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Conceito de design “Alto” vence programa de mentoria LEXUS RCA

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O desafio de design da LEXUS, que apelava à previsão sobre a evolução da mobilidade de luxo em 2040, foi vencido por “ALTO”, conceito radical de veículo voador particular, semelhante a um globo.

O trabalho do jovem designer Richard Newman foi selecionado entre os seis finalistas do programa LEXUS 2040: the Soul of Future Premium. Organizado pela LEXUS e pela Royal College of Art (RCA) de Londres, o projeto desafiou alunos de Pós-Graduação do Centro de Design de Mobilidade Inteligente (IMDC) da faculdade a explorar novas arquiteturas de veículos para atender às alterações na vida e na sociedade das cidades europeias, e re-imaginar o papel que a LEXUS pode desempenhar como marca de mobilidade de luxo.

Richard Newman (Foto: DR)

“ALTO” é um veículo VTOL (vertical take-off and landing = descolagem e aterragem vertical) movido a hidrogénio. A sua forma pendente foi inspirada em balões de ar quente e pequenas estufas. Newman prevê um futuro em que a tecnologia se tornará tão comum que deixará de ser considerada um luxo; em vez disso, as pessoas valorizarão a “celebração do quotidiano” como experiências premium. Descreve o veículo como “jóia no céu – um brinco de nuvem”, com um exterior que pode ser personalizado. A funcionalidade do design também permite um encaixe perfeito na lateral dos edifícios.

“Queria criar algo que fosse bastante desafiante, que arregalasse alguns olhos, mas que também fizesse as pessoas sorrirem”, conta Richard, de Coventry, Reino Unido. “Mostrou-se um processo de design bastante orgânico e as alterações que eu precisava de fazer tornaram-se bastante evidentes, à medida que o programa avançava, com o contributo dos designers da LEXUS.”

O programa de seis meses incluiu sessões de orientação e avaliação com Ian Cartabiano e Lance Scott, Presidente e Administrador do estúdio de design europeu da LEXUS, ED2, respetivamente, juntamente com o Professor Dale Harrow, presidente do IMDC, e Chris Thorpe, responsável pelo Programa de Mobilidade Inteligente da RCA. Juntaram-se, ainda, ao painel de jurados, o designer e crítico Nargess Banks, bem como quadros seniores da LEXUS Europa, para selecionar o vencedor.

Foto: LEXUS

Os designers apresentaram o seu trabalho pessoalmente ao júri, numa cerimónia no IMDC, a 15 de março de 2022. Para além do vencedor, foram destacados dois vice-campeões: Zhenyu Kong (China) com “LEXUS #Units” e Ben Miller (Canadá) com “Crucible”.

O design exclusivo do LEXUS #Units inspira-se no formato das barreiras costeiras. É altamente flexível e pode reduzir o seu rasto para se adaptar a estradas estreitas. O interior pode ser personalizado com tecnologia blockchain, para que as obras de arte NFT possam ser levadas em viagem. O LEXUS #Units atende ao desejo da Geração Alfa de diversidade na autoexpressão, aproveitando a popularidade das redes sociais para partilhar opiniões e emoções. O veículo pode ligar-se a outros veículos e ser usado como um projetor, por exemplo, em concertos ou festas, virtualmente.

O Crucible é um veículo de fuga movido a hidrogénio que se divide para responder a diferentes cenários e contextos de utilização. Separa o habitáculo de luxo da tecnologia, para criar um serviço despreocupado e personalizado. O interior transforma-se de forma a poder ser adaptado a qualquer configuração, para um conforto perfeito. Pode, até, ser colocado dentro de uma casa. Os utilizadores podem escolher um veículo diferente para dias de semana ou fins de semana, quando quiserem explorar e conhecer outros. Tendo como referência as sugestões de design da LEXUS, Miller reinterpretou a grelha de assinatura LEXUS e criou um veículo leve e arejado, de onde é fácil entrar e sair, e que pode ser reclinado, para maior conforto.

Lance Scott partilhou que “todos os designers nos impressionaram pela sua forma de pensar, pelas suas ideias e pela amplitude da sua imaginação. O que eles produziram não foi apenas fantasia, mas algo baseado no estudo factual do que o ‘premium‘ pode significar numa sociedade futura, extrapolando-o para criar algo muito avançado. No projeto vencedor de Richard Newman, tudo foi bem pensado e executado. A sua visão positiva e otimista do futuro da LEXUS é muito o que queremos para a nossa marca, algo que possa trazer um sorriso ao rosto de todos”.

O Professor Dale Harrow comentou que “este foi um projeto muito gratificante para todos os envolvidos e, com a LEXUS, pudemos explorar questões profundas relacionadas com a mobilidade no que toca ao futuro dos estilos de vida e dos produtos. Os resultados mostram o que os jovens designers pensam verdadeiramente sobre questões de mobilidade, trazendo as suas experiências do dia a dia para o projeto, a partir de uma ampla gama de origens culturais”.

Etienne Plas, Senior Manager da LEXUS Product Communications, acrescenta: “Como marca, incentivamos e apoiamos ativamente o desenvolvimento de novos talentos e ideias em design. Este projeto trouxe intrigantes e empolgantes novas ideias sobre a forma como a LEXUS pode evoluir como marca, para responder às alterações nos requisitos de mobilidade e perceções do que significa ‘premium’”.

LEXUS e o Design em Portugal:

Desde 2017 que a LEXUS Portugal tem uma parceria com a ESAD (Escola Superior de Arte e Design). A concretização dessa parceria teve início no LEXUS/ESAD Design Camp, um workshop de design de uma semana, realizado em setembro 2017, em Ofir. Desde então, são várias as ações ao longo destes anos. Mais recentemente em 2021, a LEXUS foi o patrocinador principal do evento Porto Design Biennale. Onde, ao longo de 54 dias, foi debatido e celebrado o design como forma de habitar e circular pelo mundo, explorando novas realidades.

Fotos: DR.

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Câmara de Barcelos inaugura troço urbano da Ecovia

Centenas de pessoas participaram na caminhada

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“A inauguração deste troço urbano da Ecovia do Cávado, em Barcelos, representa um marco muito significativo no desenvolvimento sustentável da cidade, um marco que inicia uma nova relação entre os munícipes e o ambiente natural”. Foi assim que o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, se expressou no ato inaugural do Troço Urbano da Ecovia do Cávado, que se desenvolve num percurso de 2.300 metros, entre a Ponte Ferroviária e o lugar de Souto dos Burros, na margem esquerda do rio.

Perante centenas de pessoas, que se reuniram no átrio da sede da Junta de Barcelinhos (e que depois participaram na caminhada pela ecovia), Mário Constantino Lopes vincou a sua satisfação por “cumprir mais um compromisso eleitoral”, salientando que “esta obra faz parte de um plano muito mais alargado de valorização do Rio Cávado e da dinamização das suas Frentes Ribeirinhas”. O autarca evidenciou que o objetivo do Município é, através do desenvolvimento do MasterPlan, “aproximar as pessoas do rio, potenciar a fruição das margens e dos futuros parques fluviais, incentivar o recreio, o lazer, o convívio e a atividade física”, tendo, para esse efeito comprado já os terrenos dos Norton e dos Vessadas. No horizonte, estão os projetos que farão ligar este troço urbano da ecovia aos concelhos de Esposende e de Braga.

O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho e a colaboração de várias entidades e pessoas, entre os quais o autor do projeto, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e os serviços municipais.

Ministro José Manuel Fernandes saúda trabalho da Câmara Municipal

Convidado para presidir à inauguração oficial da ecovia urbana de Barcelos, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deixou palavras elogiosas ao “trabalho que o presidente da Câmara tem feito à frente dos destinos do concelho”, sublinhando a “ação competente e a visão do Município no desenvolvimento do concelho”, através da potenciação dos recursos naturais do território. O governante acentuou o trabalho que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem efetuado, apelando à rapidez processual e à desburocratização de procedimentos.

Fazendo alusão aos recursos naturais, ao ambiente e à agricultura, José Manuel Fernandes vincou a importância desta trilogia no desenvolvimento sustentado da economia, da potenciação dos recursos paisagísticos e do aproveitamento para atividades de lazer e desporto ao ar livre.

Antes destas intervenções, o Presidente da Junta de Barcelinhos, José Rui Peixoto, deu as boas-vindas a todos os participantes, e fez questão de agradecer ao município pela execução de uma obra tão importante, não só para Barcelinhos como para todo o Concelho.

Logo após o autor do projeto, arquiteto Bruno Costa, apresentou as especificidades da ecovia de Barcelos, sendo complementado pelo presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado, que salientou a importância de, no médio prazo, a ecovia fazer a “ligação do mar até ao Gerês”. Sublinhado que o trabalho que a Câmara de Barcelos está a fazer é muito importante para “voltar a cidade para o rio”, aquele responsável deixou a promessa de que a APA está e vai continuar a colaborar com o Município de Barcelos, no projeto de requalificação das frentes ribeirinhas e parques fluviais.

Troço Urbano da Ecovia do Cávado

Desenvolve-se entre a Ponte de Ferro (a montante da ponte medieval) e o lugar do Souto dos Burros, num troço de 2.300 metros. A obra teve um custo de 1 milhão e 278 mil euros, sendo financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.

O troço agora inaugurado desenvolve-se na margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que depois de concluído terá numa extensão de mais de 22 quilómetros. Faz parte de um projeto mais global que após estar completamente executado ligará o litoral (Esposende) ao Parque nacional da Peneda Gerês.

Este tipo de intervenções visam a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para uma mobilidade sustentável.

Foto: CMB.

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Barcelos recebe gala dos Prémios do Teatro Amador Europeu

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A gala dedicada às artes cénicas promete trazer o melhor do teatro amador europeu a Portugal. A entrega dos galardões decorre este sábado, 29 de março, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, e contará, com o espetáculo de teatro internacional, a ‘A Felicidade Roubada’ da companhia Malanka Theater, vinda da Ucrânia, além da festa dos premiados em três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais.

As estatuetas do busto de Gil Vicente, esculpidas pelo conhecido artista barcelense Joaquim Esteves, serão atribuídas pelo Teatro de Balugas, naquela que será a primeira edição dos prémios, afirmando o diretor da companhia, Cândido Sobreiro, que “esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa”.

Os bilhetes estão à venda em https://gilvicente.bol.pt/ ou na bilheteira do teatro em Barcelos.

Imagem: DR.

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Cascais e Sintra: Quatro detidos pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada e dois por tráfico de estupefacientes

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O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de março, pelas 07h00, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de um crime de ofensas à integridade física qualificada, nos concelhos de Cascais e Sintra, deu cumprimento a cinco Mandados de Busca e apreensão domiciliária e deteve através de Mandados de Detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, quatro homens, com idades compreendidas entre 17 e 19 anos de idade.

A investigação realizada pela PSP abrangeu um inquérito, dirigido pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, referente a um crime de ofensas à integridade física qualificada e de um crime de gravações e fotografias ilícitas, praticados no dia 20 de dezembro, junto de um estabelecimento de ensino, no concelho de Cascais.

As ofensas provocadas e que revelaram especial censurabilidade e perversidade, tiveram como vítima um jovem menor de 14 anos, por este ter partilhado um story no seu perfil de uma rede social, que era acompanhada com uma música com letra de teor negativo entre residentes de bairros do concelho.

A vítima foi agredida com socos na face, pontapés na barriga e vários pontapés por todo o corpo, atingindo-o principalmente na cabeça, face e tronco, fazendo com que o mesmo perdesse a consciência. Um dos suspeitos, com recurso ao seu telemóvel gravou um vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.

Na sequência das agressões, a vítima foi transportada de urgência para o Hospital de Cascais, onde ficou internado, sendo depois transferido para o Hospital São Francisco Xavier, onde foi sujeito a cirurgia ao nariz.

Os suspeitos provocaram, ainda, à vítima vários hematomas e equimoses, especialmente na face, bem como uma fratura dos ossos próprios do nariz e da apófise frontal esquerda, várias fraturas no maxilar esquerdo e fratura dos dois dentes frontais.

Das buscas domiciliárias realizadas, apreenderam-se seis telemóveis e uma catana de grandes dimensões, com 46 cm de lâmina. Do exame pericial aos telemóveis apreendidos, logrou-se recolher o vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.

No decurso das buscas efetivadas, procedeu-se ainda à detenção de dois homens de 29 e 49 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes, os quais tinham na sua posse 358,34 doses individuais de haxixe; e 149,20 doses individuais de cocaína.

“Com as detenções realizadas, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, mas não menos importante, devolver e fomentar o sentimento de tranquilidade e segurança pública ao Concelho de Cascais”, referiu a força policial.

Os detidos foram presentes em 1.º interrogatório judicial de arguido detido no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois deles e de proibições e imposições aos outros dois.

No que concerne aos detidos por tráfico de estupefacientes, os mesmos ficaram com a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

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