Atualidade
“Há mar e mar, há proteger e cuidar”
Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) assinala Dia Mundial dos Oceanos

Assinala-se hoje, dia 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 no seguimento da Conferência do Rio de Janeiro sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
“’Os Verdes’ não podiam deixar de assinalar esta data e associá-la à campanha SOS Natureza, lançada pelo PEV no passado dia 21 de março, e ao facto de este ano se celebrar o 40º aniversário do partido”, sublinha o Partido em nota.
“8 de junho será um dia para celebrar, mas também para alertar, num momento em que os ecossistemas marinhos se encontram em grande risco e a saúde dos oceanos se encontra em forte declínio”, alerta o PEV.
“Continuam, e agravam-se, os focos de poluição nos oceanos, quer porque se continuam a lançar águas residuais mal tratadas e não tratadas para o mar, quer com o forte tráfego marítimo de transporte de mercadorias, quer com o crescimento exponencial do turismo de cruzeiros”, assevera.
Por outro lado, “a forte ameaça de mineração dos fundos marinhos, aliada ao alargamento da placa continental de Portugal e da sua Zona Económica Exclusiva, deixa-nos com grande apreensão nomeadamente pela forte poluição que possa estar associada a esta atividade industrial e pela ameaça de destruição dos fundos marinhos”, continua.
“A existência de uma sobrepesca industrial agressiva e intensiva tem vindo a colocar, cada vez mais, em risco muitas espécies, nomeadamente de tubarões e outros peixes”, lamenta o PEV.
A acompanhar tudo isto, “Portugal continua a verificar-se uma grande carência de meios de vigilância marítima e de ações de vigilância. Importa referir que os oceanos são responsáveis pela produção de metade do oxigénio do planeta e pela captação de grande parte do dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para reduzir o seu efeito de estufa, e que os ecossistemas marinhos são responsáveis pela produção de uma grande parte da alimentação humana. Portugal tem uma das maiores zonas económicas exclusivas do mundo, que se estende por 1,7 milhões de km2 (18 vezes maior que a área terrestre do continente e ilhas). Está na iminência de aumentar esta área para mais do dobro. Toda esta vasta área marinha possui uma grande diversidade de ecossistemas e de recursos que têm de ser protegidos. Há, hoje, uma nova corrida ao ouro, a mineração dos fundos marinhos, para extração de metais preciosos e terras raras para alimentar as indústrias das novas tecnologias, mas com impactos terríveis nos ecossistemas marinhos”, alerta.
Por estas razões, ‘Os Verdes’ “exigem” neste Dia Mundial dos Oceanos, “o tratamento adequado das águas residuais costeiras em todo o país, a proteção das artes tradicionais de pesca e um maior controlo da pesca industrial destrutiva, a necessidade de garantir um turismo que opere de forma sustentável e não destrutiva, travar megaprojetos costeiros de turismo de massas e reduzir a utilização de materiais descartáveis, nomeadamente plásticos”.
Exige, ainda, que “o estado se comprometa a promover a Biodiversidade e a proteger o mar que banha a nossa costa, invista e promova o aumento dos meios de vigilância marítima disponíveis, ponha um travão a Mineração dos Fundos marinhos”.
Em 2021, ‘Os Verdes’ fizeram aprovar, na Assembleia da República, um Projeto para erradicação de resíduos de plástico no mar e que, hoje, incentiva pescadores e comunidades marinhas a recolher plásticos e ou a reduzir os plásticos lançados no mar.
Ao longo das próximas semanas, ‘Os Verdes’ irão desenvolver várias iniciativas para denunciar e alertar para a necessidade de proteger os Oceanos. Uma delas será já no próximo dia 11 de junho, sábado, na ilha de São Miguel, Açores.
Foto: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares