Connect with us

Atualidade

Habitação experimental em Portugal em debate na Portucalense

Quarta sessão decorre dia 10 de dezembro, pelas 17 horas

Publicado

on

O ciclo de conferências “Cas@s de Estudo: Habitação Experimental em Portugal”, organizado pela Universidade Portucalense (UPT), recebe a PLCO Arquitectos na quarta sessão, a decorrer online esta sexta-feira, dia 10 de dezembro, entre as 17h00 e as 18h00.

Fundada por Pedro Lagrifa de Oliveira em 2009, na cidade de Lisboa, a PLCO Arquitectos desenvolve trabalhos de várias escalas, sempre de forma interdisciplinar, ancorando-se nos diferentes saberes que convoca para a especificidade de cada trabalho e procura encontrar em cada projeto a forma justa do Habitar. O atelier colabora regularmente com o artista plástico Gilberto Reis com quem partilha uma especial cumplicidade na forma de pensar e atuar sobre a realidade.

Nesta sessão é apresentado o projeto “2 Casas no Andaluz”, uma intervenção que redefine um edifício de Lisboa, dos meados do século XIX, a partir dos eixos estruturais existentes e de uma ampliação orientada para o logradouro. Projetada para duas famílias, o novo edifício estabelece uma nova abordagem na relação com os espaços exteriores, propondo a integração de um alpendre, um jardim, um pátio e um terraço, reescrevendo assim um novo capítulo neste edifício centenário.

Ao longo deste ciclo, organizado por Gilberto Duarte Carlos, coordenador do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Portucalense (Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia), são apresentadas obras de arquitetura doméstica baseadas na dicotomia contexto/conceito, enquadradas na regeneração do quadro referencial da arquitetura contemporânea Portuguesa. 

As conferências, de livre acesso, realizam-se na plataforma Zoom.

Sessão 1: Nunes Toral Arquitectos – 12 novembro (17h00-18h00)

Sessão 2: Atelier da Bouça – 26 de novembro (17h00-18h00)

Sessão 3: Atelier Carvalho Araújo – 03 dezembro (17h00-18h00)

Sessão 4: PLCO Arquitectos – 10 dezembro (17h00-18h00)

Sessão 5: João Esteves (Aires Mateus) 17 – dezembro (17h00-18h00).

Poderá assistir à quarta sessão através de: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86462529630?pwd=VVNpWitsWm5IRXZWYTFBcWl1VXV6dz09#success .

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas