Connect with us

Atualidade

DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação de 2021

ONSTRATEGY apresenta resultados das marcas mais relevantes e reputadas de 2021

Publicado

on

A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore®.

Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação.

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca a marca DELTA com a melhor avaliação (83,5 pontos), recuperando a posição de liderança entre mais de 2.000 marcas auditadas que foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50.000 cidadãos que refletem a sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Este ano, apenas 8 marcas atingem o nível de excelência (em 2020 eram 17 as marcas a registar esta avaliação):

DELTA (83,5 pontos).

GOOGLE (82,3 pontos).

MICROSOFT (82,3 pontos).

NESTLÉ (82,2 pontos).

OLÁ (82,0 pontos).

LEGO (80,8 pontos).

LUSO (80,7 pontos).

DISNEY (80,4 pontos).

EDP RENOVÁVEIS foi a marca que registou o maior crescimento do índice de reputação neste período (+4 pontos).

Sectorialmente, são avaliadas mais de 50 indústrias, e as marcas que registam o melhor índice são:

PSI 20: EDP (74,0pts).

Banca: BPI (64,5pts).

Seguros: FIDELIDADE (63,3pts).

Seguros de Saúde: Multicare (62,6pts).

Crédito ao Consumo: CETELEM (52,3pts).

Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO (75,9pts).

Energia: EDP (74,0pts).

Tecnologia: GOOGLE e MICROSOFT (82,3pts).

Apps: INSTAGRAM (78,8pts).

Eletrónica de Consumo: SAMSUNG (77,6pts).

Telecomunicações: MEO (75,7pts).

Meios de Comunicação: SIC (75,3pts).

Multimedia Streaming: NETFLIX (76,2pts).

Retalho Alimentar: LIDL (77,7pts).

Retalho Tecnologia: WORTEN (78,6pts).

Retalho Lar: IKEA (78,7pts).

Retalho Bricolage e Acessórios: LEROY MERLIN (78,0pts).

Retalho Têxtil: ZARA (72,4pts).

Retalho Restauração: MCDONALDS (74,6pts).

Retalho Desporto: SPORTZONE (73,0pts).

Retalho Saúde e Bem-Estar: FARMÁCIAS PORTUGUESAS (79,4pts).

Retalho Centros Comerciais e Outlets: NORTE SHOPPING (71,6pts).

Retalho Online: AMAZON (76,5pts).

Retalho Outros: BERTRAND (73,7pts).

Alimentação e Bebidas: DELTA (83,5pts).

Alimentação Animal: ROYAL CANIN (72,1pts).

Higiene Pessoal: L’OREAL (78,3pts).

Higiene do Lar: FAIRY (71,3pts).

Farmacêuticas: PFIZER com melhor índice (73,8pts).

Saúde e Bem-Estar Privado:  FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (78,0pts).

Saúde e Bem-Estar Público:  HOSPITAL DE SÃO JOÃO (74,4pts).

Saúde Laboratórios: GERMANO DE SOUSA (72,6pts).

Hotelaria e Lazer: POUSADAS DE PORTUGAL (71,8pts).

Agencias de Viagens: VIAGENS ABREU (70,2pts).

Linhas Aéreas: EMIRATES (70,6pts).

Mobilidade: VIA VERDE (73,2pts).

Automóveis: MERCEDES (75,4pts).

Serviços e Apoio Automóvel e Mobilidade: CARGLASS (70,8pts).

Aluguer Automóvel: AVIS (70,7pts).

Holdings: SONAE (70,2pts).

Produtos Industriais: VISTA ALEGRE (78,6pts).

Serviços Profissionais: CTT (73,3pts).

Construção e Engenharia: MOTA ENGIL (55,9pts).

Real Estate: REMAX (70,0pts).

Jogos de Apostas: EUROMILHÕES (67,3pts).

Desporto: FED. PORTUGUESA FUTEBOL (72,5pts).

Brinquedos e Entretenimento: LEGO (80,8pts).

Solidariedade e Ação Social: BANCO ALIMENTAR (77,6pts).

Educação e Universidades: NOVA SBE (77,2pts).

Arte e Cultura: MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS (72,3pts).

Luxo: OMEGA (75,4pts).

Acessórios de Moda: SWATCH (67,7pts).

Cidades: LISBOA (74,7pts).

Regiões de Turismo: TURISMO DO PORTO E NORTE (75,8pts).

Auditoria e Consultoria (target empresarial): DELOITTE (76,8pts).

Serviços Jurídicos e Legais (target empresarial): VDA VIEIRA DE ALMEIDA (74,8pts).

Eventos: WEB SUMMIT (71,6pts).

Celebridades e Líderes Sociais: ALMIRANTE GOUVEIA E MELO (79,4pts).

Líderes Políticos: PR. MARCELO REBELO DE SOUSA (72,1pts).

Líderes Empresariais e Económicos: COMENDADOR RUI NABEIRO (74,9pts).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que, “ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 e que refletem os atributos de relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência (+80pontos) caiu de 17 para 8. Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais”.

Pedro Tavares adianta, ainda, que: “os setores com maior destaque estão sobretudos associados à saúde e bem-estar e nesse sentido devem ser considerados numa perspetiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários setores de atividade”.

Refere, também, que “no topo das avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas repetentes, o que reforça a força e sustentabilidade das mesmas no que respeita à sua reputação”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “com a marca DELTA a voltar a assumir a liderança reputacional e a marca EDP renováveis a registar o maior crescimento, destaca-se também a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência”.

O RepScore™:

A OnStrategy é a consultora que assina o estudo RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem-estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.

A ONSTRATEGY:

Fundada em 2009, a OnStrategy é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.

Desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira para maximizar o valor de ativos tangíveis e intangíveis com metodologias e ferramentas independentes, reconhecidas e certificadas que são apoiadas por um profundo conhecimento do ambiente económico, político e social que impactam o desempenho de negócios e marcas.

A OnStrategy faz parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca).

Foto: DR.

Atualidade

PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados

Publicado

on

A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.

A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.

Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.

Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse. 

Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

Publicado

on

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

Publicado

on

A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

Continuar a ler

Mais lidas