Atualidade
Intervenção na Capela-Mor da Sé do Porto confirma existência de pinturas murais na abóbada
Obra, de €1M, no monumento mais visitado da cidade é da responsabilidade do Cabido Portucalense e conta com a direção técnica da DRCN

As obras de reabilitação da capela-mor da Sé do Porto, iniciadas em abril deste ano e orçadas em 1 milhão de euros, têm vindo a ser acompanhadas pela equipa técnica da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), e permitiram já a confirmação da existência de pinturas murais em toda a abóbada. A equipa de investigação das universidades do Porto e do Minho analisa, agora, a hipótese de estas pinturas poderem estar integradas no programa decorativo concebido no século XVIII por Nicolau Nasoni para este espaço.
A intervenção em curso, naquele que é o monumento mais visitado da cidade do Porto, visa, antes de mais, a resolução de problemas estruturais e a limpeza e tratamento das paredes exteriores, não passando, por isso, despercebido, aos portuenses e turistas de passagem, a ocultação parcial do edifício por andaimes e, inclusive, uma cobertura provisória, que garantirá a sua proteção até à total substituição do telhado.
Já no interior, uma monumental tela esconde a azáfama diária de várias equipas de especialistas, desenvolvendo um minucioso trabalho de conservação e restauro da talha dourada, pintura e escultura que fazem da capela-mor da Sé do Porto, um exemplar de referência do barroco português, visitada anualmente por milhares de turistas.
Com financiamento do Cabido Portucalense e direção técnica da DRCN, o projeto de reabilitação da capela-mor da Sé do Porto incluirá, ainda, a publicação de um livro, reunindo os resultados da investigação histórica em curso e descrevendo pormenorizadamente os trabalhos realizados. Publicação a integrar a coleção editorial “Património a Norte”, edição da DRCN, que envolverá ainda o levantamento gráfico do edifício e um extenso registo fotográfico e videográfico dos trabalhos realizados, incluindo conteúdos multimédia, como vídeos, visitas virtuais, time lapse e modelações 3D.
Já desde 2009 que a Sé do Porto tem vindo a receber intervenções estruturais no contexto da “Operação Rota das Catedrais” que, sendo da responsabilidade da DRCN, teve como objetivo a melhoria da experiência dos visitantes.
Recorde-se que a Sé do Porto, que antes do período pandémico, recebia uma média de 30 mil visitantes por mês, está classificada como Monumento Nacional desde 1910 e é propriedade do Estado Português, estando afeta à DRCN. A atual capela-mor foi construída a partir de 1606 e tem uma estrutura romano-gótica dos séculos XII e XIII, que sofreu grandes remodelações no período barroco (séculos XVII e XVIII).
Assista a um vídeo promocional destas obras em: https://www.youtube.com/watch?v=CQhu31aqcaM .
Foto: Frame de vídeo.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca