Connect with us

Atualidade

Federação Equestre Portuguesa lança “Geração Talento Equestre”

Identificar jovens atletas para competições nacionais e internacionais

Publicado

on

A Federação Equestre Portuguesa (FEP) criou o programa “Geração Talento Equestre”, que pretende identificar e capacitar os mais jovens talentos dos diversos escalões de formação.

A apresentação do programa está marcada para sábado, dia 15.01.2022, às 18h00, nas instalações da Sociedade Hípica Portuguesa, sendo que no mesmo local, durante todo o fim de semana, decorre também a primeira sessão de observação dos jovens talentos, entre as 9h00 e as 18h00.

O programa “Geração Talento Equestre” tem por objetivo captar e capacitar jovens dos diversos escalões da Juventude, bem como dotar os Clubes de ferramentas e estratégias de desenvolvimento desportivo.

Este novo programa surge no seguimento do compromisso da FEP na elevação da performance das seleções nacionais em todas as modalidades equestres para o nível Olímpico e de Campeonatos Europeus e Mundiais, assegurando qualificações sistemáticas e participações competitivas, bem como fomentar a formação e o desenvolvimento do desporto Equestre.

Segundo o presidente da FEP, Bruno Rente, “depois de apresentarmos crescimento ao nível do número de atletas federados, importa também desenvolver esforços para elevar os resultados desportivos dos nossos Atletas, já que, há seis anos que não se deteta um aumento de atletas a disputar campeonatos nacionais e os resultados internacionais dos escalões Jovens que são obtidos são isolados e resultam essencialmente de projetos individuais.

Temos muito talento em Portugal, temos uma grande cultura Equestre e um grande legado a preservar e por isso é preciso apostar na nossa base, nos mais jovens, por forma a conduzir com sucesso os nossos talentos até escalões superiores e assim, não só, conquistar resultados desportivos de excelência, mas reincidir nos bons resultados nacional e Internacionalmente.

A Federação Equestre Portuguesa foi fundada em 1927 e obteve o reconhecimento como entidade de utilidade pública desportiva em 1977. Representa todo o desporto equestre em Portugal, sendo membro da Federação Equestre Internacional, do Comité Olímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal. A conquista da 1ª Medalha Olímpica por Portugal foi em Paris, em 1924, na modalidade hípica de Saltos de Obstáculos – Medalha de bronze por equipas. Na sua história importa, ainda, destacar as conquistas de medalhas olímpicas em Berlim (1936), Londres (1948) e mais recentemente o título de Campeões da Europa de resistência equestre em 1999 e Vice-Campeões do Mundo de Atrelagens em 2001.

No ano de 2021 acrescentam-se aos Diplomas Olímpicos na Dressage e nos Saltos de Obstáculos, inúmeras vitórias em provas internacionais de referência, bem como, terminou o Ano com dezenas de Atletas no Top Mundial, tendo mesmo um Atleta a liderar o Ranking Mundial da Sua Classe.

Relembra que são Únicos

• Um Binómio – Performance Única

o Uma modalidade desportiva única baseada na confiança e no respeito mútuo entre Cavalo e Cavaleiro.

• Justo e Igual

o É a única modalidade olímpica em que homens e mulheres competem de igual para igual e sem limite de idades

• Diversidade (Emoção e Harmonia)

o 8 Disciplinas. Da Atrelagem aos Saltos de Obstáculos.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas