Connect with us

Atualidade

Equipa da Universidade de Coimbra desenvolve frigoríficos e arcas congeladoras para zonas sem acesso a eletricidade

Publicado

on

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um conjunto de protótipos eficientes e de baixo custo para refrigeração – frigoríficos e arcas congeladoras – alimentados a energia solar (painéis fotovoltaicos), para zonas onde não existe acesso a eletricidade.

Estes protótipos foram desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos no âmbito do projeto “Energy-Efficient Off-Grid Refrigerators for Africa Rural Electrification”, liderado por investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da UC e financiado pela Efficiency for Access Coalition (UK Aid, Governo do Reino Unido) e a IKEA Foundation, após ter sido selecionado num concurso internacional competitivo.

Smart controller (Foto: DR)

A equipa está também a desenvolver um controlador inteligente que monitoriza e controla as temperaturas dentro dos equipamentos, bem como a velocidade variável do compressor e os fluxos energéticos consumidos pelo sistema e gerados pelos painéis solares, visando que a temperatura interna seja estável, de modo a consumir a menor quantidade de energia possível.

Em particular, este projeto pretende implementar os resultados na África Subsariana, considerando que, “nesta parte do continente africano, cerca de 600 milhões de pessoas não têm acesso a eletricidade, o que impacta diretamente na qualidade de vida dessas pessoas. Os sistemas de refrigeração são essenciais para minimizar os desperdícios de alimentos e para melhorar a nutrição das populações, enquanto a refrigeração de vacinas garante a imunização necessária das comunidades, especialmente nas zonas rurais”, explica Evandro Garcia, investigador principal do projeto e aluno de doutoramento, orientado pelo professor catedrático Aníbal Traça de Almeida.

Evandro Garcia (Foto: DR)

Assim, salienta o investigador do ISR, este projeto terá impactos “muito significativos a nível económico, social e ambiental, especialmente em países em vias de desenvolvimento, onde o nível de desperdício de alimentos é elevado, os rendimentos são baixos, os serviços de saúde têm uma cobertura insuficiente e as condições de vida são bastantes precárias. Em zonas onde não há acesso a eletricidade, os sistemas de refrigeração eficientes e de baixo custo permitem melhorias significativas das condições de vida das famílias, por exemplo, o acesso a vacinas e a alimentos em mais quantidade e em melhores condições de conservação”.

Tendo em conta que as regiões em desenvolvimento se encontram, em grande parte, em zonas tropicais, a abundância de radiação solar “faz com que o uso de painéis fotovoltaicos seja o melhor caminho para a geração de eletricidade. A utilização de energia solar em frigoríficos adaptados para estas regiões permitiu que a equipa integrasse módulos para acumulação de energia sob forma de frio ao sistema. Estes módulos foram projetados e fabricados através de sistemas de impressão 3D e funcionam como ‘baterias térmicas’”, detalha Evandro Garcia.

Protótipo (Foto: DR)

Desta forma, prossegue o investigador, “durante o dia, o protótipo utiliza a energia gerada pelo sistema solar fotovoltaico para refrigeração do seu interior e para acumulação de frio nos módulos acima referidos. Durante a noite a temperatura é mantida devido à libertação do frio acumulado nos módulos, e o ciclo reinicia-se diariamente”.

Perante os resultados já obtidos, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) concedeu uma bolsa de doutoramento para que Evandro Garcia, natural do Brasil, possa avançar ainda mais com a investigação e desenvolvimento dos protótipos.

Embora a solução criada pela equipa da UC tenha sido projetada para implementação em países em vias de desenvolvimento, na realidade, também pode ser adaptada a países industrializados: “frigoríficos com módulos de acumulação de frio podem ser usados em cidades, durante as horas em que a energia da rede elétrica é mais cara,  passando a refrigerar os alimentados através da libertação do frio acumulado nos referidos módulos de acumulação, proporcionando assim uma economia significativa às famílias, mas possibilitando também uma otimização do planeamento de energia na rede elétrica”, conclui o investigador.

Mais pormenores do projeto (Foto: DR)

Devido à conclusão bem-sucedida do projeto, a agência financiadora fez uma publicação na sua série de inovação, intitulada “Efficiency for Access Research and Develpment Fund: Innovator Series – ISR-UC”, detalhando mais o projeto. Também foram colocadas publicações em redes sociais para o público em geral, tanto pela Efficiency for Access como pela IKEA Foundation.

Fotos: DR.

Atualidade

Lisboa: Três detidos por roubo na freguesia de Santo António

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 24 de janeiro, pelas 19h10, na freguesia de Santo António, procedeu à detenção de três homens, com idades compreendidas entre os 17 e 20 anos, por serem suspeitos da prática do crime roubo, coação e posse de arma proibida.

No decorrer da ação policial, e no seguimento da vítima se ter deslocado à Esquadra, onde reportou ter sido, momentos antes, alvo de roubo por esticão do telemóvel e que o suspeito havia fugido para a estação do Metro de Lisboa, no imediato, os Polícias de serviço deslocaram-se ao local e intercetaram o suspeito ainda na posse do artigo subtraído.

Foi apurado, pelos Polícias, que o suspeito havia, ele próprio, sido vítima de roubo de uma bolsa por outros dois jovens e coagido a perpetrar, para além do roubo do telemóvel, um outro roubo sob coação de arma branca a uma terceira pessoa, ainda, menor de idade, sendo as vítimas escolhidas por aqueles.

Quanto aos jovens que obrigaram à prática dos crimes, após diligências imediatas por parte dos Polícias, foram intercetados e identificados.

Os Polícias conseguiram chegar ao lesado menor de idade, tendo sido formalizado denúncia e, inclusive, recuperados alguns dos artigos subtraídos.

Na posse de um dos suspeitos foram encontradas duas facas (armas proibidas) que foram apreendidas.

Os detidos foram constituídos arguidos e prestação de termo de identidade e residência, tendo sido presentes ao Tribunal Competente, o qual decretou a libertação de dois detidos e a medida de coação de apresentações bissemanais ao detido de 18 anos.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido por venda de tabaco sem selo

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 23 de janeiro, pelas 14h30, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de um homem, com 61 anos, por ser suspeito da prática de crimes Fiscais e Aduaneiros.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos na Estação Ferroviária do Rossio, os Polícias avistaram o suspeito na entrada principal daquela a transacionar objetos, sem se aperceber da presença dos mesmos.

Após ser abordado, verificou-se que, dentro de uma bolsa, trazia vários maços de tabaco. Questionado se lhe pertenciam, aquele respondeu afirmativamente, retorquindo que estaria a vendê-los naquele local.

Os Polícias verificaram que os maços de tabaco não possuíam selo fiscal, não estando, assim, cumpridas as formalidades de despacho e pagamento de impostos devidos.

Desta ação foram apreendidos: 20 maços de tabaco; e 45,00 euros em notas do BCE.

O detido foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, tendo o processo baixado a inquérito e sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Dois Detidos por suspeita de tentativa de homicídio

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 21 de janeiro, procedeu à detenção de dois homens, de 44 e 22 anos de idade, por serem suspeitos da prática de crimes contra a vida, nomeadamente, por tentativa de homicídio.

Na sequência de uma ocorrência, em que dava conta de um tiroteio no Bairro Portugal Novo, em Lisboa, os Polícias apressaram-se para o local, acionados pelo Centro de Comando e Controlo da PSP.

Na chegada ao local, foi possível apurar que se encontravam dois indivíduos, vítimas de disparos de arma de fogo na via pública, estando um dos suspeitos já intercetado por Polícias, indivíduo este que teria sido o autor dos disparos e já se teria livrado da arma de fogo utilizada no crime.

Com efetivo reforçado, foi estabelecido um perímetro de segurança, que possibilitou assegurar o socorro às vítimas e a correta preservação do local do crime.

Enquanto o socorro às vítimas era prestado por equipas médicas, os Polícias efetuaram diligências de forma célere, que culminaram na interceção do segundo suspeito, filho do autor dos disparos, que teria auxiliado o seu progenitor, escondendo a arma do crime numa residência.

Os Polícias persistiram na sua ação, e tendo em conta a gravidade dos factos presenciados, adotaram as medidas cautelares e de polícia com vista à apreensão da arma do crime, tendo para esse efeito efetuado duas buscas domiciliárias e uma busca não domiciliária, logrando a localização e apreensão da arma de fogo utilizada momentos antes pelo autor dos disparos.

No decorrer da intervenção foram apreendidos: 1 revólver calibre .22; 1 faca militar; 6 invólucros deflagrados de calibre .22; 7 munições calibre .22; e 3 telemóveis.

Os objetos apreendidos foram entregues à Polícia Judiciária, que se deslocou ao local, e os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, para serem presentes no Juiz de Instrução Criminal de Lisboa, tendo resultado na aplicação da medida de coação de prisão preventiva a um dos suspeitos, acabando o outro por ser libertado.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas