Connect with us

Atualidade

Barcelos: Recriação Histórico-Cultural dos 50 anos do 25 de Abril

Sábado à tarde, na Avenida da Liberdade

Publicado

on

É já no próximo sábado, dia 6 de julho, pelas 17 horas, que se realiza a grandiosa Recriação Histórico-Cultural dos 50 anos do 25 de Abril, que conta com a participação de 17 grupos de teatro, associações e escolas do concelho e mais de 100 atores. O evento, apresentado hoje em conferência de imprensa, percorrerá a Avenida da Liberdade e terminará no Largo da Porta Nova, para onde convergirá o quadro com a representação da grande manifestação popular que se juntou ao Movimento das Forças Armadas, às primeiras horas da manhã do dia 25 de Abril.

Integrada no programa geral das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que o Município de Barcelos tem vindo a promover ao longo do ano, esta iniciativa, segundo o Presidente da Câmara Municipal, pretende ser uma “recriação histórica com um cunho pedagógico, com o objetivo de transmitir à população a ideia de que a democracia é um valor coletivo da maior importância para o progresso humano, e que, por essa razão, deve ser assumido, defendido e aperfeiçoado por toda a sociedade em geral, mas, de modo especial, pelas novas gerações.”

Mário Constantino Lopes referiu que a Câmara Municipal pretende “envolver o maior número de pessoas neste evento” e deixou um desafio aos barcelenses, para que no próximo sábado compareçam e participem nesta importante jornada histórico-cultural.

Fernando Pinheiro, escritor e ator barcelense, e responsável pela encenação da recriação, agradeceu o desafio e a confiança do Município para liderar esta iniciativa, considerando que estamos perante um “grande projeto artístico e cultural. Temos capital humano e artístico para fazer um mega espetáculo de rua”, salientando que talvez nenhum outro município tivesse capacidade para avançar com um evento desta natureza apenas com a prata da casa – os grupos de teatro de todo o concelho.

A fechar a Conferência de Imprensa, a vereadora do pelouro da Cultura, Elisa Braga, elencou os grupos participantes, louvou o trabalho que têm desenvolvido ao longo dos anos, alguns deles quase centenários, e agradeceu o empenho que todos têm colocado para que esta recriação histórico-cultural tenha a grandeza, a dignidade e o sucesso que a evocação do 25 de Abril merece.   

Percurso e quadros da Recriação Histórico-Cultural

Na Avenida da Liberdade, e em sentido descendente, serão apresentados os seguintes quadros:  “Marcha da Fome”, em contexto das greves operárias na CUF, ocorridas em 1944; “Tortura de Presos Políticos pelo PIDE”; “Assassinato do General Humberto Delgado pela PIDE,” em 1965; “As Trágicas Cheias do Rio Tejo de 1967”; “Censura dos Órgãos de Comunicação Social”; “A Primeira Emigração Portuguesa para França”; “O Embarque de tropas portuguesas para a Guerra Colonial”; “O Golpe Militar do 25 de Abril”; e “A Primeira Manifestação Popular em Liberdade”. No Largo da Porta Nova, ocorrerão os dois últimos quadros, a saber: “A Última Ação Repressiva da PIDE”; e, finalmente, “Leitura do Auto da Tomada de Posse da Comissão Administrativa de Barcelos”.

Lista completa dos organismos participantes:

Grupo de Teatro Lírio do Neiva, Durrães

Pioneiros da Ucha, Ucha

A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos

TPC – Teatro Popular de Carapeços, Carapeços

Amigos do Pato, Rio Covo Santa Eulália

AVAI – Associação Vamos a Isso, Lama

Teatro de Balugas, Balugães

D’Improviso Teatro, Barcelos

Via 3 – Companhia de Teatro, Viatodos

Oficina de Teatro da Universidade Sénior de Barcelos

Instituto Autodidata de Barcelos

APACI, Barcelos

Associação de Veteranos de Guerra, Barcelos

Associação Lagoa, Cultura e Património, Barcelos

Nova Comédia Bracarense, Braga

Companhia de Teatro de Santo Tirso, Santo Tirso

Escola de Tecnologia e Gestão

Agrupamento de Escolas de Vila Cova.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos com a maior participação de sempre na Feira Internacional de Artesanato

Publicado

on

Quinze artesãos, individualmente, e um stand com representação oficial do artesanato do concelho compõem a maior representação de sempre de Barcelos, na FIA – Feira Internacional de Artesanato, que está a decorrer em Lisboa, até ao próximo dia sete deste mês.

Segundo a organização, a FIA é o “maior evento multicultural da Península Ibérica”. Aproveitando as oportunidades que este certame potencia, Barcelos promove o seu território e a qualidade e diversidade do artesanato nas suas 7 artes e ofícios, das quais três são produções certificadas.

Além da representação oficial do artesanato barcelense, com um espaço de 54 m2, também estão presentes na FIA quinze artesãos com espaço próprio, apoiados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional: Carlos Dias, Cidália Trindade, Cristiana Sá, Conceição Messias, Conceição Pereira, Conceição Sapateiro, Daniel Alonso, Fátima Miranda, Irmãos Mistério, Jesus Pias, Joaquim Messias, Laurinda Pias, Mina Gallos, Testa e Ventura.

O artesanato de Barcelos está também representado nos stands institucionais do CEARTE, com a presença das três produções locais certificadas (Olaria, Figurado e Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira) e no stand da Federação Portuguesa de Artes e Ofícios.

Destaque, ainda, para a participação dos Irmãos Mistério que este ano concorrem ao Prémio Carreira, uma distinção a nível nacional que pretende reconhecer o percurso e a obra consolidada, no âmbito do artesanato tradicional.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lagos: O evento mais doce do Algarve está a chegar

Publicado

on

A 35ª edição da Feira Concurso Arte Doce decorre de 24 a 28 de julho no Complexo Desportivo de Lagos. Para além da habitual doçaria, artesanato, tasquinhas, produtos regionais, showcookings, animação infantil e espetáculos, o coração do evento mantém-se na exposição de trabalhos artísticos com base na doçaria algarvia. As cabeças de cartaz deste ano serão Expensive Soul, Fernando Daniel, Hybrid Theory – The Linkin Park Tribute, Plutonio e Luís Trigacheiro.

Em ano de celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a autarquia desafiou as doceiras e doceiros participantes a elaborar peças de arte doce inspiradas na “Liberdade” para a categoria de Tema Obrigatório, juntando-se aos concursos de Tema Livre, Doces de Inovação e Qualidade na Tradição (Melhor Dom Rodrigo, Doce Fino, Morgado e Doce de Figo). Os vencedores serão divulgados ao longo do evento, com a entrega de prémios a decorrer no último dia, 28 de julho.

Esta edição mantém a quantidade de stands do ano anterior: 35 de doçaria (interior do pavilhão), 41 de artesanato, 11 de tasquinhas, 15 rulotes e 12 de produtos alimentares. Os mais pequenos terão direito a muitas animações e divertimentos no Espaço Doçura ou Travessura, contando também com a colaboração do LAC – Laboratório de Atividades Criativas e do Centro Ciência Viva de Lagos com workshops para famílias. Se a sua ideia é descontrair com boa música, pode aproveitar Espaço + Doce (área lounge), com música de Carlos Sax, Orquestra de Jazz do Algarve (Vítor Guerreiro e Clara Buser Duo, Rui Freitas Trio e Ricardo Pires Quarteto) e Daniel Marques.

Ainda falando de música, entre artistas locais e da região convidada, o Ribatejo, espetáculos não vão faltar ao longo dos cinco dias no Palco Arte Doce: Lana Gasparotti, Omiri, Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Os Compotas, DJ HANTT ft. Mr. Vlalen, Jones and Co., DJ Ventura, Michie, Marta Lima e Almatriz. No Palco Lagos, os protagonistas de cada noite Expensive Soul, Fernando Daniel, Hybrid Theory – The Linkin Park Tribute, Plutonio e Luís Trigacheiro. Este ano, o evento tem como novidade espetáculos após a meia-noite: Silent Disco (dia 26) e o Show das Poderosas (dia 27).

Se pretende aprender a confecionar ou apenas degustar deliciosas iguarias, pode participar nos showcookings de Dom Rodrigo e Doce Fino (ADRA – Associação dos Doces Regionais do Algarve) e sabores da terra e do mar do Algarve (Chef José Moura e Tininha), mas também do Ribatejo (Chef Luís Machado). Se é apreciador de vinho, será também realizada uma palestra sobre “O Vinho na Cultura e na Alimentação” (Artur de Jesus e Fabiana Duarte).

A 35ª Feira Concurso Arte Doce decorre de 24 a 28 de julho, entre as 18h00 e as 24h00, no Complexo Desportivo de Lagos, com entrada livre.

Imagem: CML.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido suspeito por tráfico de estupefaciente em Marvila

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no dia 01 de julho, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem, de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Estupefaciente.

Após comunicação de Centro de Comando e Controlo Operacional deste Comando, onde dava notícia da existência de ruído na via pública proveniente de um conjunto de vários indivíduos, pelo que, através de uma aproximação tática e discreta ao local conseguiu-se confirmar a existência de cerca de quinze pessoas na via pública a produzirem ruído, o que prejudicava o descanso dos residentes daquele local.

Aquando da abordagem deste grupo, um dos indivíduos arremessou uma embalagem para a sua retaguarda na tentativa de se furtar de qualquer suspeita que sobre si poderia recair.

Face à rápida intervenção foi possível estabelecer e associar a posse daquela embalagem ao indivíduo que a arremessara. Após visualizado o conteúdo da embalagem suspeitou-se que o produto no seu interior se tratava de estupefaciente.

Após exame preliminar ao produto, confirmou-se a suspeita que recaía sobre o individuo, sendo que o mesmo tinha na sua posse 201,84 doses individuais de Haxixe; e 83,70 euros em notas do BCE.

Face às circunstâncias em que decorreu a detenção, e tendo em conta os indícios fáticos recolhidos, foi dada voz de detenção.

O detido, já com histórico e reincidente neste tipo de criminalidade, recolheu às celas de detenção deste Comando tendo sido presente no dia de hoje em sede de 1º interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas