Connect with us

Atualidade

GAL Litoral Norte faz balanço de atuação e apresenta linhas de ação para o próximo ciclo de programação 2021-2027

Publicado

on

Decorreu anteontem, dia 14 de dezembro, em Valença, uma reunião do órgão de administração da DLBC Costeira Litoral Norte/GAL Litoral Norte, organismo intermédio para a gestão dos fundos comunitários do Portugal 2020 (no âmbito do PO Mar 2020 e do PO Norte 2020), que está a ser gerido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

A reunião iniciou-se com a apresentação e análise do relatório preliminar de avaliação da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Litoral Norte 2014-2020, com o intuito de perceber o seu grau de sucesso e eventuais constrangimentos sentidos no período temporal de execução, ou seja, desde a sua aprovação e contratualização até à data corrente.

Outro ponto que marcou a ordem de trabalhos foi a apresentação e debate das orientações e das linhas de ação a incluir na Estratégia da Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeira Litoral Norte para o período de 2021-2027, no sentido de ser apresentada uma candidatura ao Aviso do MAR 2030, até 31 de janeiro de 2023.

Com esta candidatura, o GAL Litoral Norte pretende a qualificação da parceria de entidades que integram o órgão de administração, o reconhecimento do novo grupo de ação local, que dará continuidade ao atual, bem como a aprovação da sua nova Estratégia de Desenvolvimento Local, com as respetivas dotações financeiras para o seu território de intervenção.

No decurso da reunião, foram ainda discutidos aqueles que poderão ser os projetos prioritários do GAL Litoral Norte para o próximo quadro comunitário de apoio, no alinhamento com as estratégias nacionais, relacionados, por exemplo, com centros de conhecimento e inovação – economia azul, Aldeias de Mar ou geo e biodiversidade marinha.

Participaram nesta reunião os membros do órgão de administração do GAL Litoral Norte, nomeadamente, José Manuel Carpinteira, presidente do órgão de administração em representação da CIM Alto Minho; Domingos Silva, em representação da CIM Cávado; Carlos Rodrigues, em representação do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo); David Sanches, em representação da Associação de Pescadores da Ribeira Minho; Francisco Portela Rosa, em representação da Vianapesca OP; assim como, Bruno Caldas, primeiro-secretário da CIM Alto Minho; e a equipa técnica do GAL.

Recorde-se que o GAL Litoral Norte abrange as freguesias costeiras e estuarinas de Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, ao longo dos 51,5 km de costa litoral e dos 30 km de curso do rio Minho, de Valença a Caminha, com um total de 98.960 habitantes, que representam 61% da população residente nos cinco concelhos.

Foto: CIM-AM.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas