Connect with us

Atualidade

Barcelos: Paulo Vila lança “A liberdade contra o medo – A luta do Jornal de Barcelos pelo direito à informação”

Publicado

on

Paulo Vila, Diretor do jornal local “Jornal de Barcelos”, acaba de editar o livro “A liberdade contra o medo – A luta do Jornal de Barcelos pelo direito à informação”, numa edição de autor, com prefácio de Luís Manuel Cunha.

Na sinopse pode ler-se:

«A denúncia incessante dos desmandos da governação municipal na sequência de uma crise política que, em maio de 2016, deixou o Município a ser governado apenas por um presidente e uma vereadora, e a “constelação de interesses que, tanto na Câmara como na Associação Comercial e Industrial de Barcelos, se formaram para delas retirarem proveitosos, mas ilegítimos, ganhos”, levou a que o Jornal de Barcelos fosse objeto de uma “campanha sem precedentes que visava desacreditá-lo perante a opinião pública, assim como asfixiá-lo económica e socialmente”.

Desse “combate contra a desinformação, a falta de transparência, o nepotismo e o despotismo, a intimidação reiterada, a depravação e o medo, a perfídia e o assédio”, resultou um conjunto de editoriais que acabam de ser republicados em livro, uma edição de autor do jornalista Paulo Vila.

Naqueles textos, o diretor do Jornal de Barcelos denuncia “as sistemáticas barreiras estrategicamente erguidas com o único propósito de impedir o livre acesso às fontes de informação”, que, “ora por mero preconceito ora por incapacidade”, foram “ostensivamente ignoradas por quem tem o exato dever de assegurar o livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa – a Entidade Reguladora para a Comunicação Social”. Paulo Vila destaca “a discricionariedade com que o atual Conselho Regulador da ERC tem tratado o Jornal de Barcelos”, cuja atuação considera que “envergonha o Estado português porque, conscientemente, limita o direito constitucional de informar e a ser informado”. E concluiu: “no que concerne a Barcelos, a ERC escolheu colocar-se ao lado dos inimigos da transparência democrática e daqueles que vivem mal com a liberdade de imprensa.”

A fechar a nota prévia, o autor diz que este foi “um combate coletivo” levado a cabo por “uma voz livre e fortemente comprometida com a verdade” – o Jornal de Barcelos -, que, assim, possibilitou que “o concelho não ficasse refém da mentira e das boas intenções de quem se veio a revelar não ter qualquer réstia de princípios morais ou éticos, seja no exercício de cargos públicos, no desempenho de funções dirigentes ou, tão-somente, no relacionamento interpessoal. Os seus nomes figuram abundantemente ao longo deste livro. Eles são o rosto inapagável da insidiosa e perturbadora miséria moral e ética que se abateu sobre o concelho de Barcelos entre maio de 2016 e os últimos meses de 2021.

Já no prefácio de Luís Manuel Cunha, lê-se:

«Ora, este livro, que em boa hora se publica e que é uma compilação de editoriais publicados no Jornal de Barcelos, representa uma contribuição e um estímulo a essa fascinante atividade que é o jornalismo. E se, por um lado, consubstancia “uma redação livre, imune a constrangimentos, ameaças e a todo o tipo de bloqueios”, por outro, é, acima de tudo, a afirmação plena de um jornalista, Paulo Vila, que decidiu publicá-lo com o objetivo de “manter viva a memória sobre um dos mais censuráveis períodos da longa e virtuosa história de Barcelos e do seu concelho.”»

Imagem: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas