Connect with us

Atualidade

Bragança renova o sistema gratuito de bikesharing da cidade – “XISPA”

Publicado

on

A assinalar o Dia Europeu Sem Carros, Bragança reafirma o seu compromisso com a mobilidade sustentável. Entrou, ontem, em funcionamento, o renovado sistema de bicicletas partilhadas “XISPA”, com novas estações inteligentes, em pontos estratégicos de utilização, e 20 modernas bicicletas elétricas, mantendo a sua utilização gratuita. Um investimento do Município no valor de cerca de 100 mil euros.

Surgido em Bragança em 2015, o sistema de bikesharing inteligente “XISPA” recebe, este ano, uma atualização, com equipamentos melhorados (estações E-Bike e bicicletas), um novo sistema de utilização (com uma app para smartphones dedicada) e uma imagem renovada, sob o desígnio “BRAGANÇA #XISPA COMIGO”.

São 20 as novas bicicletas “XISPA”, com autonomia entre os 40 e os 60km (dependendo da intensidade de utilização). As renovadas estações E-Bike de recolha/estacionamento de bicicletas continuam estrategicamente espalhadas pela cidade (Praça da Sé, Estação Rodoviária e Campus do IPB) e possuem um novo sistema de funcionamento.

Para utilizar uma “XISPA” basta, a qualquer cidadão, após descarregar a aplicação e proceder à inscrição na respetiva plataforma, aceder virtualmente à estação mais próxima e selecionar uma das bicicletas disponíveis. Depois, deve, simplesmente, desbloquear a bicicleta, fazendo scan do QR Code disponibilizado no equipamento, e efetuar a respetiva viagem. Para finalizar, deve fazer o upload, através da aplicação, de uma fotografia da bicicleta devidamente estacionada e trancada. A utilização do sistema “XISPA” é grátis, com a obrigatoriedade de cumprimento das respetivas normas de funcionamento (disponíveis em www.cm-braganca.pt e na app).

Este relançamento e renovação do sistema de bikesharing inteligente “XISPA” é “um testemunho do compromisso contínuo do Município de Bragança com a sustentabilidade e a inovação na área da mobilidade. Os residentes e visitantes podem, agora, desfrutar de uma forma mais prática e ecológica de se movimentarem pela cidade”, afirma o Município.

Ciclovias em Bragança. Sabia que…

– Bragança dispõe, à data, de um total de 46,59km de ciclovias (incluindo a EcoPista, Ciclovia Envolvente ao IPB, Ciclovia do Pólis, Ciclovia da Mãe D’Água, Circular Interior de Bragança e Pista Ciclável Partilhada Mista em Zona Urbana).

– Bragança tem, ainda, mais 15,64km de ciclovia planeada e para executar.

– As ciclovias existentes e aquelas que se encontram em execução ou fase de projeto resultarão numa rede ciclável segura e confortável com 62,23km, incluindo o melhoramento dos passeios/infraestruturas adjacentes e, ainda, a introdução de soluções smart, como passadeiras e abrigos inteligentes, promovendo a mobilidade universal.

– Existem, em Bragança, acessos aos principais espaços de interesse público da cidade, como o centro histórico, as escolas da cidade, serviços e polos económicos através de diferentes ciclovias.

– Estas medidas inserem-se num Plano para a Mobilidade Sustentável definido pelo Município de Bragança, que visa dotar a cidade com boas condições para o fomento da mobilidade urbana sustentável, incentivando o uso de modos suaves de transporte, como a bicicleta.

Imagem: CMB.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas