Connect with us

Atualidade

Centro de Vacinação do Concelho de Vila Franca de Xira: Atualização

Publicado

on

O Centro de Vacinação, instalado no Pavilhão Multiusos do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, encontra-se a funcionar todos os dias das 9h00 às 19h00 (incluindo fins de semana e feriados).

O Município informa que a partir do dia 17 de janeiro o auto agendamento destina-se aos seguintes grupos etários:

. 60 ou mais anos para dose de reforço contra a COVID-19 e/ou Gripe.

. 40 ou mais anos para dose de reforço contra a COVID-19, com esquema inicial Pfizer, Moderna ou Astrazeneca.

. 18 ou mais anos vacinados com vacina Janssen há 90 ou mais dias.

Mantem-se os agendamentos programados e a modalidade “Casa Aberta” para:

Vacinação de primeiras doses da vacina COVID-19 de utentes elegíveis que:

. não tenham vacinação agendada.

. tenham idade igual ou superior a 12 anos.

. não tenham sido infetados com COVID-19 nos últimos 3 meses.

. vacinação da dose de reforço da COVID-19 de utentes elegíveis que:

. tenham idade igual ou superior a 55 anos.

. tenham tido Covid-19 e/ou completado o esquema vacinal há pelo menos 150 dias.

Utente com 18 ou mais anos de idade que tenha inoculado a vacina Janssen há mais de 90 dias.

Vacinação contra a gripe de utentes elegíveis com idade igual ou superior a 60 anos.

Dose de reforço para Profissionais de Lares de Infância e Juventude, Centros de Acolhimento Temporário e Centros de Atividade Ocupacional, Profissionais da Comunidade Escolar e respostas sociais na infância, Profissionais da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Profissionais de/da saúde, Profissionais de ERPI e Similares, Profissionais da RNCCI e Profissionais do Corpo de Bombeiros, Comunidade Universitária (Estrutura Docente e Apoio), Pessoas com comorbilidades (elegíveis para esta fase da vacinação, portadoras de declaração médica) e membros das assembleias de voto. Utentes com Diabetes Tipo II (declaração médica). Profissionais da PSP, GNR, PJ e SEF. Estudantes incluídos: Cursos de Medicina, de Medicina Dentária e Enfermagem que frequentam o último ano dos respetivos cursos – Forma de identificação: Declaração da instituição de ensino.

Modalidade casa aberta de acordo com a capacidade de resposta do Centro de Vacinação, mediante os agendamentos programados diariamente. Preferencialmente através de senha digital.

Vacinação Crianças:

Vacinação entre os 5-11 anos

Segundas doses:

. A administração de segundas doses das crianças vacinadas a 18 e 19 de dezembro ocorrerá, como previamente definido, no FDS de 5 e 6 de fevereiro

. A administração de segundas doses das crianças vacinadas entre 6 e 9 de janeiro ocorrerá, como previamente definido, no FDS de 26 e 27 de fevereiro.

Primeiras doses:

. A administração da primeira dose em crianças que não puderam comparecer nos CVC nos 2 períodos que lhes foram já destinados (18 e 19 de dezembro e 6-9 de janeiro) decorrerá no fim de semana de 5-6 de fevereiro, e não antes, em simultâneo com a administração da segunda dose nos vacinados a 18 e 19 de dezembro.

A responsabilidade do agendamento das vacinas junto dos utentes, a gestão das marcações e a administração das vacinas é da responsabilidade da Administração Regional de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

O auto agendamento da dose de reforço já se encontra disponível para maiores ou iguais a 35 anos no que diz respeito à dose de reforço contra a COVID-19, com esquema inicial Pfizer, Moderna ou Astrazeneca.

Para esclarecimento de dúvidas ou pedidos de mais informação deve ser utilizado o endereço eletrónico: estuariotejo.vacovid@arslvt.min-saude.pt .

Foto: DR.

[Ndr: notícia atualizada a 21.01.2022, pelas 15h24, no que concerne ao auto agendamento]

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas