Connect with us

Atualidade

Disco de Luís Pipa traz outra perspetiva da obra de Beethoven

Professor da Universidade do Minho apoiou-se no legado do compositor Vianna da Motta e apresenta o álbum ao vivo, amanhã, em Braga

Publicado

on

Luís Pipa, pianista e professor da Universidade do Minho, apresenta ao vivo, esta sexta-feira, às 18h00, no Museu Nogueira da Silva, em Braga, o seu disco “Revisiting Beethoven 250 Years”, que traz a “Grande Sonata” e “A Tempestade”. A abertura da sessão cabe ao escritor e professor José Manuel Mendes. O disco mostra uma perspetiva diferente da música de Ludwig van Beethoven (1770-1827), com base nos manuscritos e edições do português Vianna da Motta (1868-1948). Este foi um dos dois compositores no mundo com “o segredo da interpretação beethoveniana para atingir a grandeza de forma simples”, segundo o jornal belga “Neptune” (1930).

Convite (Imagem: DR)

O álbum tem sete faixas, uma hora de duração e edição da Tradisom. “Beethoven é dos artistas mais tocados e gravados de sempre. Procurei assinalar os 250 anos do seu nascimento através do legado de Vianna da Motta, que foi discípulo de Liszt e von Bulov na Alemanha e amigo de compositores como d’Albert, Clementi ou Busoni”, explica Luís Pipa. “Através dos seus manuscritos, vemos por exemplo no início da ‘Grande Sonata, op. 7’ uma diferenciação do papel da mão esquerda, que cria continuidade com os mi bemol, ou seja, há uma visão orquestral do piano em Beethoven”, justifica.

Viana da Motta definia-se pela sua “dedilhação racional”, “que também permite a criação”. Outros compositores nacionais elogiaram-no pela minúcia ao consultar várias edições das obras de Beethoven para “atingir o melhor propósito estético” (Fernando Lopes-Graça) ou a redistribuição das notas pelas mãos, que “facilitou a execução de certas passagens” (João de Freitas Branco). Luís Pipa está agora a preparar, para 2022, o seu segundo volume discográfico com obras do polaco Philipp Scharwenka e, também, do português Óscar da Silva.

Luís Pipa nasceu na Figueira da Foz e vive em Afife, Viana do Castelo. Diplomou-se em piano no Conservatório de Música do Porto, fez o mestrado em Estudos de Performance na Universidade de Reading, o doutoramento em Performance pela Universidade de Leeds (ambas no Reino Unido) e estudou na Academia Superior de Música e Artes Dramáticas de Viena (Áustria). É professor do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho (UMinho), investigador do Giartes/Centro de Estudos Humanísticos da UMinho e presidente da Associação Europeia de Professores de Piano.

Luís Pipa (Foto: DR)

A sua carreira como pianista a solo e com maestros/orquestras de renome inclui estreias mundiais de obras de Luiz Costa, Rigaud ou Bochmann e concertos em cidades como Oslo, Amesterdão, Helsínquia e La Valetta. As suas gravações abarcam composições próprias e reportório desde o barroco ao século XX, como Mozart, Carlos Seixas ou Debussy. É convidado para master classes e júris internacionais de piano, tem publicado sobre técnica, interpretação e pedagogia em revistas internacionais e possui ainda projetos ligados ao teatro e à pintura. O International Biographical Centre incluiu-o na lista “Top 100 Educators 2012” e o “Piano Journal” admitiu que a sua obra “Suite Portugal” deixará marca em antologias de música portuguesa.

Imagens: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas