Connect with us

Atualidade

Já há um guia prático de terapia e treino visual em português

Obra de António Baptista e Carlos Silva, ligados à Universidade do Minho, destina-se a profissionais da área

Publicado

on

Os optometristas António Baptista e Carlos Silva, ligados à Universidade do Minho (UMinho), lançaram o livro “Guia Prático de Terapia e Treino Visual”, o primeiro do género em Portugal, que visa dotar profissionais da área com soluções simples, práticas e económicas, incluindo muitos materiais e testes. E há várias dicas nas 192 páginas desta edição da LIDEL, que podem ajudar no melhor desempenho visual de atletas, melhorar a leitura, reabilitar o olho preguiçoso e mitigar a vista cansada perante ecrãs.

Esta é a estreia bibliográfica em Portugal ao nível de terapia visual, treino visual e otimização de capacidades visuais, diz António Baptista, que é professor da Escola de Ciências da UMinho e, aí, investigador do Centro de Física. A obra destina-se a optometristas, oftalmologistas, ortoptistas, psicólogos, enfermeiros e preparadores físicos. “É uma ferramenta ampla e fornece uma boa parte do material necessário para a realização dos exercícios propostos no livro”, explica o docente.

O volume aborda noções gerais, mecanismos de deteção, materiais para terapia (bola de Marsden, lentes, matrizes…) e programas integrados de terapia para movimentos oculomotores, acomodação, visão binocular e ambliopia. Os cinco capítulos da obra fecham com perguntas de escolha múltipla para rever os conteúdos e, nos anexos, há testes como linhas de acuidade visual, círculos excêntricos, labirintos e detetives de carateres.

Terapia visual com bons resultados

“Diversos problemas de visão podem ser resolvidos através de terapia visual e com resultados muito bons, como na insuficiência de convergência e na insuficiência de acomodação, condições com prevalência elevada e que provocam sintomas como fadiga ocular, visão turva, visão dupla e dores de cabeça, principalmente em atividades de visão próxima (leitura, escrita, trabalho de secretária/computador)”, frisa António Baptista.

António Baptista tem lecionado a disciplina de Terapia Visual no mestrado em Optometria Avançada da UMinho. Esta tarefa levou-o a aprofundar conhecimentos e a escrever o livro: “As próprias aulas foram um balão de ensaio para afinar a linguagem, a estrutura e entender se os conteúdos eram percebidos. Os exercícios de terapia usados no livro são standard, mas existem milhares deles, sendo uma dificuldade para os profissionais escolhê-los e integrá-los para resolver as várias condições visuais, logo este livro é uma grande ajuda”, nota o licenciado e doutorado na área da Optometria, respetivamente pelas universidades do Minho e de Manchester (Inglaterra).

O coautor Carlos Silva é licenciado e mestre na área da Optometria pela UMinho, profissional do setor há mais de duas décadas, autor do portal vermaislonge.pt e orador assíduo em conferências. Considera-se um “optometrista comportamental”, pois na visão avalia “funções óticas, mas também movimento, postura, relações espaciais, linguagem, processamento da informação”. Usa a terapia visual para prevenir e corrigir distúrbios como estrabismo e ambliopia, além de “melhorar a função visual de quem tem problemas de aprendizagem ou de desempenho desportivo”. Quer, ainda, combater mitos sobre a terapia visual, como alegadamente não estar cientificamente provada, ser similar a exercícios oculares em revistas, não ser aplicável em adultos e ser cara. Carlos Silva trouxe este aporte de conhecimento para o livro.

Imagem: UM.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas