Connect with us

Atualidade

COLT Technology Services reforça presença ibérica com novo ponto de ligação na Barcelona Cable Landing Station da AFR-IX Telecom

Publicado

on

A COLT Technology Services (COLT) é o primeiro cliente da Barcelona Cable Landing Station (BARCELONA CLS) da AFR-IX Telecom. Líder mundial em redes de fibra ótica terrestre e serviços de rede de alto débito e voz para empresas e revendedores assentes na sua IQ Network, a COLT consolida a sua presença na Península Ibérica com este novo ponto de ligação e expande o seu negócio através das rotas submarinas fornecidas pela CLS de Barcelona da AFR-IX Telecom.

A COLT está presente em mais de 220 cidades, ligando mais de 1.000 centros de dados e mais de 31.000 edifícios aos maiores centros de negócios em mais de 30 países da Europa, Ásia e América do Norte.

A COLT tem vindo a reforçar os seus investimentos na Península Ibérica onde possui uma rede de fibra ótica robusta, bem como hubs e ligações aos principais centros de dados nas cidades mais importantes da Europa que incluem por exemplo Lisboa, Bilbau, Madrid e Barcelona.

Barcelona desempenha um papel estratégico com 13 centros de dados ligados à rede IQ da COLT. Com a nova ligação ao BARCELONA CLS, a COLT reforça a sua presença neste importante hub europeu.

Christian Schmidt, Network Expansion Manager da COLT Espanha, afirma: ” A COLT está empenhada em participar e impulsionar o reposicionamento da Península Ibérica enquanto o Hub Digital Europeu, e nesse sentido tem vindo a afirmar-se cada vez mais como o operador de referência nas ligações às Américas, Ásia, África e Europa. A Península Ibérica tornou-se num hub essencial para diversificar a conectividade e evitar a sobrelotação das redes na Europa. A estação de amarração de Barcelona para cabos submarinos, gerida pela AFR-IX Telecom, contribuirá para reforçar a posição geoestratégica da Península Ibérica como principal porta de acesso à Europa. O objetivo é construir rotas mais rápidas, adicionar novas alternativas complementares, ligar o maior número possível de centros de dados e de prestadores de serviços na cloud, e contribuir decisivamente para a digitalização das empresas localizadas ou com operações na Península Ibérica.”

Ligação aos principais hubs digitais europeus

A partir da Barcelona CLS, a COLT passará a disponibilizar serviços como a interligação de centros de dados (Data Centre Interconnect), a gestão do tráfego de redes (IP Transit) ou/ e a dark fiber (circuitos de fibra ótica não ativa que permitem expandir a capacidade dos clientes em momentos críticos). Por outro lado, a Barcelona CLS passa a contar com a COLT para aceder ao mercado empresarial e para responder às necessidades das empresas ligadas aos serviços na cloud.

A COLT irá capacitar a Barcelona CLS com a possibilidade de se ligar aos principais hubs digitais europeus (Paris, Londres, Frankfurt) e disponibilizará uma ligação de rede terrestre rápida às outras estações regionais de amarração por cabo que existem na Europa, tais como Lisboa, Bilbau e Marselha, numa altura em que estão a ser instalados novos cabos submarinos e capacidade acrescida nos Estados Unidos, África, Médio Oriente e Ásia.

Esta parceria entre a COLT e a AFR-IX Telecom é também um exemplo de como a BARCELONA CLS está a criar e desenvolver um ecossistema digital imprescindível para garantir a construção de um hub digital competitivo no Sul da Europa.

Norman Albi, CEO da AFR-IX Telecom, referiu, a este propósito: “Estamos muito orgulhosos de que a COLT, com quem a AFR-IX Telecom tem uma relação comercial de longa data, faça parte do projeto CLS de Barcelona, uma vez que representará uma grande expansão da atividade da estação, que foi lançada em outubro passado. Com a chegada da COLT, temos a certeza de que outros operadores se seguirão, uma vez que as sinergias são muito importantes neste setor.”

Um exemplo de como esta interligação e de como a Barcelona CLS está a atrair grandes empresas de telecomunicações, é o importante acordo recentemente anunciado com o internet exchanger DE-CIX para oferecer os seus serviços peer-to-peer. De referir ainda que, em menos de um mês, esta estação já acolheu os primeiros cabos submarinos. Entre estes contam-se o cabo 2Africa em que a Meta está envolvida.

COLT e AFR-IX Telecom, uma parceria de longa data

A presença da COLT na Barcelona CLS é mais um marco na parceria que possui com a AFR-IX Telecom. A AFR-IX já usa a rede da COLT no mercado africano para fornecer serviços de Internet aos operadores e clientes africanos e para os ligar aos centros de dados europeus através das rotas da COLT.

Para a COLT é, também, importante ter um parceiro como a AFR-IX, que detém uma presença muito relevante em África, uma vez que o mercado africano está a tornar-se cada vez mais atrativo para as empresas europeias que precisam de poder ligar as suas sedes africanas às suas sedes europeias ou aos centros de dados onde os seus servidores de Internet estão hospedados.

Imagem: COLT.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas