Atualidade
IB-S e DSTGROUP organizam a conferência “Planeta Digital e Economia Sustentável”
O evento decorre na manhã do dia 26 de maio, no Altice Fórum Braga, na presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, que fechará a sessão.

O Instituto para a Ciência e a Inovação em Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho e o dstgroup, são responsáveis pela sessão “Planeta Digital e Economia Sustentável”, que vai discutir a digitalização e a sustentabilidade, e como estes dois elementos estão ao serviço da economia e do planeta simultaneamente, para a sobrevivência das gerações futuras.
“A digitalização e a sustentabilidade já estão ao serviço da economia, é importante e urgente analisarmos o estado da arte e percebermos como podemos ser mais eficientes, mais coerentes e mais inteligentes, para que as gerações futuras possam viver plenamente num país e num planeta pleno de vida, de trabalho e de desenvolvimento”, refere José Teixeira. “Esta sessão é muito importante para que os agentes económicos se consciencializem do seu papel no presente e no futuro”, conclui.
“Este evento desperta-nos a atenção para a importância da ciência e do conhecimento no desenvolvimento empresarial e no bem-estar social. Muito em particular, será dado destaque à relevância de incorporar o capital natural na estratégia empresarial”, afirma Cláudia Pascoal, diretora do IB-S. E acrescenta: “só será possível atingir uma economia sustentável se tivermos em conta o capital natural, ou seja, o stock de recursos naturais que produzem fluxos de serviços com benefícios para as empresas e para a humanidade.”
Esta iniciativa procura encontrar soluções reais, com agentes económicos, instituições, profissionais e especialistas, para as problemáticas atuais do país, e tem convidados de peso como Agência Espacial Portuguesa, Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal (BCSD), New European Bauhaus, ou o CEiiA.
Nesta sessão vão debater-se temas relacionados com o caminho que Portugal traça, de mãos dadas com a ciência e a tecnologia, em busca do crescimento sustentável, e, para tal, reúnem-se nesta conferência, pesos pesados das áreas da sustentabilidade, da economia, da investigação, que vão discutir e apontar caminhos para o futuro sustentável e economicamente viável.
Também nesta conferência, o IB-S (da Universidade do Minho) e o dstgroup, apresentam uma colaboração na área das telecomunicações, sob o tema “Redes de Telecomunicações Sustentáveis para a Sociedade Digital do Futuro” que vai demonstrar os resultados da colaboração de longo prazo, estabelecida entre a Universidade do Minho e duas empresas portuguesas líderes nos seus setores de atuação, o Grupo Proef e a dstelecom.
“A colaboração entre estas três entidades traduziu-se num investimento financeiro de 400 mil euros. Durante dois anos e meio captou um projeto cujo orçamento total excede os 2M€, já apoiou 16 alunos e concedeu 4 bolsas, incluindo uma de doutoramento, tendo um impacto muito positivo ao nível da formação e fomento da investigação na área das redes de telecomunicações”, refere Helena Fernández, coordenadora da Cátedra Proef/dstelecom-IB-S, responsável pela colaboração.
O evento é de entrada gratuita, mas sujeito a inscrição prévia, por limitação de lugares para 250 pessoas. Inscrições através do seguinte link: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-planeta-digital-e-economia-sustentavel-344886052467.
Programa: 26/05 : 09h30 – 12h30
Abertura do Evento
Cláudia Pascoal (Instituto de Ciências e Inovação para a Bio-Sustentabilidade – IB-S)
José Teixeira (dstgroup)
Transformação Digital e Sustentabilidade
Ricardo Conde (Presidente da Agência Espacial Portuguesa)
Capital Natural e Sustentabilidade
João Wengorovius Meneses (Secretário Geral da BCSD Portugal)
Estudo de Caso. Cátedra Proef/dstelecom – IB-S
Helena Fernández (Coordenadora da Cátedra)
O novo Bauhaus Europeu
José Pedro Sousa (Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto, Membro da high-level rountable da iniciativa New European Bauhaus)
Mesa Redonda: Planeta Digital e Economia Sustentável
Moderação: Luís António Santos (ICS – Universidade do Minho)
Tiago Rebelo (Diretor da Unidade Aeroespacial e Oceanos, CEIIA)
João Wengorovius Meneses (Secretário Geral da BCSD Portugal)
Ricardo Conde (Presidente da Agência Espacial Portuguesa)
José Pedro Sousa (Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto, Membro da hight level rountable da iniciativa New European Bauhaus)
Encerramento
Jorge Delgado (Secretário de Estado das Infraestruturas).
Imagem: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca