Atualidade
Comando Distrital de Bragança da PSP comemora o 146º aniversário

A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora, hoje, o 146º aniversário do Comando Distrital de Bragança.
Pela primeira vez, esta data é assinalada no dia 4 de março, ao invés do dia 24 de julho, como tem sido feito desde os primórdios da existência da PSP.
Em 2021 foi localizado, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, uma ata da Junta Geral do “Districto de Bragança”, datada de 19 de fevereiro de 1877, que refere que em sessão ordinária, por deliberação tomada no dia 4 de março de 1876, foi “creado e organisado n’esta cidade o corpo de polícia civil”.

Anos mais tarde, tiveram início algumas parcerias de trabalho com determinadas Câmaras do distrito, com pessoal policial deslocado a prestar serviço nas autarquias, que originaram os postos de polícia. Concretamente em Mirandela, no dia 24 de janeiro de 1950 – com um efetivo de 11 polícias – em Macedo de Cavaleiros, em 24 de abril do mesmo ano – com 7 polícias – e em Moncorvo, em 20 de abril de 1952, também com 7 Polícias.
Atualmente, cabe ao Comando Distrital de Bragança garantir a proteção e segurança dos seus 34 760 concidadãos, numa na área total de responsabilidade territorial de 68,7 Km2.
“Nos dias de hoje, a Polícia é uma instituição de vanguarda com forte afirmação social e parceira das principais instituições motoras da vida em Bragança e Mirandela. Os municípios, a unidade local de saúde do Nordeste, os corpos de bombeiros, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Instituto Politécnico de Bragança são polos agregadores e influenciadores na aplicação de modelos de policiamento e na prevalência do sentimento de segurança geral”, refere o Comando.
A criminalidade geral denunciada nos últimos anos apresenta uma tendência consistente de diminuição, pese embora, a criminalidade violenta e grave tenha propensão para crescer, sendo que os crimes que se apresentam em resultado da proatividade policial manifestam uma disposição para aumentar.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, apenas se perdeu uma vida humana em 2019, apesar de no ano de 2021 ter-se registado um aumento dos acidentes de viação, colisões e despistes. Os atropelamentos também têm vindo a decrescer nos últimos anos.
“Somos acompanhados, diariamente, por mais de 15 000 seguidores nas redes sociais e mantemos canais de comunicação fluídos e eficazes também graças ao trabalho dos órgãos de comunicação social, sobretudo locais, que nos ajudam e cooperam proficuamente”, salienta o comando brigantino.
O lema “Firmes e Vigilantes”, inscrito no brasão do Comando Distrital de Bragança, representa o constante zelo da Polícia de Segurança Pública, pela segurança e bem-estar de todos os cidadãos.
“Obrigado, Bragança e Mirandela, e parabéns aos Polícias e pessoal de apoio técnico pela resiliência e dedicação ao serviço público”, conclui.
Imagens: PSP.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca