Atualidade
Espaço Guimarães celebra 1 ano do projeto sustentável de sucesso “Horta Urbana”

Durante 1 ano, foram colhidos 125kg de alimentos, cultivados por jovens portadores de deficiências, doados a instituições de cariz social da região de Guimarães e utilizados em workshops no Guimarães Kitchen Hub, que promovem uma alimentação e estilo de vida saudável junto da população Vimaranense
A problemática da alimentação tem vindo a ganhar força na última década e as hortas urbanas ganharam espaço próprio nas cidades como fontes de recursos para populações mais carenciadas, espaço para desenvolvimento de alimentos saudáveis, lugar de educação ambiental e alimentar para os mais novos, palco de ligação e sentido de comunidade. É neste enquadramento de comunidade e forte compromisso pela sustentabilidade e proteção do ecossistema, que nasceu o projeto do Espaço Guimarães, centro comercial da Klépierre – proprietária e gestora de mais de 100 centros comerciais na Europa – enquadrado no eixo de responsabilidade social Act 4 Good®. Ontem, este projeto de sucesso celebrou 1 ano.
Os alimentos foram semeados e colhidos com toda a paciência, dedicação e carinho pelos jovens utentes da ACIP (Ave Cooperativa Intervenção Psico- Social), uma associação de crianças e jovens portadoras de deficiência que as ajuda a manterem-se ativas e criativas. Semearam uma ampla variedade de legumes de época, respeitando a sua sazonalidade, ciclo e solo. Houve colheita de cenouras, cebolas, beterrabas, brócolos, ervilhas, pepino, pimentos, couves, alfaces, ervas aromáticas e muito mais. Uma fonte colorida de energia e sabor que foi e continua a ser o orgulho destes jovens agricultores urbanos, que sentiram as suas capacidades valorizadas num projeto de grande impacto para a comunidade.
Ao todo, foram recolhidos 125kg de alimentos que se tornaram base de receitas saudáveis, nutritivas e cheias de sabor para utentes de instituições de cariz social da região de Guimarães, para as equipas de segurança, limpeza e manutenção do centro comercial e em workshops desenvolvidos no centro comercial, no espaço de culinária Guimarães Kitchen Hub. Durante o ano, foram realizados vários eventos de alimentação saudável, como talks e workshops que pretenderam envolver a comunidade. A participação foi sempre gratuita e contaram com a intervenção de criadoras de conteúdos digitais dedicadas às artes culinárias, as queridas Avós do projeto A Avó Veio Trabalhar, a vencedora do MasterChef Portugal Teresa Colaço e os jovens da ACIP.
A Horta Urbana foi inaugurada em 2021 através de uma parceria com a start-up portuguesa Noocity, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica. Com um conceito de permacultura, estas hortas são capazes de gerar alimentos durante todo o ano, de forma eficiente, ecológica e saudável.
Este espaço de cultivo está disponível de forma permanente na esplanada, no piso 1, de acesso livre para visitar, onde crianças e adultos podem assistir ao crescimento das frutas, legumes e vegetais, à colheita e nova sementeira, para além de reforçar a mensagem de que é possível e, cada vez mais necessário, encontrarmos formas de produzir alimentos sustentáveis que permitam alimentar a população de forma nutritiva e cuidar do planeta. Em números:
Área verde produtiva: 20 m2
Produtividade anual de hortícolas: 125 kg
Economia anual de água: 64.000 L *
Redução anual CO2: 500kg
Reciclagem anual de resíduos orgânicos: 90kg
* Por comparação com uma horta tradicional, no solo, da mesma dimensão.
Para os próximos anos, o projeto vai ganhar nova dimensão: o objetivo é expandir a área de cultivo para se retirarem mais alimentos que vão apoiar mais pessoas carenciadas e desenvolver mais workshops e iniciativas gratuitas. O convite do Shopping mantém-se: “venham descobrir esta Horta Urbana!”
Se ainda não conhece este projeto é a oportunidade ideal. Visite o Espaço Guimarães e meta as mãos na terra ou, simplesmente, ganhe novos conhecimentos nesta área da agricultura urbana, aprenda sobre sustentabilidade, ganhe novos hábitos saudáveis e contribua para os projetos que envolvem a melhoria dos habitantes da sua comunidade. “Junte-se ao Espaço Guimarães neste movimento!”, desafia o espaço comercial.
Foto: EG.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca