voo em áreas como a aerodinâmica, a refrigeração e a ergonomia.
Esta colaboração originou inovações notáveis, incluindo uma pega na coluna de controlo do cockpit de Muroya, que incorpora as tecnologias sensitivas da LEXUS e uma nova manobra de viragem da aeronave baseada em dados aerodinâmicos da LEXUS.
O piloto de corrida Muroya afirma que “foi graças ao forte apoio da LEXUS que me tornei no primeiro campeão japonês da Red Bull Air Race, em 2017. A nossa colaboração continua a proporcionar benefícios mútuos”.
Nova asa traseira de polímero reforçada com fibra de carbono
Para 2022, o LEXUS LC ostentará uma nova asa traseira de polímero sintético reforçada com fibra de carbono, desenvolvida em conjunto com Muroya. Esta asa leve, bastante rígida e elegante, maximiza o desempenho aerodinâmico e torna a condução mais ágil. O design inspira-se nos vórtices da extremidade das asas que influenciam o design das “winglets” nos aviões a jato.
Yoshiaki Ito, piloto mestre Takumi da LEXUS refere que “as winglets aguçaram a dinâmica do LC, sem usar força descendente de arrasto, o que resulta num melhor desempenho, sem sacrifícios”.
Aerodinâmica: Pesquisa e desenvolvimento
Durante os exigentes voos de teste com Yoshihide Muroya, os engenheiros da LEXUS analisaram a redução do arrasto das asas do seu avião e os vórtices associados, normalmente problemáticos. No túnel de vento LEXUS, os engenheiros descobriram que a dinâmica do veículo no solo poderia ser melhorada virando a asa de cabeça para baixo, adicionando “winglets”.
Construído em fibra de carbono
Depois de concluídos os testes de computador e no túnel de vento, a equipa de elite de designers, engenheiros e artesãos Takumi da LEXUS começou a trabalhar na produção de um protótipo em alumínio, que, tal como as asas do avião de Yoshi, foi posteriormente produzido num polímero sintético reforçado em fibra de carbono (CFRC). Laminado em fibra de carbono e resina epóxi com núcleo oco, depois de cozido em autoclave, a textura tecida é visível através do acabamento lacado. Longa e esguia, a nova asa do LC tem quase 2 metros de largura, mas é muito duradoura e resistente.
Disponível através de LEXUS Bespoke Build
O spoiler da asa traseira em fibra de carbono está disponível em exclusivo no novo programa LEXUS Bespoke Build programme*. O veículo será construído por uma equipa da elite composta por mestres artesãos ‘Takumi’ da LEXUS na lendária fábrica LEXUS em Motomachi, a mesma onde foi construído o supercarro LFA. Pela primeira vez, os clientes podem personalizar os recursos exclusivos do LEXUS LC. O LEXUS Bespoke Build distingue-se, ainda mais, com um emblema interior personalizado, colocado na consola central.
*Spoiler ou Asa traseira disponível em quantidades limitadas.
Yoshihide “Yoshi” Muroya
Yoshihide “Yoshi” Muroya (室屋 義秀) é um piloto japonês de 48 anos. Dedica-se a acrobacias e corridas e participa em eventos como o Red Bull Air Race World Championship. Começou a voar num planador, em 1991, e foi para os Estados Unidos para obter a licença de piloto aos vinte anos de idade. Paralelamente, continuou o treino com planadores no Japão e aprendeu técnicas de voo de longa distância na Austrália. Em 2009, Muroya foi o primeiro piloto asiático a participar no Red Bull Air Race World Championship, tornando-se Campeão Mundial em 2017. Participou, até hoje, em cerca de 170 espetáculos aéreos, sem qualquer incidente.
Foto: LEXUS.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca