Connect with us

Atualidade

CVR’s desenham caminhos para a sustentabilidade multirregional

As CVR´s do Dão, Bairrada, Beira Interior, Lisboa e Tejo

Publicado

on

A “Caracterização e os Caminhos para a Sustentabilidade Multirregional” é o mote do evento que terá lugar no dia 13 de dezembro, a partir das 16h00, no Instituto Politécnico de Viseu. Esta é uma ação conjunta da CVR da Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo e com o apoio do Porto Protocol.  

A sustentabilidade é um dos temas mais prementes da atualidade, nomeadamente, na área da vitivinicultura, face às crescentes exigências dos mercados internacionais e ao impacto das alterações climáticas. 

Perante a urgência de ação, e num esforço ímpar de colaboração multirregional, as cinco Comissões Vitivinícolas, que representam cerca de 38% da produção de vinho em Portugal, desencadearam um trabalho de fundo de auscultação de dezenas de agentes económicos do setor, com o intuito de aferir o ponto de situação da sustentabilidade no terreno, as boas práticas já implementadas, os desafios e as necessidades dos produtores.  

Neste evento de dia 13 de dezembro (terça-feira), a ter lugar a partir das 16h00, no Instituto Politécnico de Viseu, será apresentado o resultado desta caracterização, enriquecida por um documentário que espelha a realidade das regiões (que é a do setor) através de vários testemunhos de produtores de uva e vinho. Serão ainda explorados alguns dos caminhos para a sustentabilidade nas 5 Regiões, tendo como pano de fundo o Referencial Nacional de Sustentabilidade, apresentado recentemente pela ViniPortugal. 

O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, e terá como temas a debate “O Valor da Sustentabilidade – Mercados internacionais” e a “Caracterização Multirregional e sinergias com o Referencial Nacional de Sustentabilidade”.

O primeiro painel contará com Anna Britain, Diretora Executiva da Napa Green (certificação de sustentabilidade de Napa Valley, Califórnia), que partilhará experiências sobre a construção de um espirito de comunidade em torno da sustentabilidade , bem como dicas para os produtores; Marja Aho, Diretora de Sustentabilidade da Alko (Monopólio de bebidas Finlandês) falará sobre os requisitos que estão a ser solicitadas aos produtores e a importância das certificações, no âmbito do novo plano conjunto para a sustentabilidade que os cinco monopólios nórdicos estão a construir; e Polly Hammond, Fundadora da 5Forests (agência de comunicação especializada na indústria do vinho), partilhará experiências sobre boa e má comunicação em sustentabilidade, nomeadamente sobre o conceito de “greenwashing”. 

Num segundo momento, Bruno Caldeira, da Consulai, fará uma resenha sobre o Referencial Nacional de Sustentabilidade, seguido da apresentação da Caracterização e os Caminhos para a Sustentabilidade Multirregional por Marta Mendonça e Cristina Crava, do Porto Protocol. O fecho do programa contará com a contribuição de Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. 

 A entrada é de acesso livre, e decorrerá quer presencialmente, quer online, bastando, para isso, inscrição prévia em https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_RFvRxAgiQi64Iaobhp2hBA .

Programa: 

16h00 – Abertura (presencial) 

. Arlindo Cunha/CVR Dão 

. Marta Mendonça/ Porto Protocol 

16h10 – Painel 1: O Valor da Sustentabilidade – Mercados internacionais (online) 

. Apresentação: Pedro Mendonça/CVR Dão 

. Anna Brittain, CEO at Napa Green | USA | Napa Valley. 

. Marja | Diretora de Sustentabilidade Alko – Monopólio Finlandês 

. Polly Hammond | 5 Forest’s – Agência de Comunicação sustentabilidade e Vinhos 

16h45 – Painel 2: Caracterização Multirregional e sinergias com o Referencial Nacional de Certificação Sustentabilidade (presencial) 

. Apresentação: Isabel Duarte/CVR Dão 

. Testemunho Produtores  

. Referencial Nacional Certificação Sustentabilidade – Bruno Caldeira | Consulai 

. Caracterização da sustentabilidade Multirregional e Caminhos para o dia seguinte – Cristina Crava e Marta Mendonça / Porto Protocol 

17h35 – Encerramento (Presencial) 

. Apresentação: Isabel Duarte/CVR Dão 

. Frederico Falcão/Presidente da ViniPortugal 

. Maria do Céu Antunes/Ministra da Agricultura 

18h00 – Prova de Vinhos/Buffet .

Imagem: DR.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas