Connect with us

Atualidade

“Encontro Fora da Caixa”, da Caixa Geral de Depósitos, realiza-se em Barcelos

Auditório da Câmara Municipal de Barcelos recebe evento a 16 de novembro, pelas 15h00

Publicado

on

A Caixa Geral de Depósitos organiza o “Encontro Fora da Caixa”, que vai discutir, na cidade de Barcelos, no próximo dia 16 de novembro, pelas 15h00, a importância da inovação empresarial, o seu ecossistema e a importância do turismo, bem como o desafio subjacente à criação da identidade singular de uma região no panorama nacional e europeu.

A abertura do evento estará a cargo de Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa, sendo a apresentação e condução dos painéis realizada pelo jornalista da Rádio Renascença, José Pedro Frazão. O encerramento é da responsabilidade do músico Pedro Abrunhosa, que neste Encontro estará à conversa com António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

O orador principal deste “Encontro Fora da Caixa” é Fernando Alexandre, Professor da Universidade do Minho e consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que irá abordar o tema “Do made in ao created in: um novo paradigma para a economia portuguesa”, um estudo lançado em outubro de 2021, que contou com a colaboração de um conjunto alargado de conceituados economistas e investigadores, nomeadamente, o Professor Arlindo Oliveira, Administrador não Executivo da Caixa Geral de Depósitos, e que procura “identificar obstáculos e oportunidades que permitam contribuir para a definição de políticas públicas que sejam promotoras de um crescimento sustentável da economia nacional, num contexto de forte colaboração entre o sistema científico e tecnológico nacional e o tecido empresarial”.

Segue-se a gravação ao vivo de uma entrevista para a Rádio Renascença com o economista Francisco Alexandre e Francisco Assis, Presidente do Conselho Económico Social, ex-autarca de Amarante, ex-deputado na Assembleia da República e Europeu. A entrevista será moderada pelo jornalista José Pedro Frazão.

Francisco Gonçalves, natural e residente em Barcelos, Professor e Diretor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA e Doutorado em Turismo pela Universidade de Aveiro, com uma tese intitulada “A Interpretação do Património como fator de desenvolvimento do Turismo Cultural e Criativo. O caso do galo de Barcelos”, irá discutir estes temas com o Administrador Executivo da Caixa, José João Guilherme, no painel “Galo de Barcelos: Turismo e Pequenos Negócios”.

O “Encontro Fora da Caixa de Barcelos” conta, ainda, com um último painel empresarial que visa discutir “O Papel do Ecossistema na Inovação Empresarial”, que contará com a participação de Ana Cortez, Responsável Área Investigação e Desenvolvimento da Celoplás; Ramiro Brito, Vice-Presidente da Associação Empresarial do Minho; Rui Vieira Castro, Reitor da Universidade do Minho; Alberto Figueiredo, da Impetus; e, também, Francisco Cary, Administrador Executivo da Caixa Geral de Depósitos.

Os “Encontros Fora da Caixa” são uma oportunidade para a Administração da Caixa contactar com os clientes locais, conhecendo de perto as suas realidades e partilhando conhecimento e cultura.

PROGRAMA

15h00 Paulo Moita de Macedo

Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos

15h30 Keynote Speaker

Fernando Alexandre | “Do made in ao created in: um novo paradigma para a economia portuguesa

15h50 Programa RR – José Pedro Frazão

Fernando Alexandre | Economista

Francisco Assis | Presidente do CES

16h20 Painel “Galo de Barcelos: Turismo e Pequenos Negócios

Moderação: José Pedro Frazão

Francisco Gonçalves | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

José João Guilherme | Administrador Executivo da Caixa Geral de Depósitos

16h40 Painel “O Papel do Ecossistema na Inovação Empresarial

Moderação: José Pedro Frazão

Ana Cortez | Responsável Área Investigação e Desenvolvimento da Celoplás

Ramiro Brito | Vice-Presidente da Associação Empresarial do Minho

Rui Vieira Castro | Reitor da Universidade do Minho

Ricardo Figueiredo ou Alberto Figueiredo* | Impetus

Francisco Cary | Administrador Executivo da Caixa Geral de Depósitos

17h20 Pedro Abrunhosa à Conversa com António Cunha

“No princípio era…”.

Foto: Frame de vídeo promocional.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas