Atualidade
Bragança celebra 15º aniversário do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
De 26 a 30 de junho

O Município de Bragança assinala o 15º aniversário do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM) com um programa multifacetado e atividades diversas. Visitas guiadas às exposições, apontamentos musicais, performances teatrais e registos gráficos são algumas das iniciativas propostas. Do programa destaca-se, ainda, a conversa sobre “O papel do CACGM para a coesão social e cultural do território”, moderada pela jornalista Fátima Campos Ferreira. As comemorações decorrem a partir da próxima segunda-feira, dia 26, e prolongam-se até dia 30 de junho. Por ocasião do aniversário, durante estes dias, a entrada no CACGM será gratuita.
No decorrer desta semana, entre 26 e 30 de junho, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais abre portas a um programa de atividades que assinala os quinze anos da instalação deste equipamento cultural em Bragança, e que pretende continuar a promover o conhecimento da arte contemporânea, nomeadamente da obra da pintora Graça Morais.
Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança destaca: “A pintora Graça Morais é uma embaixadora de Trás-os-Montes em Portugal e no Mundo inteiro e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais é um equipamento cultural muito importante para Bragança. Através de um conjunto diversificado e permanente de iniciativas organizadas no CACGM, Bragança aposta na sensibilização e promoção do conhecimento de arte contemporânea, com especial abordagem à obra da pintora, junto da comunidade local e de quem nos visita”.
A partir das duas exposições patentes no CACGM – “Os Rituais do Silêncio” e “Linhas da Terra/Os Olhos Azuis do Mar”, estão programadas sessões de formação do público. “Os silêncios do Ruído – outros modos de sentir uma exposição” é o mote para uma reflexão sobre a forma de fruição da exposição, com medições sensoriais (incorporação de ruídos, fragâncias e diferentes pontos de vista). As sessões realizam-se de 27 a 29 de junho, às 10h30, com uma hora de duração e limite de oito participantes.
Durante estes dias decorre, ainda, o desafio “À descoberta de Graça Morais” que através das duas exposições patentes, incentiva à criação imaginária da figura da pintora por meio de desenho e pintura. A iniciativa decorre às 10h30 e às 15h30, de 27 a 29 de junho.
Estão, ainda, programadas visitas guiadas (mediante marcação) às exposições da pintora Graça Morais e de Joana Baião e haverá espaço para apontamentos musicais, performances teatrais e registos gráficos, protagonizados por estudantes do Instituto Politécnico de Bragança.
No último dia, 30 de junho, às 17h30, Graça Morais apresenta uma Instalação e um desenho inédito. Ao final da tarde, pelas 18h00, o Jardim do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais será palco para a conversa “O Papel do CACGM para a coesão social e cultural do território” que conta a participação da pintora Graça Morais, de Laura Castro, Diretora Regional e Cultura do Norte, e de Raquel Henriques da Silva, Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A jornalista Fátima Campos Ferreira modera esta conversa.
A encerrar a programação que celebra os quinze anos do CACGM realiza-se às 19h00, no Jardim do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o concerto pela Orquestra de Cordas do Conservatório de Música e Dança de Bragança.
Sobre o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM)
Inaugurado em 2008, o CACGM é um projeto arquitetónico de referência da autoria do Arquiteto Souto de Moura, prémio Pritzker2011. A dinâmica deste centro de arte assenta num programa de exposições temporárias dos mais conceituados artistas nacionais e estrangeiros dos nossos dias e de grandes coleções de Arte Contemporânea, resultantes de coproduções e parcerias com outras instituições nacionais e internacionais de referência.
O CACGM dispõe, ainda, de um núcleo de sete salas dedicadas à obra da pintora Graça Morais, num programa expositivo frequentemente renovado, reforçado ainda por outras iniciativas de âmbito pluridisciplinar, nomeadamente programas educativos, oficinas de prática artística, concertos, performances e atividade editorial.
A cafetaria com esplanada e o pequeno jardim constituem ainda um local privilegiado como complemento à fruição deste espaço único, paradigma da arquitetura e da arte contemporâneas.
Foto: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares