Atualidade
Évora Wine está de volta e junta vinho, cultura e gastronomia alentejana na maior edição de sempre
Com 200 vinhos em prova e um número recorde de produtores associados, o evento estima receber mais de 7 mil visitantes na Praça do Giraldo

O Évora Wine está de volta. Depois de dois anos sem se realizar por força da pandemia, o maior evento de vinhos do Alentejo regressa com uma programação cheia de novidades. A 7ª edição realiza-se a 26, 27 e 28 de maio, em Évora, e junta vinho, petiscos, cultura e turismo alentejanos naquela que será a maior edição de sempre com 200 vinhos em prova, 40 produtores associados, um número recorde, e a estimativa de receber mais de 7 mil visitantes.
O Évora Wine surgiu, pela primeira vez, em 2014 e pretende dar a conhecer o melhor do Alentejo – desde vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia. O evento realiza-se na capital alentejana, mas espelha a diversidade de toda a região, do baixo ao alto Alentejo.
O Évora Wine tem entrada livre e o copo com suporte (bolsa) para um mais cómodo transporte tem o custo de 9 euros.
A 7ª edição do maior evento de vinho do Alentejo tem como parceiros o Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora.
Programação Évora Wine 2022:
Andanças do Vinho e do Petisco | 26 de maio, quinta-feira, às 17h00 | Ponto de encontro no Restaurante D ́Iberico (R. do Raimundo, 7000-661, Évora)
Uma iniciativa que convida a um percurso pela cidade de Évora, com a visita a quatro restaurantes e a prova de vinhos da região, harmonizados com petiscos tipicamente alentejanos. Este evento arrancou pela primeira vez em 2016 e, este ano, estreia-se em associação ao Évora Wine, tendo funcionado como um “pré-convívio” que ocorreu em março, abril e que culmina um dia antes do grande encontro na Praça do Giraldo. O evento pretende renovar uma tradição alentejana: o convívio ao final do dia de trabalho, com o vinho e o petisco como protagonistas.
A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Évora, do Centro Ciência Viva de Estremoz; da CVRA; do Diário do Sul; da Rádio Telefonia do Alentejo; e do distribuidor de vinhos do Alentejo, Dourado Distribuição
Jantar “Celebrar o Alentejo” | 26 de maio, quinta-feira, às 20h00 | Quinta Nova do Degebe – Galhetas (Estrada do Redondo, 7005-210, Évora)
A 26 de maio, o jantar “Celebrar o Alentejo” vai homenagear os rostos que, pela sua ação e dedicação, projetam o bom nome da região. Pela primeira vez, o Évora Wine vai atribuir os Prémios “Por todo o Alentejo” a três personalidades que se destacaram no setor do Vinho, no Turismo e na Cultura Alentejana. No mesmo evento, a Confraria dos Enófilos do Alentejo vai entregar os Prémios de Melhores Vinhos do Alentejo, e a cerimónia vai ser acompanhada pela atuação de Carla Saramago e André Domingos, ao piano.
Sessão de abertura Évora Wine | 27 de maio, sexta-feira, às 16h30 | Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro no 88, 7000-854 Évora)
A sessão de abertura do Évora Wine está agendada para as 16h30 na Rota dos Vinhos do Alentejo, um espaço de excelência do enoturismo da região. A iniciativa vai contar com uma palestra sobre sustentabilidade, uma vez que o Alentejo foi a primeira região vitivinícola nacional a lançar, em 2015, um programa de sustentabilidade e a única a atribuir o único selo de produção sustentável do país, já em 2020. A conferência estará a cargo de Francisco Mateus, presidente da CVRA.
Segue-se a apresentação do livro “Tabernas do Alentejo – arte & ciência”, um projeto da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e que conta com a assinatura de Ana Costa Freitas, Francisco Mateus, Rui Dias, Rute Sousa Matos, Francisco Themudo Barata, Sandra Dourado, Paulo Piçarra, Luís Abílio, Vanessa Schnitzer e Carlos Cupeto.

Dia 01 Évora Wine | 27 de maio, sexta-feira, às 18h00 | Praça do Giraldo (Évora)
A “abertura de portas” da Praça do Giraldo, a 27 de maio, está agendada para as 18h00. No primeiro dia da iniciativa, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre presenteia os visitantes, com uma sessão de showcooking, que se realiza pelas 19h30. Mais tarde, haverá tempo para Cantares Alentejanos com os Almocreves e para a atuação de Jazz com Rodrigo Lima.
Estreia do filme “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos” | 28 de maio, sábado, às 11h00 e às 16h00 | Fundação Eugénio de Almeida (Apartado 2001, 7001-901, Évora)
O Évora Wine vai contar com a apresentação oficinal do inédito filme biográfico de uma figura incontornável da região: Colaço do Rosário, uma das principais personalidades da enologia portuguesa, considerado o pai dos vinhos do Alentejo. A sessão de estreia do “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos” está marcada para as 16h00, de 28 de maio, sábado, na Fundação Eugénio de Almeida
O filme conta com a produção de António Menêzes; realização de António Menêzes & Rietske van Raaij; e a produção executiva esteve a cargo de António Menêzes e Teresa Colaço do Rosário. O projeto foi patrocinado pela Fundação Eugénio de Almeida, pela CVRA e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o apoio à produção do Esporão; do Turismo do Alentejo, E.R.T.; da Confraria dos Enófilos do Alentejo; da Universidade de Évora; da Adega de Borba; da Comenda Grande; e da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito
Dia 02 Évora Wine | 28 de maio, às 18h00 | Praça do Giraldo (Évora)
O segundo dia de Évora Wine inicia-se com a apresentação do filme biográfico sobre Colaço do Rosário. Pelas 19h30, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre volta a ser responsável por dar a conhecer aos visitantes os sabores do Alentejo, através de mais uma sessão de showcooking, na Praça do Giraldo. Por fim, à noite, o centro de Évora conta atuações de Dose Dupla; Pedro, Raquel, Francisco & Friends; e Grupo Sevilhanas.
O Évora Wine 2022 vai trazer muitas novidades à Praça do Giraldo, em Évora, de 27 a 28 de maio, e juntar vinhos, petiscos, enoturismo e cultura do Alentejo para celebrar a força da região. Para a maior edição de sempre, esperam-se perto de 7 500 visitantes portugueses e estrangeiros e um número recorde de produtores associados.
A sétima edição do maior evento de vinho do Alentejo tem como parceiros o Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora.
Fotos: EW.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca