Connect with us

Atualidade

Católica Porto Business School apresenta resultados do estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”

A 17 de outubro, pelas 17h00, na Católica Porto Business School

Publicado

on

Há preocupações motivadas pela idade em contexto de trabalho? O que é mais valorizado no local de trabalho por cada geração? Há diferenças entre gerações face à idade percecionada e à idade real? As diferentes gerações sabem o que é “idadismo”? Os primeiros resultados do estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”, conduzido pelo Fórum de Ética da Católica Porto Business School, vão ser apresentados a 17 de outubro, pelas 17h00.

O relatório da OCDE (2020) sobre a Promoção de uma Força de Trabalho com Idade Inclusiva salienta que a otimização dos benefícios de uma força de trabalho multigeracional aumenta a produtividade e que uma empresa que tenha uma percentagem de trabalhadores com 50 ou mais anos, 10% superior à média, é 1,1% mais produtiva. Com base nesta premissa e face à parca informação sobre a realidade em Portugal, o Fórum de Ética da Católica Porto Business School lançou o estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”, cujos primeiros resultados vão ser apresentados na sua Conferência Anual. “Pretendemos apoiar as organizações na identificação de oportunidades e na criação de linhas de orientação que permitam que o contexto laboral seja espaço de hospitalidade e de inclusão para as diferentes gerações que o habitam,” refere Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética.

Agendada para as 17 horas do dia 17 de outubro, a Conferência Anual contará com a apresentação do Estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho” por Helena Gonçalves e Susana Magalhães, coordenadoras do estudo. A mesa redonda, moderada por Alberto de Castro (professor catedrático da CPBS), será dedicada à partilha de diferentes perspetivas, designadamente empresariais de Rita Nabeiro (administradora Executiva do Grupo Nabeiro, Delta Cafés), Adelaide Martins, Assessora do Conselho de Administração da Ascendi), Marisa Garrido (vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação), mas também de  Eduardo Paz Ferreira (professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e autor de “Devo Fechar a Porta? – Tempos de Idadismo e Outros Ismos”) e de Luís Castro (jornalista e apresentador do Sociedade Civil). A conferência contará ainda, na sua abertura, com uma keynote sobre “Key ethical considerations to optimise the institutional value of generational diversity“, de Piet Naudé, professor de Ética e ex-diretor da Stellenbosch Business School, seguido de contributos da ciência sobre “A diversidade geracional na perspetiva da longevidade e envelhecimento saudável – factos científicos e contributos dos estudos em neurociências” com a participação de Luísa Lopes, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes.

“Este é um tema que tem especial relevo na sociedade, tendo em conta, por exemplo, o aumento da idade da reforma e o facto de estarmos em plena «Década do Envelhecimento Saudável»”, refere Susana Magalhães, também coordenadora do estudo. “As equipas de trabalho são, cada vez mais, compostas por pessoas de gerações diferentes, incluindo frequentemente três ou mais. A existência dessa diversidade nos locais de trabalho conduz a abordagens e expetativas distintas,” acrescenta.

Helena Gonçalves ressalva, ainda, que há diversos estudos que apontam para o surgimento de atitudes mais negativas com base na idade das pessoas. “O estado da arte desta temática mostra-nos que não é incomum existirem estereótipos, preconceitos e discriminação em relação a pessoas com maior idade, mas também em relação aos mais jovens”, explica.

O estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho” foi desenvolvido pelo Fórum de Ética da Católica Porto Business School, que tem como empresas patrocinadoras o Grupo Ageas, a Bial, a Critical Software, a EDP, a Lipor e o Grupo Super Bock. Os resultados serão apresentados na conferência anual que terá lugar no dia 17 de outubro, pelas 17h00, na Católica Porto Business School. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

Agenda
17h00   Boas-vindas, Rui Soucasaux Sousa, Diretor da Católica Porto Business School (CPBS)

17h05   Apresentação do Fórum de Ética, Helena Gonçalves, Coordenadora do Fórum

17h15   “Key ethical considerations to optimise the institutional value of generational diversity“, Piet Naudé, Professor de Ética e ex-diretor da Stellenbosch Business School na África do Sul

17h45   “A diversidade geracional na perspetiva da longevidade e envelhecimento saudável – factos científicos e contributos dos estudos em neurociências”, Luísa Lopes, Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, da Faculdade de Medicina de Lisboa

18h00   Enquadramento e apresentação do Estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”, Helena Gonçalves e Susana Magalhães, coordenadoras do Estudo

18h30   Mesa-redonda “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho: Perspetivas em Diálogo”

Moderação de Alberto de Castro, professor catedrático da CPBS, Diretor Não Executivo do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da UCP

Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro, Delta Cafés (em confirmação)

Adelaide Martins, Assessora do Conselho de Administração da Ascendi

Marisa Garrido, Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação

Eduardo Paz Ferreira, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e autor de “Devo Fechar a Porta? – Tempos de Idadismo e Outros Ismos”

Luís Castro, Jornalista e apresentador do Sociedade Civil

19h45   Encerramento, Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa

19h45   Porto d’Honra

Para mais informações, consultar:

https://catolicabs.porto.ucp.pt/pt-pt/eventos/conferencia-forum-de-etica-10366

Imagem: CPBS.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas