Atualidade
Criação da “Assembleia Municipal Jovem de Barcelos” aprovada por deputados municipais

Os deputados municipais barcelenses aprovaram, por esmagadora maioria (apenas uma abstenção), o regulamento que permite a criação da Assembleia Municipal Jovem de Barcelos. A proposta, apresentada pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Pereira, é a concretização de um objetivo anunciado logo no início do seu mandato.
Segundo o texto do regulamento, a criação da Assembleia Municipal Jovem de Barcelos visa a promoção de valores de cidadania e de participação da juventude do concelho e tem como objetivos: “motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres de cidadão; sensibilizar os jovens para as questões do poder local, designadamente no âmbito das suas atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos; e proporcionar aos jovens a experiência de participação em processos eleitorais e de discussão democrática. Acrescem a estes princípios, o incentivo do “interesse dos jovens pela participação cívica na definição das políticas municipais; realçar a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais” e preparar a “juventude para o debate e a discussão de ideias entre pares, mobilizando as suas capacidades de argumentação no respeito pelos valores da sã convivência democrática e da formação das decisões da maioria”. São ainda propósitos da Assembleia Municipal Jovem de Barcelos “aproximar os jovens dos eleitos locais”, bem como prepará-los para a “elaboração, apresentação, discussão e os processos de votação de Propostas de Recomendação na área da intervenção local”.
Entidades Promotoras
A Assembleia Municipal Jovem de Barcelos é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Barcelos, em colaboração com a Câmara Municipal de Barcelos e os Estabelecimentos de Ensino do concelho, que se destina a jovens/alunos que estudem no concelho de Barcelos, devendo cada Estabelecimento de Ensino participante no programa designar o(s) docente(s) responsáveis pelo mesmo. Pretende ser um órgão deliberativo, que integra os jovens em representação dos Estabelecimentos de Ensino que se inscrevam no programa, e cuja representação está assim definida: “representam a Assembleia Municipal Jovem de Barcelos 6 alunos de cada escola e o Presidente da Assembleia Municipal Jovem de Barcelos, que é por inerência o Presidente da AMB. Este novo órgão juvenil será dividido em dois escalões, sendo que a cada escalão corresponde uma sessão.
Estabelecimentos de Ensino Aderentes
A Assembleia Municipal Jovem de Barcelos tem os seguintes estabelecimentos de ensino aderentes:
Escalão 3º ciclo e secundário: Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria; Agrupamento de Escolas de Barcelos; Agrupamento de Escolas de Braga Oeste; Agrupamento de Escolas de Fragoso; Agrupamento de Escolas de Gonçalo Nunes; Agrupamento de Escolas de Vila Cova; Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho; Agrupamentos de Escolas Vale D’Este; Agrupamento de Escolas Vale do Tamel; Escola Secundária de Barcelinhos; Colégio Didálvi; Colégio La Salle; Conservatório de Música de Barcelos; Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (ETGB); Escola Profissional Profitecla; Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB).
O mandato dos Membros da Assembleia Municipal Jovem de Barcelos tem início após a sua eleição através de listas constituídas para o efeito, previsivelmente no início de cada ano letivo, sendo a sua duração de 1 ano. Cada membro eleito tem o limite de dois mandatos.
A eleição das listas dos alunos é feita nas escolas do concelho de Barcelos entre os alunos e é da responsabilidade do professor designado para o efeito, sendo que cada escola deverá elaborar as respetivas listas, as quais deverão ser sujeitas a votação. Cada lista deverá ser composta por seis membros efetivos e dois suplentes.
Foto: Frame do direto da última Assembleia Municipal de Barcelos.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca