Atualidade
Inauguração do Axis Porto Club Hotel conta com a presença de Pinto da Costa, Presidente do FC Porto
Situado no coração do Porto, o Axis Porto Club ocupa o espaço da antiga sede do clube portuense

O Axis Porto Club Hotel realizou, anteontem, dia 2 de fevereiro, a sua cerimónia de inauguração, contando com a presença de Vítor Silva, o fundador do grupo Axis, e de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto.
O número 325 da Praça General Humberto Delgado, na Avenida dos Aliados, foi, durante cerca de 50 anos, a sede do FC do Porto, transformando-se, agora, no Axis Porto Club Hotel, um hotel de charme com 53 quartos, 14 dos quais suites e que recebeu ontem uma cerimónia oficial de abertura com convidados de várias áreas da sociedade.
O momento da inauguração teve o seu início com uma visita ao hotel, realizada por Jorge Nuno Pinto da Costa, acompanhado por Vítor Silva, que se mostrou orgulhoso deste novo passo do grupo Axis que, após uma requalificação cuidada, transformou este local histórico “num hotel de charme no coração da cidade, onde esperamos ter tantas glórias como o FCP teve ao longo destes anos todos”.
Jorge Nuno Pinto da Costa confessou-se feliz por “ser possível chegarmos a este momento, que só aconteceu pela colaboração entre o grupo Axis, na pessoa de Vítor Silva, e o FC Porto. Ele e a sua família deram o seu melhor para podermos estar aqui hoje”, refere.
O presidente do FCP revelou estar emocionado por ver um edifício histórico, onde entrou pela primeira vez como chefe da secção de hóquei em patins há 60 anos, e que não estava a ser utilizado “a ter, agora, uma utilização em favor da cidade”.
Filipe Silva, administrador do Axis Hotéis & Golfe declara que “esta parceria fez todo o sentido pela sua localização e pelo edifício histórico e emblemático que é para o FC Porto e para a cidade. Além disso, é um orgulho para nós ter a bandeira Axis neste espaço”.
O charme e a história deste edifício estão em plena harmonia no design e na decoração dos seus 53 quartos, que incluem 24 Quartos Duplos, 15 Quartos Twin, 13 Suites e 1 Master Suite. Com uma localização privilegiada para quem quer conhecer a cidade, o hotel fica a um passo dos mais icónicos pontos turísticos e conta também com um restaurante e bar, o UMAMI, que oferece uma vista privilegiada para a Câmara Municipal do Porto.
A requalificação da antiga sede do FC Porto no Axis Porto Club Hotel foi elaborada pelo arquiteto Artur Alves, com o objetivo de retratar e homenagear a história da relação entre o Clube e a cidade do Porto.
As obras de Ester Monteiro, Escultora e Artista Portuense, que se encontram expostas nos corredores do hotel homenageiam a história da relação entre o Clube e a cidade do Porto. Assim, nos corredores de cada piso podemos encontrar quatro painéis que, em conjunto, representam um momento histórico dos títulos internacionais do Futebol Clube do Porto.
Já na escadaria que percorre todo o hotel, encontram-se referências a essa relação, como é o caso do excerto do poema “Aleluia”, do poeta portuense Pedro Homem de Melo, dedicado ao Clube no final da década de 60. A última quadra do poema divide-se entre o primeiro e o quarto andar. Ester Monteiro realça o “brasão original da cidade que se encontra no 3º andar da escadaria como o ex-líbris deste trabalho, pela relação que tem com a cidade e por fazer parte do emblema do clube”.
Pelo seu carácter didático, cada obra está acompanhada por um QR Code que fornece informação extra sobre o que representa, tanto em português, como em inglês.
Artur Alves sublinha, ainda, que “este cordão entre arquitetura de interiores, escultura e têxteis foi essencial para, hoje, podermos contar uma história”.
O grupo acionista de cariz familiar, fundado por Vítor Silva, é, hoje, um grupo hoteleiro consolidado e em fase de preparação para expansão a outros destinos nacionais, para além do Norte, por onde se expandiu naturalmente. Começou no Campo de Golfe de Ponte de Lima há quase 28 anos e conta já com sete unidades hoteleiras, na Póvoa de Varzim, Ofir, Viana do Castelo, Porto, Braga e Ponte de Lima, onde tem, ainda, o Campo de Golfe.
Com o lema “Família Axis a servir Famílias do Mundo”, o Axis Hotéis & Golfe foca-se numa experiência personalizada e familiar. Com um serviço à medida de cada cliente e parceiro, tem como principal objetivo proporcionar um serviço de elevada qualidade de forma competitiva e diferenciadora.
Foto: AHG.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca