Connect with us

Atualidade

Fundação Portuguesa de Cardiologia faz rastreios cardiovasculares em Matosinhos e Mar Shopping Algarve atento à diabetes

Iniciativas de prevenção e sensibilização para uma melhor saúde nos centros MAR Shopping

Publicado

on

Os meeting places MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos continuam a disponibilizar, todos os meses, rastreios de saúde e relaxamento gratuitos com o objetivo de sensibilizar as comunidades em que estão inseridos para a importância da deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como aconselhar para boas práticas em matérias de saúde e bem-estar.

Em setembro, o MAR Shopping Algarve fará a monitorização de fatores de risco de diabetes e hipertensão arterial. O MAR Shopping Matosinhos recebe rastreios cardiovasculares, que incluem a realização e análise de eletrocardiogramas desenvolvidos pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

As ações de sensibilização terão lugar no último fim de semana do mês, dias 24 e 25 de setembro, entre as 11h00 e as 19h00. No MAR Shopping Algarve, os visitantes poderão aceder à iniciativa junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0). No MAR Shopping Matosinhos, a ação decorrerá no piso 0, junto à LEGO® Fan Factory. O acesso funcionará por ordem de chegada. Os visitantes poderão ter acesso à agenda detalhada dos dois meeting places no seu website oficial.

No MAR Shopping Algarve, a Farmácia Silveira será responsável pela monitorização da tensão arterial e da glicémia, com vista a detetar precocemente condições de saúde em que estes indicadores são fatores de risco silenciosos, como a diabetes e a hipertensão arterial, as quais podem inclusive aparecer associadas causando complicações maiores como insuficiência cardíaca, AVC, enfarte do miocárdio, insuficiência renal, perda gradual da visão e esclerose das artérias.

Doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal

Por sua vez, o MAR Shopping Matosinhos recebe a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Sabia que 400 mil portugueses e 15 milhões de europeus são afetados por insuficiência cardíaca? Que aproximadamente 10 mil pessoas por ano são vítimas de morte súbita cardíaca? Que anualmente 200 mil portugueses são afetados pela fibrilação auricular? Que todos os anos quatro mil pessoas morrem de enfarte cardíaco do miocárdio? Ou ainda que 12 mil portugueses, por ano, são atingidos pelo AVC?

Estes números assustadores acontecem, sobretudo, porque mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso, 4% sofre de hipertensão arterial, 30% tem colesterol elevado, 20% hábitos tabágicos e 13%, com idades entre os 20 e os 79 anos, sofrem de diabetes.

Os rastreios cardiovasculares que a Fundação Portuguesa de Cardiologia realizará no MAR Shopping Matosinhos, nos dias 24 e 25 de setembro, junto à entrada MAR, no piso -1, das 11h00 às 19h00, visam sobretudo sensibilizar a população a adotar estilos de vida adequados e controlar os fatores de risco conhecidos, tais como: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo, diabetes, sedentarismo, stress psicossocial. Deste modo, serão monitorizados parâmetros como o nível do colesterol total no sangue, a pressão arterial, o índice de massa corporal e o perímetro abdominal, além de realizados eletrocardiogramas. A equipa será composta por profissionais de saúde que, além de fazerem as avaliações técnicas, estão aptos a dar aconselhamento nutricional e de estilo de vida.

A agenda de rastreios manter-se-á ao longo do ano 2022 e os interessados encontram-na disponível e sempre atualizada no website dos meeting places MAR Shoppingwww.marshopping.com .

Imagens: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas