Atualidade
Chocolat Festival Portugal reúne grandes personalidades e marcas do setor

O WOW – World Of Wine, em Vila Nova de Gaia, acolhe o Chocolat Festival Portugal, naquela que é a primeira edição europeia do festival. No momento em que se fecham as últimas confirmações, do programa constam já grandes nomes do mundo do chocolate.
O Chocolat Festival Portugal vai decorrer no WOW, de 20 a 23 de outubro. Trata-se da primeira edição do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau, na Europa, e isso já chamou a atenção de alguns dos principais nomes do setor, os quais confirmaram a viagem para Gaia, para assistir e participar no festival.
De São Tomé e Príncipe, vem Adalberto Luís, presidente da cooperativa CEQAQ-11, responsável pela plantação de novas árvores, de forma a evitar a erosão do solo neste país de forte produção de cacau. Chantal Coady é presidente da Academy of Chocolate Awards e virá do Reino Unido para conhecer o festival. Do mesmo destino virá, também, Spencer Hyman, fundador da Cocoa Runners.
Há vozes incontornáveis neste mundo do cacau e do chocolate, duas delas são a María Jiménez (Países Baixos) e Clay Gordon (EUA). Ambos têm presença confirmada no Chocolat Festival Portugal. Juntam-se ainda mais nomes de profissionais apaixonados, como César De Mendes (Brasil), ativista ambiental e investigador de cacau da Amazónia; Helen López (Espanha), diretora da ChocoMad; e Julia Zotter (Áustria), da Zotter Schokolade.
Ainda no contexto internacional, o Chocolat Festival Portugal vai dar a (re)conhecer e a provar algumas das principais marcas de chocolate e de produtos ligados ao cacau e ao chocolate. Entre elas: ARCÁDIA (Portugal), CASA GRANDE – Portugal, DOURO’S FLAVOURS (Portugal), FEITORIA DO CACAU (Portugal), MARIA CHOCOLATE (Portugal), TAYLOR’S (Portugal), VINTE VINTE (Portugal), KANKEL (Espanha), DOLFIN (Bélgica), TASSE (Bélgica), CALLEBAUT (Bélgica), DE MENDES (Brasil), MESTIÇO CHOCOLATES (Brasil), CHOCOLEYENDA (Equador), FBM (Itália), PACKINT (Itália) e LAREKA (Países Baixos). Também outras entidades, como o The Cacau Club, não vão faltar ao certame.
No recinto do festival, os visitantes vão, ainda, poder assistir a espetáculos no Palco Cacau e a palestras no Fórum do Cacau. Na Cozinha Kids, os mais pequenos vão pôr as mãos na massa (de chocolate). Haverá, ainda, a decorrer uma série de Workchocs by Academia Vinte Vinte. O programa está permanentemente a ser atualizado em https://wow.pt/pt/chocolat-festival/.
O Chocolat Festival Portugal abre as suas portas no dia 20, quinta-feira, das 18h00 às 22h00. Nos restantes dias, sexta, sábado e domingo, o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau acontece das 14h00 às 22h00. A entrada é gratuita, com alguma programação paralela paga. O festival vai acontecer no WOW, distribuindo-se pelas áreas comuns do quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia.
A organização está a cargo do WOW e da MVU Empreendimentos.
Foto: WOW.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca