Atualidade
ISAL reúne prestigiados oradores na 3ª edição da Conferência Internacional Think +

O Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) organiza, nos dias 2 e 3 de março de 2023, a 3ª edição da Conferência Internacional “Think+ 2023 International Conference on Digital Economy, Tourism and Human Development”.
À semelhança das edições passadas, trata-se de um evento híbrido, a ter lugar no ISAL (Funchal) e a ser transmitido a partir da plataforma Zoom. Esta iniciativa tem por objetivo estimular o diálogo e a partilha de conhecimento científico e de práticas inovadoras nas áreas do Turismo, da Economia, da Saúde e da Tecnologia, pilares estratégicos que sustentam esta terceira edição.
Este evento, de cariz internacional, conta com a parceria do Instituto Ibero-Americano de Compliance (IIAC) e da Ponte Editora, entidades com as quais o ISAL celebrou protocolos de cooperação.
A conferência reunirá prestigiados investigadores, professores universitários e profissionais, especialistas nas áreas sobre as quais a conferência se debruça. O programa da conferência contemplará sessões plenárias e paralelas.
A 3ª edição terá como Chairs da conferência, os investigadores e docentes Diogo Goes, Luz Silva e Eduardo Alves, e como Co-Chairs, Luís Sardinha, Andreia Carvalho e Cristina Abreu. A direção está a cargo da Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella.
Para os interessados em participar na conferência, a organização revela que já é possível submeter para o e-mail think@isal.pt os artigos científicos, resumos ou resumos alargados, de acordo com as normas disponíveis na página do evento: https://isalthink.wordpress.com/ .
O conceito desenvolvido para a conferência internacional Think+ pretende aglutinar numa única marca criada para o ISAL, os pilares estratégicos acima definidos, acompanhando o plano estratégico do Centro de Investigação Científica do ISAL (CIISAL) para o quadriénio 2019/2023.
ISAL revela Keynote Speakers
A organização revelou, hoje, os primeiros nomes dos Keynote Speakers confirmados:
Sancha de Campanella é Vice-Diretora Geral do ISAL, docente do Ensino Superior e advogada com experiência profissional desde 1997. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, mestre em Direção Comercial e Marketing, doutoranda em Ciências Económicas e Empresariais na Universidade dos Açores, e detentora do título de especialista em Direito. É, ainda, membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, associada da JALP – Associação de Jovens Advogados de Língua Portuguesa e membro da Comissão Especializada de Família e Menores desta Associação, Coordenadora Pedagógica de várias Pós-Graduações e mediadora de Conflitos Civis e Comerciais e Familiares.
Fabrizio Bon Vecchio é advogado, presidente do Instituto Ibero-americano de Compliance e professor convidado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Brasil. É licenciado em Direito e em Finanças, mestre em Direito da Empresa e dos Negócios, em Gestão Empresarial e em Direito, Conformidade Regulamentar em Matéria Penal, e doutorando em Ciências Jurídicas.
Manoel Gustavo Neubarth Trindade é advogado, economista, docente e Diretor Científico do IDERS – Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul. É pós-Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, doutor em Direito (UFRGS), mestre em Direito (UFRGS) e especialista em Processo Civil (UFRGS).
Francis Rafael Beck é docente e advogado com mais de vinte anos de experiência na área penal-empresarial. É formado em Direito pela UNISINOS, mestre em Direito pela mesma universidade, especialista em Direito Penal Económico Internacional pela Universidade de Coimbra, em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha) e em Compliance pela Universidade de Coimbra. É, ainda, doutor em Direito pela UNISINOS e pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra.
Márcia Martinho da Rosa é advogada, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, Agente Oficial da Propriedade Industrial (AOPI), Mandatária Europeia de Marcas, Desenhos e Modelos junto do EUIPO e Árbitra no Centro de Arbitragem (ARBITRARE) para a resolução de litígios em matérias de propriedade industrial, nomes de domínio, firmas e denominações. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, pós-graduada em Direito da Propriedade Industrial pela Faculdade de Direito de Lisboa e pela Associação Portuguesa da Propriedade Intelectual, e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Imagem: ISAL.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca