Atualidade
Congresso “Uncertain Landscapes” junta investigadores de 17 países em Guimarães

O Congresso Internacional “Uncertain Landscapes. Beyond Transdisciplinary Approaches” reúne, até esta sexta-feira, investigadores de 17 países no Centro Cultural Vila Flor e no Teatro Jordão, em Guimarães, para refletirem sobre as paisagens como conceito, como lugar em que vivemos e como se transformaram muito nas últimas décadas.
A coordenação cabe a Rebeca Blanco-Rotea, do Laboratório de Paisagem, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho, em colaboração com o Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) e o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da aliança europeia Arqus e do Município de Guimarães, entre outros.
O programa difere de congressos do género pela sua abordagem comum e cruzada de diferentes áreas científicas, baseado nas conclusões dos workshops “Sob(re) a Paisagem”, realizados em 2021-22. Está estruturado em seis temas transversais, que abordam a vulnerabilidade e os conflitos que afetam as paisagens, a construção de novas narrativas ou as políticas que regulam a paisagem.
Entre os oradores estão o geógrafo Álvaro Domingues (Universidade do Porto), a arquiteta e urbanista Paola Viganò (Universidade de Veneza, Escola Politécnica de Lausanne) e os autores Daniel Fernández Pascual e Alon Schwabe (Cooking Sections). Na sexta-feira intervêm a artista Irene Kopelman, o arqueólogo Felipe Criado-Boado (Conselho Superior de Investigação Científica de Espanha) e o arquiteto Francesco Careri (Universidade Roma Tre), que no sábado dinamiza, também, uma caminhada pública (walkscape) por Guimarães.
As atividades paralelas incluem o 5º ciclo de cinema “Mulheres, Patrimónios, Sociedade”, sempre a partir das 21h00 na Sociedade Martins Sarmento, com a exibição e o debate à volta de nove filmes de Galiza, Portugal e Brasil.
Desde a adoção da Convenção Europeia da Paisagem em 2000, a paisagem tem tido um papel relevante nas políticas dos Estados-membros, sendo reconhecida na qualidade de vida das populações, quer em zonas urbanas ou rurais, em áreas degradadas ou não. A paisagem contribui também para a formação das culturas locais e para o património natural e cultural da UE. Apesar disso, os problemas gerados pelas alterações climáticas e pelos modelos de produção extrativa estão a afetar e a alterar rapidamente paisagens fundamentais para a nossa qualidade de vida, daí este congresso ter adotado o tema “Paisagens Incertas”. O programa geral está em uncertainlandscapes.weebly.com.
Foto: UM.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca