Connect with us

Atualidade

Guimarães: “Os Verdes” reúnem com AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia

No âmbito do Dia Nacional da Conservação da Natureza

Publicado

on

Ontem, Dia Nacional da Conservação da Natureza, dirigentes do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) reuniram, em Guimarães, com a AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia.

O Dia Nacional da Conservação da Natureza foi criado no fim dos anos 80, tendo como objetivo a consciencialização e a sensibilização da sociedade civil para a necessidade urgente de mudança de políticas ambientais, sobretudo no que se refere à problemática da conservação e proteção da natureza e à promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

Esta data pretende, também, destacar o importante papel que, ao nível local os movimentos e associações desempenham através da uma participação ativa junto das populações que demonstram um interesse acrescido pelas questões relativas ao ambiente.

“Foi em torno da identificação de necessidades e soluções para diversas prioridades no concelho e da análise a uma necessidade de viragem em matéria de opções políticas que respondam a necessidades locai e nacionais que foi promovido este encontro, desde logo, para debater respostas fundamentais à eficaz e sustentável mobilidade em Guimarães e no distrito, pondo fim a uma lógica de planeamento que continua a  privilegiar e incentivar o uso do transporte individual, em detrimento do transporte coletivo, apesar de se estar a assistir a uma ligeira mudança que ainda não é suficiente e é muito precária”, começa por referir o PEV.

No que diz respeito à gestão de resíduos, “a mediatização dos anúncios por parte do executivo, esta recolha está muito aquém das metas definidas. Relativamente aos resíduos orgânicos e a possível adesão da população à sua separação, falta fazer o caminho da informação que levará a uma maior sensibilização para a aquisição de novos comportamentos”, continua.

“Também ao nível da gestão da água, pese embora o importante contributo que os utilizadores/consumidores possam desempenhar na poupança, exige-se que também o município seja exemplar na forma como gere a sua utilização, desde logo para efeitos da limpeza de ruas e nas regas de espaços públicos, soluções que devem passar pela poupança e pelo exemplo de boas práticas”, sublinha.

Relativamente ao restauro ecológico dos rios e ribeiros, assim como da recuperação das zonas ripícolas, foi possível “apontar algumas melhorias nos ribeiros no centro da cidade, pelo que importa descentralizar estas intervenções, devolvendo à população das freguesias do concelho a fruição das zonas ribeirinhas, o que passa necessariamente pela urgente intervenção com vista a eliminar focos de poluição, reforçando a fiscalização, investindo em novas ligações de saneamento”, assinala.

Por último, o PEV destacou, neste encontro, “a importância de se fazer um debate sobre a questão da construção do Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo Urbano, uma lei que surge de inúmeras propostas apresentadas pelo PEV a nível parlamentar, e que trará oportunidades ao nível a regulamentação e uniformização de procedimento de gestão dos exemplares arbóreos na sua manutenção e na sua valorização em meio urbano. É necessário travar o abate indiscriminado de árvores e os procedimentos de poda que as arrasam. Os Verdes reafirmam a importância do reforço de profissionais habilitados para proceder a estas intervenções, defendendo que sejam retomadas as escolas de jardineiros”, salienta.

“Estas e outras questões estão relacionadas com a construção da nova candidatura a Capital Verde Europeia que Guimarães se propõe para 2025. Infelizmente, não há um envolvimento mais concreto da população na construção desta candidatura, nem das associações ambientais que demonstraram sempre, apesar das dificuldades, uma vontade de participar ativamente nas questões que afetam a qualidade de vida dos vimaranenses”, conclui o PEV.

Foto: PEV.

Atualidade

Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães

Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

Publicado

on

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes. 

Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.

A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Detidos por vaga de roubos

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.

O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.

A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Mais quatro detenções por contrafação

Publicado

on

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.

Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas