Atualidade
Isabel Soares, Professora da Universidade do Minho, vence Prémio Ibérico de Psicologia
Professora da Escola de Psicologia

Isabel Soares, professora catedrática e investigadora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UMinho), e presidente do laboratório colaborativo ProChild CoLAB, venceu o Prémio Ibérico de Psicologia, pela sua carreira e seus contributos na área. O galardão foi entregue pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pelo Conselho Geral de Psicologia de Espanha, no âmbito do VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia, realizado na Guarda. É a segunda vez em cinco edições que o prémio vem para a UMinho, após em 2017 ter sido atribuído a Leandro Almeida.
Isabel Soares leciona há 30 anos na UMinho, onde é membro do Conselho Geral, investigadora do Centro de Investigação em Psicologia e professora catedrática da Escola de Psicologia, da qual já foi presidente. Nesta academia, foi, ainda, diretora dos cursos de Psicologia e de Psicologia Clínica, dos departamentos de Psicologia e de Psicologia Aplicada e presidente do Conselho de Cursos de Educação e Psicologia.
Centra a sua investigação na psicopatologia do desenvolvimento e na psicologia clínica, coordenando estudos sobre crianças e famílias em situação de elevada vulnerabilidade e risco psicossocial, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação Bial, entre outros. Tem mais de 150 publicações em livros e revistas científicas nacionais e internacionais, orientou dezenas de teses e recebeu vários prémios. O ProChild CoLAB – que iniciou as atividades no final de 2018 e envolve 16 entidades académicas e não académicas, públicas e privadas – pretende ser a referência nacional no desenvolvimento de soluções integradas e efetivas para quebrar o ciclo de pobreza e promover o bem-estar e os direitos das crianças.
Foto: DR.
Atualidade
Sintra: Forest Flow com novas sessões de formação em outubro e novembro

A Câmara Municipal de Sintra e a Fundação CulturSintra têm abertas inscrições para as próximas duas sessões do “Forest Flow – Programa de Formação na Natureza”, que acontecem nos dias 21 de outubro e 11 de novembro.
Esta atividade decorre na Quinta da Ribafria, entre as 09h30 e as 17h30 e visa a formação em educação ambiental de profissionais da área da educação, social e saúde do concelho, que combina a abordagem pedagógica Forest School (UK), com o método Flow Learning (EUA).
A abordagem Forest School assenta no conceito de aprendizagem transformacional, desenhada em função das necessidades, habilidades, escolhas e interesses específicos de cada individuo, sendo ao mesmo tempo divertida e desafiante. Assente no brincar, explorar, descobrir e partilhar, estes fatores constituem a sua base fundamental e permitem aos formandos trabalharem competências intra e interpessoais com os seus alunos.
O Forest Flow – Programa de Formação na Natureza resulta de um protocolo assinado entre a autarquia de Sintra, Movimento Bloom e a Fundação CulturSintra, que prevê a realização de ações de formação.
As atividades têm o limite de 25 participantes em cada atividade e as inscrições são realizadas via e-mail.
Para dúvidas ou esclarecimentos através de e-mail ou telefone 219 238 808.
Foto: DR.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 4ª Divisão Policial, no dia 16 de setembro, pela 04h20, na freguesia da Estrela, procedeu à detenção em flagrante delito de dois homens, de 24 e 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de roubo.
Os Polícias foram interpelados pelas duas vítimas, as quais informaram que, momentos antes, lhes tinham roubado os seus pertences, junto de um dos estabelecimentos de diversão noturna. De acordo com o relato, foram abordados por três suspeitos, os quais, em comunhão de esforços e sob coação, ameaçando que atentavam contra a sua integridade física, exigiram os artigos que tinham na posse, nomeadamente, o telemóvel pessoal a uma das vítimas e o telemóvel e o relógio à outra vítima, ao que, por receio, acederam.
Na sequência das diligências efetuadas, os Polícias localizaram e intercetaram dois dos suspeitos, reconhecidos pelas vítimas, sendo que um deles ainda tinha na sua posse um dos telemóveis roubado.
Relativamente ao 3º suspeito, não foi possível intercetá-lo, tudo levando a crer que o mesmo terá ficado na posse do outro telemóvel e relógio roubados, artigos estes com um valor aproximado de 1200,00 euros.
Os detidos foram presentes junto à Autoridade Judiciária competente para serem ouvidos em 1º Interrogatório Judicial, sendo-lhes aplicada a medidas de coação de apresentações semanais, proibição de contactarem entre si e a proibição de frequentarem a zona de diversão noturna, local onde haviam consumado os ilícitos.
Ocorrências
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 13 de setembro, pelas 20h00, um homem, de 25 anos, foi constituído arguido, por ser suspeito da prática do crime de falsas declarações.
Em ação de fiscalização, os Polícias perceberam que o condutor, ao apresentar a documentação que lhe foi requerida, em ato semelhante que remonta a janeiro de 2023, viu ser-lhe apreendida a carta de condução do país de origem, sendo-lhe entregue guia de substituição de documentos.
Pouco tempo depois, presumivelmente omitindo a informação, de forma consciente, pediu nova emissão de título de condução ao seu país e, com o mesmo, deslocou-se aos serviços do IMT – Beja, onde requereu a sua troca para um título nacional.
A documentação exibida foi-lhe, cautelarmente, apreendida e foi constituído arguido, prestando termo de identidade e residência.
O processo foi encaminhado para o DIAP de Lisboa.
No dia 14 de setembro, pelas 11h00, procedeu à detenção de um homem, de 37 anos, dando cumprimento de Mandado de Detenção emanado por Autoridade Judiciária para cumprimento de um ano de pena de prisão efetiva.
O detido era candidato a funcionário de empresa prestadora de serviços no Aeroporto Humberto Delgado, quando, no processo de verificação de antecedentes, se percebeu da existência de tal ordem.
Foi o assunto remetido à entidade que ordenou a diligência, tendo dado entrada no Estabelecimento Prisional de Lisboa.
No dia 15 de setembro, pelas 20h30, procedeu à detenção de uma mulher, de 24 anos, por ser suspeita da prática do crime de condução sem possuir habilitação legal.
A detida apresentou uma carta de condução não fazendo parte da Convenção Internacional de Genebra de 19 de setembro de 1949 sobre Circulação Rodoviária, razão pela qual não está legalmente habilitada para conduzir em Portugal.
À condutora foi dada voz de detenção, foi constituída arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo notificada para comparecer em 1º interrogatório judicial, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, no Campus de Justiça.
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, nos dias 16 e 18 de setembro, na freguesia da Misericórdia, procedeu à detenção de três homens, de 18, 21 e 22 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
Ao serem questionados se teriam na sua posse algum produto ilícito, retiram de imediato do interior dos seus pertences, embalagens contendo o total de 33.43g de haxixe equivalente a 66.86 doses individuais e 1.53g de ecstasy equivalente a 15.3 doses individuais.
Os detidos foram notificados para comparecerem na Instância Local Criminal da Secção de Pequena Criminalidade de Lisboa.
No dia 15 de setembro, pelas 23h55, na união das freguesias de Carcavelos e Parede, procedeu à detenção de um homem, de 67 anos, por existir sobre o mesmo um Mandado de Detenção.
No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação Ferroviária de Carcavelos, os Polícias avistaram o suspeito a tentar passar colado da zona não paga para a paga, motivo esse que levou à sua abordagem.
Foi solicitado documento de identificação, tendo-se apurado que tinha um Mandado de Detenção, por um crime de abuso de confiança contra a Segurança Social, para pagamento de 450 euros, convertidos em cinquenta dias de prisão subsidiária.
O arguido fez o pagamento voluntário da quantia estipulada, tendo o mesmo sido restituído à liberdade.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Operação da PSP em zona de diversão noturna resulta em uma detenção
Vários autos elaborados

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, realizou, no dia 17 de setembro, entre as 01h30 e as 04h00, na freguesia da Misericórdia, uma Operação Especial de Prevenção Criminal, no âmbito da Lei que estabelece o regime jurídico das armas e munições.
Esta operação, que visava, também, reforçar o sentimento de segurança dos moradores e dos que frequentam a área de diversão do centro da cidade, em particular no Bairro Alto, decorreu sob a coordenação da 1ª Divisão Policial e com o apoio de diversas valências da PSP.
No decurso da operação, a PSP procedeu à abordagem e identificação de várias pessoas e um cidadão foi detido por ofensas à integridade física a Polícia.
Complementarmente, foram executadas ações de fiscalização de estabelecimentos comerciais, das quais resultaram na elaboração de: 3 autos por emissão de som após as 23H00 com as portas abertas; 2 autos por ementas sem menções obrigatórias; 2 autos por falta de menção sobre couverts em ementa; 2 autos por WC não regulamentar com a capacidade do estabelecimento; e 2 autos por estabelecimentos sem sistema de videovigilância obrigatório.
“A PSP espera que com estas ações se consiga reforçar os índices de segurança dos cidadãos em geral e nos utentes dos espaços de diversão noturna do Centro de Lisboa em particular”, sublinha.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade4 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022