Atualidade
LEXUS aumenta vendas globais em 2021

A LEXUS acaba de anunciar as vendas mundiais da marca de janeiro a dezembro de 2021, que totalizaram 760.012 unidades. Este volume de vendas representa um aumento de 6%, em relação ao resultado de 2020 e uma tendência de recuperação.
Na Europa, a LEXUS alcançou, aproximadamente, 72.000 unidades (+2%) e na América do Norte 332.000 unidades (+12%), enquanto na China atingiu um recorde de aproximadamente 227.000 unidades (+1%), impulsionando a recuperação global da marca em termos de volume de vendas.
Ao nível de vendas por modelo, os veículos eletrificados atingiram um novo recorde de aproximadamente 260.000 unidades (+10%) graças ao ES, RX e UX híbridos. A gama RX foi a que registou mais vendas, com 221.000 unidades (+9%), seguida pela gama ES (189.000 unidades, +3%) e gama NX (145.000 unidades, -1%).
Em 2022, com o lançamento no mercado da Nova Geração NX que inclui e o recém-lançado NX 450h+ híbrido plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) que acabou de chegar a Portugal, a LEXUS continua a acelerar na eletrificação para atender às necessidades dos clientes e da sociedade.
Como parte do desafio para uma sociedade neutra em carbono, a LEXUS está a planear oferecer uma gama completa de veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles) nos principais segmentos e atingir vendas globais de 1 milhão de veículos 100% elétricos até 2030. Além disso, também pretende passar a vender globalmente apenas 100% elétricos até 2035, continuando a criar veículos que vão ao encontro das diversas necessidades e estilos de vida dos clientes (meta antecipada para 2030 nos mercados da Europa Ocidental, América do Norte e China).
Os resultados de vendas de janeiro a dezembro de 2021 nas principais regiões são os seguintes:
• América do Norte: aprox. 332.000 unidades (112% em relação ao ano anterior)
• China: aprox. 227.000 unidades (101% em relação ao ano anterior)
• Europa: aprox. 72.000 unidades (102% em relação ao ano anterior)
• Japão: aprox. 51.000 unidades (104% em relação ao ano anterior)
• Médio Oriente: aprox. 28.000 unidades (103% em relação ao ano anterior)
• Leste Asiático: aprox. 30.000 unidades (95% em relação ao ano anterior)
O resultado de matrículas de 2021 da LEXUS em Portugal ficou 31% acima do ano anterior, representando um crescimento bastante superior ao registado pelo Mercado Premium. Para tal, foi determinante o desempenho do primeiro modelo 100% elétrico da Marca (UX300e) que, no seu primeiro ano completo de vendas, representou 29% do total de vendas da Marca.

O presidente / diretor de marca da LEXUS International, Koji Sato, referiu que “gostaria de expressar a minha sincera gratidão a cada um dos nossos clientes LEXUS em todo o mundo. Apesar do impacto contínuo da disseminação do COVID-19 e da tensa cadeia de fornecimento de peças, conseguimos recuperar as vendas para um nível recorde em 2021, vendendo aproximadamente 760.000 unidades. Em 2022, continuaremos a refinar o design único da LEXUS e o gosto de condução que apela à sensibilidade dos nossos clientes, com base no nosso pensamento de “ser a marca que as pessoas escolhem no final do dia por reconhecerem ser autêntica”. também iremos acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos a bateria. Começando com o modelo “RZ” desenvolvido de raiz para ser um 100% elétrico e que será revelado na primavera, iremos lançar uma série de novos modelos que irão acompanhar o estilo de vida de uma variedade de clientes. Podem estar expectantes em relação ao futuro da LEXUS”.
Fotos: LEXUS.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca