Connect with us

Atualidade

Guimarães recebe encontro internacional de artistas caminhantes durante esta semana

Publicado

on

O Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho promove, de 18 a 23 de março, o encontro internacional de artistas caminhantes The Walking Body (TWB5), em Guimarães. O programa tem epicentro na galeria da Garagem Avenida/Escola de Arquitetura, Arte e Design, no campus de Couros, e inclui oficinas (walkshops), mesa redonda e exposição sobre arte e caminhar. É aberto a todos, sendo as inscrições em walk.lab2pt.net/twb.

Este evento conta com nove artistas que vão conduzir diversas atividades, em especial no bairro C: Verónica Perales (Espanha), Maria Ristani (Grécia), Geert Vermeire (Bélgica), David Merleau (Canadá), Soazic Guezennec, Fred Adam (França), Manuel Miranda Fernandes, Miguel B. Duarte e Natacha Antão (Portugal). A mesa redonda é esta segunda-feira, às 19h00, no Café Milenário, com transmissão online em walklistencreate.org. A exposição fica patente (até 13 de abril) na Garagem Avenida, reunindo processos e resultados desta semana de trabalho, além de contribuições dos participantes e visitantes.

Walking arts vs. crise ambiental

Esta quinta edição tem o mote “Caminhar mais que humano” e envolve as universidades do Minho, Aristóteles de Salónica (Grécia) e Múrcia (Espanha). Tem a colaboração da Made of Walking/the Milena Principle e insere-se na rede Walking Artists & Local Communities (WALC), recebendo apoio do programa Europa Criativa da UE e do programa IMPACTA do Município de Guimarães.

A WALC reúne sete entidades de cinco países, incluindo o Lab2PT, e para o período 2024-2027 quer estabelecer um centro internacional para as artes pedestres na fronteira greco-albano-macedónia e uma plataforma online alargada com eventos locais e digitais. O projeto artístico e os walkshops TWB nasceram em outubro de 2018, por Natacha Antão, Miguel B. Duarte (UMinho) e Geert Vermeire (Made of Walking).

As walking arts tornaram-se uma resposta à profunda crise ambiental global. Caminhar é uma das chaves para aprofundar a nossa compreensão e relação com o planeta, diz a organização: “Não caminhamos apenas como seres isolados, como exploradores; os sons, os seres vivos, as plantas, a geopoética de cada lugar são fatores que nos ligam a uma natureza experimentada e vivida em cada passo que damos”.

Imagem: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas