Atualidade
Dois terços das bebidas espirituosas já disponibilizam informação sobre valor nutricional e energético
Produtores cumprem meta estabelecida em Memorando de Entendimento sobre Informação ao Consumidor

Os produtores europeus de bebidas espirituosas alcançaram um marco significativo ao cumprir com sucesso o compromisso de fornecer informação nutricional e sobre o valor energético nos rótulos para uma parcela cada vez maior de bebidas vendidas na União Europeia. De acordo com um relatório divulgado pela spiritsEUROPE – organismo que representa os produtores europeus de bebidas espirituosas e do qual a ANEBE é membro –, cerca de 66% do volume total de bebidas espirituosas colocadas no mercado europeu disponibiliza o valor nutricional, informação sobre valor energético e lista de ingredientes, sendo expectável que a percentagem alcançada continue a aumentar.
De acordo com o mesmo relatório, verificam-se também progressos no setor no que diz respeito ao desenvolvimento e implementação de soluções digitais para disponibilizar informação ao consumidor.
Os resultados alcançados pelos produtores europeus de bebidas espirituosas refletem o compromisso assumido no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) sobre Informação ao Consumidor, promovido spiritsEUROPE e pela Comissão Europeia em 2019. Este acordo voluntário plurianual fornece orientação clara sobre como disponibilizar informações nutricionais, valor energético e listas de ingredientes de bebidas espirituosas, que não são obrigatórias ao abrigo da atual regulamentação da UE.
“Apesar da difícil conjuntura do mercado e dos enormes desafios que têm surgido nos últimos anos, informamos com orgulho que o setor cumpriu os seus compromissos de rotulagem descritos no MoU”, afirmou Manu Giró, presidente da spiritsEUROPE e CEO da MG Destilerías na Espanha, uma destilaria artesanal fundada em 1835.
“Também em Portugal disponibilizámos, de forma voluntária, a informação nutricional e o valor energético nos rótulos e nas plataformas digitais, o que demonstra que os nossos produtores de bebidas espirituosas estão empenhados em dar mais e melhor informação ao consumidor e também em acompanhar o avanço tecnológico, apesar do esforço financeiro que este processo implica”, sublinhou João Vargas, secretário-geral da ANEBE.
Juntamente com esta conquista, registaram-se notáveis progressos na disponibilização de informações digitais sobre ingredientes, informações nutricionais e sobre energia ao consumidor. Trabalhando em estreita cooperação com o setor vitivinícola, os produtores de bebidas espirituosas conseguiram criar rótulos eletrónicos que permitem aos consumidores de toda a Europa aceder facilmente a informações específicas sobre o produto na sua língua materna através da tecnologia de código QR. Deste modo, o número de códigos QR impressos em rótulos está a aumentar substancialmente.
“Acreditamos, convictamente, nas vantagens dos rótulos eletrónicos no que diz respeito ao desperdício de embalagens, disponibilização de informações detalhadas e personalizadas aos consumidores, redução dos custos de produção e promoção da inovação. A nossa plataforma, U-label – desenvolvida em conjunto com os nossos colegas do setor vitivinícola – provou ser uma solução fácil de utilizar, permitindo a partilha de informação consistente e de melhores práticas com os nossos clientes em toda a União Europeia”, afirmou Ulrich Adam, diretor-geral da spiritsEurope.
“Esperamos um rápido progresso nesta área e instamos a Comissão Europeia a adotar uma abordagem coordenada para a rotulagem digital em toda a União Europeia e a incluir regras claras sobre estas na próxima revisão do Regulamento sobre Informação Alimentar aos Consumidores”, acrescentou Ulrich Adam.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca