Connect with us

Atualidade

CVR’s desenham caminhos para a sustentabilidade multirregional

As CVR´s do Dão, Bairrada, Beira Interior, Lisboa e Tejo

Publicado

on

A “Caracterização e os Caminhos para a Sustentabilidade Multirregional” é o mote do evento que terá lugar no dia 13 de dezembro, a partir das 16h00, no Instituto Politécnico de Viseu. Esta é uma ação conjunta da CVR da Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo e com o apoio do Porto Protocol.  

A sustentabilidade é um dos temas mais prementes da atualidade, nomeadamente, na área da vitivinicultura, face às crescentes exigências dos mercados internacionais e ao impacto das alterações climáticas. 

Perante a urgência de ação, e num esforço ímpar de colaboração multirregional, as cinco Comissões Vitivinícolas, que representam cerca de 38% da produção de vinho em Portugal, desencadearam um trabalho de fundo de auscultação de dezenas de agentes económicos do setor, com o intuito de aferir o ponto de situação da sustentabilidade no terreno, as boas práticas já implementadas, os desafios e as necessidades dos produtores.  

Neste evento de dia 13 de dezembro (terça-feira), a ter lugar a partir das 16h00, no Instituto Politécnico de Viseu, será apresentado o resultado desta caracterização, enriquecida por um documentário que espelha a realidade das regiões (que é a do setor) através de vários testemunhos de produtores de uva e vinho. Serão ainda explorados alguns dos caminhos para a sustentabilidade nas 5 Regiões, tendo como pano de fundo o Referencial Nacional de Sustentabilidade, apresentado recentemente pela ViniPortugal. 

O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, e terá como temas a debate “O Valor da Sustentabilidade – Mercados internacionais” e a “Caracterização Multirregional e sinergias com o Referencial Nacional de Sustentabilidade”.

O primeiro painel contará com Anna Britain, Diretora Executiva da Napa Green (certificação de sustentabilidade de Napa Valley, Califórnia), que partilhará experiências sobre a construção de um espirito de comunidade em torno da sustentabilidade , bem como dicas para os produtores; Marja Aho, Diretora de Sustentabilidade da Alko (Monopólio de bebidas Finlandês) falará sobre os requisitos que estão a ser solicitadas aos produtores e a importância das certificações, no âmbito do novo plano conjunto para a sustentabilidade que os cinco monopólios nórdicos estão a construir; e Polly Hammond, Fundadora da 5Forests (agência de comunicação especializada na indústria do vinho), partilhará experiências sobre boa e má comunicação em sustentabilidade, nomeadamente sobre o conceito de “greenwashing”. 

Num segundo momento, Bruno Caldeira, da Consulai, fará uma resenha sobre o Referencial Nacional de Sustentabilidade, seguido da apresentação da Caracterização e os Caminhos para a Sustentabilidade Multirregional por Marta Mendonça e Cristina Crava, do Porto Protocol. O fecho do programa contará com a contribuição de Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. 

 A entrada é de acesso livre, e decorrerá quer presencialmente, quer online, bastando, para isso, inscrição prévia em https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_RFvRxAgiQi64Iaobhp2hBA .

Programa: 

16h00 – Abertura (presencial) 

. Arlindo Cunha/CVR Dão 

. Marta Mendonça/ Porto Protocol 

16h10 – Painel 1: O Valor da Sustentabilidade – Mercados internacionais (online) 

. Apresentação: Pedro Mendonça/CVR Dão 

. Anna Brittain, CEO at Napa Green | USA | Napa Valley. 

. Marja | Diretora de Sustentabilidade Alko – Monopólio Finlandês 

. Polly Hammond | 5 Forest’s – Agência de Comunicação sustentabilidade e Vinhos 

16h45 – Painel 2: Caracterização Multirregional e sinergias com o Referencial Nacional de Certificação Sustentabilidade (presencial) 

. Apresentação: Isabel Duarte/CVR Dão 

. Testemunho Produtores  

. Referencial Nacional Certificação Sustentabilidade – Bruno Caldeira | Consulai 

. Caracterização da sustentabilidade Multirregional e Caminhos para o dia seguinte – Cristina Crava e Marta Mendonça / Porto Protocol 

17h35 – Encerramento (Presencial) 

. Apresentação: Isabel Duarte/CVR Dão 

. Frederico Falcão/Presidente da ViniPortugal 

. Maria do Céu Antunes/Ministra da Agricultura 

18h00 – Prova de Vinhos/Buffet .

Imagem: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas