Atualidade
InterContinental Lisbon junta-se à Associação Salvador para o Dia Nacional das Acessibilidades

Dia 20 de outubro celebra-se o Dia Nacional das Acessibilidades, num dia repleto de iniciativas promovidas pela Associação Salvador, o InterContinental Lisbon alia-se a esta causa e abre as suas portas às Accessibility Talks. O foco é sensibilizar toda a comunidade empresarial para a acessibilidade dos seus edifícios e espaços, num ano em que começou a existir a obrigatoriedade de empregar pessoas com deficiência.
A criação do Dia Nacional das Acessibilidades, promovido pela Associação Salvador e promulgado pela Assembleia da República em 2021 tem por objetivo alertar e consciencializar a sociedade para o facto da falta de acessibilidades continuar a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora.
Será que as empresas estão verdadeiramente preparadas para empregar? O que é possível melhorar para termos empresas mais inclusivas e acessíveis? Estas e muitas outras questões serão respondidas no evento das Accessibility Talks, que irá decorrer no InterContinental Lisbon. A unidade hoteleira une-se a esta causa e proporciona um espaço amplo com a capacidade de 150 pessoas, num programa direcionado para empresas e que pretende convidar CEOs, diretores, departamentos de recursos humanos e responsabilidade social, técnicos destas áreas ou apenas interessados por estas temáticas a participar.
Estas conversas estão divididas em quatro partes com abertura do Salvador Mendes de Almeida onde fará uma introdução ao tema, seguida da discussão “Desafios e Oportunidades – Acessibilidades em Espanha e Macedónia do Norte” com oradores internacionais. A segunda parte consiste numa mesa redonda com César Coelho (Embaixador Associação Salvador), Ruben Portinha (Músico), Joana Gorgueira (Associação Salvador), e Laurinda Alves como moderadora, onde será questionado: “Como se liga a Empregabilidade à Acessibilidade?”. A Inês Oom do Santander falará um pouco sobre “uma empresa verdadeiramente inclusiva” e, em seguida a Catarina Oliveira representante da Espécie Rara Sobre Rodas responde e debate a pergunta: “E agora, para onde vamos?”. O evento termina com um discurso de encerramento do Salvador Mendes de Almeida.
A Associação Salvador pretende divulgar as empresas que se querem associar a este movimento de mudança e verdadeira inclusão. Este poderá ser o ponto de partida para a atribuição do selo de acessibilidades criado pela associação. As empresas presentes receberão ainda o “compromisso de acessibilidades”, com menção no site da Associação Salvador, sendo que esta sessão será limitada a 150 pessoas, mediante inscrição prévia.
Imagem: IHG.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca