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DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação de 2021

ONSTRATEGY apresenta resultados das marcas mais relevantes e reputadas de 2021

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A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore®.

Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação.

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca a marca DELTA com a melhor avaliação (83,5 pontos), recuperando a posição de liderança entre mais de 2.000 marcas auditadas que foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50.000 cidadãos que refletem a sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Este ano, apenas 8 marcas atingem o nível de excelência (em 2020 eram 17 as marcas a registar esta avaliação):

DELTA (83,5 pontos).

GOOGLE (82,3 pontos).

MICROSOFT (82,3 pontos).

NESTLÉ (82,2 pontos).

OLÁ (82,0 pontos).

LEGO (80,8 pontos).

LUSO (80,7 pontos).

DISNEY (80,4 pontos).

EDP RENOVÁVEIS foi a marca que registou o maior crescimento do índice de reputação neste período (+4 pontos).

Sectorialmente, são avaliadas mais de 50 indústrias, e as marcas que registam o melhor índice são:

PSI 20: EDP (74,0pts).

Banca: BPI (64,5pts).

Seguros: FIDELIDADE (63,3pts).

Seguros de Saúde: Multicare (62,6pts).

Crédito ao Consumo: CETELEM (52,3pts).

Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO (75,9pts).

Energia: EDP (74,0pts).

Tecnologia: GOOGLE e MICROSOFT (82,3pts).

Apps: INSTAGRAM (78,8pts).

Eletrónica de Consumo: SAMSUNG (77,6pts).

Telecomunicações: MEO (75,7pts).

Meios de Comunicação: SIC (75,3pts).

Multimedia Streaming: NETFLIX (76,2pts).

Retalho Alimentar: LIDL (77,7pts).

Retalho Tecnologia: WORTEN (78,6pts).

Retalho Lar: IKEA (78,7pts).

Retalho Bricolage e Acessórios: LEROY MERLIN (78,0pts).

Retalho Têxtil: ZARA (72,4pts).

Retalho Restauração: MCDONALDS (74,6pts).

Retalho Desporto: SPORTZONE (73,0pts).

Retalho Saúde e Bem-Estar: FARMÁCIAS PORTUGUESAS (79,4pts).

Retalho Centros Comerciais e Outlets: NORTE SHOPPING (71,6pts).

Retalho Online: AMAZON (76,5pts).

Retalho Outros: BERTRAND (73,7pts).

Alimentação e Bebidas: DELTA (83,5pts).

Alimentação Animal: ROYAL CANIN (72,1pts).

Higiene Pessoal: L’OREAL (78,3pts).

Higiene do Lar: FAIRY (71,3pts).

Farmacêuticas: PFIZER com melhor índice (73,8pts).

Saúde e Bem-Estar Privado:  FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (78,0pts).

Saúde e Bem-Estar Público:  HOSPITAL DE SÃO JOÃO (74,4pts).

Saúde Laboratórios: GERMANO DE SOUSA (72,6pts).

Hotelaria e Lazer: POUSADAS DE PORTUGAL (71,8pts).

Agencias de Viagens: VIAGENS ABREU (70,2pts).

Linhas Aéreas: EMIRATES (70,6pts).

Mobilidade: VIA VERDE (73,2pts).

Automóveis: MERCEDES (75,4pts).

Serviços e Apoio Automóvel e Mobilidade: CARGLASS (70,8pts).

Aluguer Automóvel: AVIS (70,7pts).

Holdings: SONAE (70,2pts).

Produtos Industriais: VISTA ALEGRE (78,6pts).

Serviços Profissionais: CTT (73,3pts).

Construção e Engenharia: MOTA ENGIL (55,9pts).

Real Estate: REMAX (70,0pts).

Jogos de Apostas: EUROMILHÕES (67,3pts).

Desporto: FED. PORTUGUESA FUTEBOL (72,5pts).

Brinquedos e Entretenimento: LEGO (80,8pts).

Solidariedade e Ação Social: BANCO ALIMENTAR (77,6pts).

Educação e Universidades: NOVA SBE (77,2pts).

Arte e Cultura: MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS (72,3pts).

Luxo: OMEGA (75,4pts).

Acessórios de Moda: SWATCH (67,7pts).

Cidades: LISBOA (74,7pts).

Regiões de Turismo: TURISMO DO PORTO E NORTE (75,8pts).

Auditoria e Consultoria (target empresarial): DELOITTE (76,8pts).

Serviços Jurídicos e Legais (target empresarial): VDA VIEIRA DE ALMEIDA (74,8pts).

Eventos: WEB SUMMIT (71,6pts).

Celebridades e Líderes Sociais: ALMIRANTE GOUVEIA E MELO (79,4pts).

Líderes Políticos: PR. MARCELO REBELO DE SOUSA (72,1pts).

Líderes Empresariais e Económicos: COMENDADOR RUI NABEIRO (74,9pts).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que, “ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 e que refletem os atributos de relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência (+80pontos) caiu de 17 para 8. Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais”.

Pedro Tavares adianta, ainda, que: “os setores com maior destaque estão sobretudos associados à saúde e bem-estar e nesse sentido devem ser considerados numa perspetiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários setores de atividade”.

Refere, também, que “no topo das avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas repetentes, o que reforça a força e sustentabilidade das mesmas no que respeita à sua reputação”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “com a marca DELTA a voltar a assumir a liderança reputacional e a marca EDP renováveis a registar o maior crescimento, destaca-se também a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência”.

O RepScore™:

A OnStrategy é a consultora que assina o estudo RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem-estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.

A ONSTRATEGY:

Fundada em 2009, a OnStrategy é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.

Desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira para maximizar o valor de ativos tangíveis e intangíveis com metodologias e ferramentas independentes, reconhecidas e certificadas que são apoiadas por um profundo conhecimento do ambiente económico, político e social que impactam o desempenho de negócios e marcas.

A OnStrategy faz parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca).

Foto: DR.

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Fortaleza de Valença: Reconstrução do Baluarte de São José Avança para Fase Final

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Os trabalhos de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de S. José, na Fortaleza de Valença, encontram-se numa fase decisiva, com a reconstrução em curso do segundo troço da estrutura, que ruiu a 1 de janeiro de 2023.

A intervenção decorre sob rigorosa monitorização dos técnicos da Unidade da Cultura da CCDR-Norte e do Município de Valença.

A recuperação desta estrutura histórica chega agora à sua fase final, através de um cuidadoso trabalho de recuperação que respeita integralmente as características originais da construção setecentista.

Os trabalhos avançam com o rigor que um monumento classificado exige. Neste momento, decorre a reconstrução do segundo pano de muralha, localizado no tardoz da cortina, paralelamente aos trabalhos de aterro da vala de fundação, operações técnicas essenciais para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura. Também se está a proceder à recolocação do friso e restante aparelho que remata o topo superior do pano da primeira cortina.

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, tem acompanhado pessoalmente a evolução dos trabalhos, sublinhando a importância desta intervenção: “Estamos comprometidos em devolver à Fortaleza de Valença toda a sua integridade histórica, garantindo que esta obra seja executada com o máximo rigor técnico e respeito pelo património que nos foi legado.”

Esta intervenção irá repor a totalidade da estrutura original, mantendo intacto o valor patrimonial de um dos mais emblemáticos exemplos da arquitetura militar portuguesa. A Fortaleza de Valença, testemunho singular da nossa história, verá assim assegurada a sua preservação e transmissão como legado cultural às gerações futuras.

Foto: CMV.

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Barcelos: Conferência sobre Fibromialgia a 30 de maio no IPCA

“Transformando a dor em vida” é o tema da conferência promovida pelo Instituto Renascer

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O Instituto Renascer – Fibromialgia em Portugal e Fibromialgia leva a cabo uma conferênciasobre Fibromialgia, no dia 30 de maio, pelas 20h45, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos.

“Com esta iniciativa, pretendemos sensibilizar e informar sobre a realidade vivida pelas pessoas com fibromialgia, abordando estratégias para enfrentar os desafios físicos, emocionais e sociais associados à doença”, sublinha a organização.

Sob o tema “Transformando a Dor em Vida”, pretende proporcionar um espaço de partilha, esclarecimento e empoderamento para doentes, familiares, cuidadores, publico em geral e profissionais da educação, da saúde, com entrada livre.

Esta formação é certificada para professores, pelo CFAE – Barcelos/Esposende, com o link de inscrição para professores em https://www.cfaebe.pt/course/4171ara .

Serão tratados os seguintes temas:

– Transformando a Dor em Vida – Vencer os Desafios da Fibromialgia;

– Papel da medicina do trabalho…

– Apoios a doentes crónicos pela segurança social;

– O que é a Fibromialgia…

O evento contará com as preleções e intervenções de Paula Encarnação, Professora na Escola Superior de Enfermagem – Universidade do Minho; Vânia Teixeira, Médica de Medicina do Trabalho na ULS – Hospital de Braga; Filipa Braga, Assistente Social na Segurança Social; Jorge Mandim, Diretor da Fibromialgia em Portugal e Instituto Renascer.

“Esta ação de formação visa não só sensibilizar a sociedade sobre o impacto real da fibromialgia na vida dos pacientes, como também oferecer ferramentas práticas para a gestão dos seus desafios físicos e emocionais. Ao promover o conhecimento e o diálogo aberto, contribui-se ativamente para a luta contra o estigma, ajudando a construir uma rede de apoio mais empática, informada e inclusiva”, sublinha a organização.

“A Saúde Ocupacional é um direito consagrado na Lei de Bases da Saúde, assegurando a todos os trabalhadores o acesso à avaliação pela Medicina do Trabalho ao longo da sua vida profissional. Neste âmbito, o Médico do Trabalho assume um papel crucial na promoção da saúde, na prevenção de doenças e de acidentes de trabalho, bem como na avaliação da aptidão dos trabalhadores para o desempenho das suas funções, considerando as suas capacidades e eventuais limitações. No caso específico dos trabalhadores com fibromialgia, a intervenção da Medicina do Trabalho visa promover a sua aptidão para o trabalho bem como a sua qualidade de vida e bem-estar”, continua.

A Fibromialgia é considerada uma doença do sistema nervoso central, acompanhada pelas especialidades de Neurologia, Reumatologia, com uma equipa multidisciplinar e requer tratamentos de reabilitação permanentes, pois os doentes apresentam lentificação motora e cognitiva. Segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia: “A fibromialgia é caracterizada por dores músculo-esqueléticas generalizadas… fadiga, stress distúrbios do sono, alterações cognitivas, memória e concentração”.

A defesa e promoção dos direitos e interesses das pessoas com Fibromialgia-Dor e suas famílias,  é o papel   das plataformas  www.fibromialgiaemportugal.pt e Fibromialgia e seus preconceitos, https://www.facebook.com/groups/1017979065050898 que são geridas por Jorge Mandim e Ana dos Santos.

“Falar de Fibromialgia é falar de Dor e causa endurecimento/rigidez por todo o corpo. Pode ser debilitante, causar solidão, ansiedade e depressão. Os doentes com Fibromialgia são psicologicamente frágeis e isso contribui para o aumento da manifestação da doença… A Fibromialgia atinge crianças, jovens e adultos. Usualmente são diagnosticados entre os 20 e 50 anos, e a incidência aumenta com a idade. Estima-se que afete cerca de 2 a 4% da população (embora seja mais prevalente na idade adulta) e, dos diagnosticados, cerca de 90% são mulheres e 10% são homens”, dizem os especialistas.

A Fibromialgia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde em 1992, com o código CID 10 – M79.7. Em Portugal foi reconhecida, em 2003, pela Direção Geral da Saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou em 1 de janeiro de 2022, com um novo código a DOR e Fibromialgia.

“O impacto da fibromialgia na sociedade é evidente em várias áreas, incluindo na saúde, no trabalho e na economia. Por exemplo, estudos mostram que as pessoas com fibromialgia têm um risco maior de desenvolver outras condições de saúde, como a depressão, a ansiedade e a síndrome do intestino irritável. Além disso, a dor crónica e a fadiga podem levar a uma diminuição da capacidade de trabalhar e realizar tarefas diárias, o que pode levar a um aumento das taxas de desemprego e da necessidade de apoio social”, segundo especialistas.

Imagem: IR.

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Rio Tinto: PSP recupera carro roubado em Bragança

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Na noite do dia 15 de maio, em Bragança, foi furtado do interior de uma garagem, por método de arrombamento da porta, uma viatura BMW avaliada em cerca de 40.000 Euros.

A viatura foi avistada durante a tarde do dia 16 na Rotunda das Areias, (Campanhã), no Porto, onde seguiam três ocupantes, tendo-se mobilizado diversos meios com vista à interceção e recuperação da mesma em local adequado de acordo por onde a mesma se dirigia, vindo a desenrolar-se uma operação de controlo policial na Rotunda do Parque Nascente em Rio Tinto.

O condutor da viatura ao aperceber-se da presença da PSP e da ordem de paragem que lhe foi dirigida parou e recuou repentinamente, provocou um acidente, galgou passeios acelerando bruscamente colocando em perigo os peões que ali circulavam bem como Polícias que seguiam a pé no seu encalço, vindo a viatura a embater num poste de eletricidade e ali ficar imobilizada.

O condutor, o homem de 37 anos, natural e residente no Porto, que não possuía carta de condução e que exerceu condução perigosa, abriu a porta e colocou-se em fuga sendo intercetado após uma perseguição apeada.

No carro seguiam ainda mais duas pessoas, duas jovens de 15 e 16 anos, tendo estas obedecido às ordens, permanecendo no veículo suspeito até serem retiradas em segurança, vindo a apurar-se que as mesmas se encontravam evadias de uma instituição de acolhimento em Baguim do Monte onde foram conduzidas, sendo uma delas prima do suspeito.

O suspeito foi detido pelas 17h45 do dia 16 de maio pela 3ª Divisão, e após ter sido presente às Autoridades Judiciárias competentes foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: PSP.

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