Atualidade
“Douro + Sustentável” destaca projetos de sucesso
Evento contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

Realizou-se, no dia 28 de novembro, no Hotel Six Senses Douro Valley, em Lamego, o encerramento das comemorações dos 265 anos da Região Demarcada do Douro (RDD), através de um almoço vínico onde foram atribuídas as distinções “Douro + Sustentável”, que visam destacar projetos de sucesso nas áreas do enoturismo, da vitivinicultura e da enologia.
A entrega destas distinções, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), surge pela importância acrescida que estes projetos de inovação assumem no enriquecimento e promoção do património vinícola do Douro Vinhateiro.
O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, teve oportunidade de referir que “perante projetos que se destacaram na preservação e promoção da vitalidade e sustentabilidade do território duriense, congratulo todo o setor por se ter adaptado e reinventado para, mesmo nestes tempos desafiantes, continuar a crescer, a chegar aos consumidores e a preservar este património que tanto nos orgulha. E é com o objetivo de apoiar o setor que serão lançadas, até ao final do mês, novas medidas de apoio: a medida VITIS – Campanha 2022-2023, com uma dotação de 50 milhões de euros, e a medida Destilação – Campanha 2021-2022, com uma dotação de 3 milhões de euros. Já até ao final do ano, abrirá a medida de Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados Terceiros, com uma dotação de 6 milhões de euros.”
A enóloga Joana Pinhão, uma das faces da nova geração de enólogos que alia a ciência ao conhecimento das tradições durienses em vias de esquecimento, foi a distinguida na categoria ENOLOGIA.
A distinção “Douro + Sustentável” VITICULTURA foi partilhada entre a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID) pelos projetos científicos pioneiros de identificação e conservação das castas.
No campo do ENOTURISMO, a Quinta da Casa Amarela foi premiada pelo seu caso de sucesso de divulgação do território através da oferta turística, mantendo a raiz acolhedora de uma casa duriense, partilhando a sua história e promovendo o património.
A categoria de REVELAÇÃO distinguiu a Paulo Coutinho Wines, pela construção de uma nova marca inovadora, destacando-se como proposta valorizadora da RDD e dos seus produtos.
A grande novidade deste ano foi o concerto online de Miguel Araújo, nas redes sociais do IVDP. O artista criou uma prova especial da sua música, com um concerto intimista para assinalar o dia. Para o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, “este concerto é um tributo a uma região única no mundo, que produz um vinho único no mundo, e que nos aproxima de um património mundial de valor incalculável”.
A programação do aniversário da RDD iniciou-se a 10 de setembro, com o Port Wine Day e contou, ainda, com a internacionalização das comemorações com a realização de provas comentadas de Vinho do Porto online, com a participação de mais de 220 especialistas de diferentes pontos do globo.
O IVDP, Instituto dos Vinho do Douro e do Porto, I. P. tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense. Promove a imagem de prestígio internacional para as denominações de origem Porto e Douro, e pretende aumentar a perceção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de denominação de origem e seu “terroir”.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca