Connect with us

Atualidade

CPPME: “Este ano, o lema é resiliência e reconstrução”

Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) celebrado a 27 de junho

Publicado

on

A CPPME – Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas assinalou o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), comemorado ontem, 27 de junho.

Para a confederação presidida por Jorge Pisco, “estas empresas, que representam, no mundo, mais de 90% do total das empresas, também lideradas por mulheres e por jovens empreendedores, são a espinha dorsal da maioria das economias do mundo e desempenham um papel fundamental nos países em desenvolvimento. As MPME criam 7 em cada 10 empregos nos mercados emergentes. De acordo com diversos estudos, as pequenas empresas são responsáveis por mais de 70% de todos os empregos em todo o mundo e dois terços dos empregos do sector privado”.

Esta estrutura considera que, “este ano, o lema é resiliência e reconstrução. É necessário fortalecer iniciativas que ajudem a lutar contra a pobreza e criar empregos. Em Portugal, a realidade é que 98% das empresas existentes são micro, pequenas e médias, responsáveis por mais de 80% dos postos de trabalhos. Responsáveis efetivos da produção nacional, num país com profundas desigualdades, são, na maior parte das vezes, o verdadeiro motor da economia e em muitos locais assumem o último elemento de coesão territorial”

Este ano comemora-se o 5º aniversário do Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas com o tema «Resiliência e Reconstrução», com o objetivo de salientar o papel das MPME para o desenvolvimento sustentável na vanguarda da reconstrução e dos impactos que os empreendedores enfrentam devido à COVID-19, à crise climática e aos conflitos.

A CPPME “saúda todos estes homens e mulheres que dedicam a sua vida a ser empresários de forma quase heroica, dotados de uma resistência enorme. Os tempos que correm são difíceis e não trazem a alegria que a data devia proporcionar. Em Portugal, depois de dois anos de uma crise pandémica que afetou, gravemente, este setor, que sobreviveu quase sem apoios ou quando existiram foram tardios. Muitas atividades viram-se reduzidas a nada, milhares de famílias sem sustento. Agora, com a situação internacional, viram as matérias-primas e custos de contexto subirem para patamares nunca antes vistos”.

No entanto, mantêm-se “firmes com a responsabilidade de ser quem, diariamente, de forma digna, produz contribuindo para que Portugal possa recuperar”.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas