Atualidade
Conserveira PINHAIS lança “O Grande Livro de Receitas de Sardinhas NURI”

A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos e casa da NURI, marca de culto nos mercados internacionais, lança “O grande livro de receitas de sardinhas NURI”, um livro repleto de histórias e de pratos sobre esta espécie tão apreciada pelos portugueses. Com um leque de propostas gastronómicas diversificadas e sofisticadas, que evocam sabores do mar, o livro apresenta várias sugestões de receitas confecionadas com conservas NURI, desde tapas, saladas, quiches, até massas picantes, iguarias imperdíveis à mesa e que prometem conquistar o palato dos portugueses.
Com origem na costa do Atlântico, a sardinha chega fresca à histórica fábrica de conservas Pinhais e segue para a salmoura para equilibrar o sabor. Depois é cortada manualmente e cozinhada a vapor, num forno centenário, um processo tradicional que mantém presentes os nutrientes, vitaminas e sais minerais. Já cozido, o pescado está pronto para entrar nas latas, a que se juntam ingredientes de excelência, como o azeite, pepino, malagueta, cenoura, cravinho, pimenta preta e louro. Seguem-se o enlatamento, a esterilização e a maturação das conservas NURI. Toda a viagem da sardinha, que integra cerca de 12 etapas, é integralmente manual o que garante a qualidade reconhecida aos produtos da marca.
“Cada lata de Nuri é um pedaço de tradição viva, um processo de produção que permaneceu tenazmente inalterado por 100 anos, na mesma fábrica, nas mesmas mesas de mármore, a mesma receita dia após dia”, refere Jakob Glatz, responsável da empresa Glatz que detém a marca NURI.
Escritas por Anna Burghardt e desenvolvidas pelo chef profissional Andres Stirn, as inúmeras receitas NURI presentes no livro são complementadas com histórias emocionantes sobre a vida quotidiana na fábrica Pinhais, as relações duradouras que marcam o percurso da empresa e das diferentes gerações da mesma família que ali trabalham. É um mergulho na azáfama da lota de Matosinhos, onde as colaboradoras da Pinhais vão selecionar com mestria apenas a melhor sardinha. É também a história da marca que assenta numa herança cultural da indústria centenária tipicamente portuguesa, agora retratada em cada uma das receitas NURI, a descobrir no livro.
Editado em três línguas: português, inglês e alemão, “O grande livro de receitas de sardinhas NURI” estará à venda no final do mês, podendo ser adquirido no Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour” e, ainda, na loja online da Pinhais, pelo preço unitário sob consulta.
Imagem: PINHAIS.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca