Connect with us

Atualidade

Barcelos: Obras da coleção Paulo Parra em exposição no Espaço Cultura

Mais de 50 peças de mobiliário e iluminação

Publicado

on

O Espaço Cultura (ex Casa do Vinho) recebe hoje, 12 de dezembro, a exposição “Ambientes com Design – Sentar e Iluminar Portugal”, obras da coleção Paulo Parra, uma mostra que abrange um universo muito variado de peças do design, desde candeeiros a cadeiras de assento, e constitui um momento ímpar para apreciar um património importante da história do design, inovação e tecnologia portuguesas. 

A exposição apresenta uma variedade de assentos, que vão desde a simples cadeira de esplanada ao sofá desenhado para interiores sofisticados, passando pelas cadeiras de trabalho, as quais têm possibilidade de afinação das dimensões e posições. O mesmo acontece com os candeeiros. Alguns apenas pretendem criar ambiências luminosas requintadas, caso dos lustres; outros uma iluminação de presença, como os candeeiros de mesa com abajur, que permitem regulação e afinação da iluminação conforme as necessidades dos utilizadores.

Em síntese, a exposição pretende mostrar ambientes em que o design e a interação entre a iluminação, o assento e a mesa são decisivas, sejam ambientes de repouso, lazer, de refeição ou de trabalho.

A organização da exposição compreende três grandes temáticas sobre o repouso iluminado:

Descansar e iluminar Portugal – Conjunto de peças onde as noções tradicionais de descanso e de conforto, próprias do modernismo, são contrapostas à irreverência das influências da Pop e do Pós-modernismo, características da segunda metade do século XX, em citações que estabelecem uma intimidade com os elementos de iluminação. Estes incluem um ambiente dos anos 30, um ambiente dos anos 50, e duas propostas de ambientes mais contemporâneos, um com os novos materiais tecnológicos usuais nos anos 80 e, por contraponto, outro com um material tradicionalmente português, a cortiça, criando discursos descontraidamente opostos.

Sentar e iluminar Portugal – Conjunto de peças onde são citados ambientes cuja temática central é o sentar convencional e que, como tal, incluem apenas uma cadeira e a sua relação com uma peça de iluminação, criando pequenos microambientes pessoais.

Trabalhar e iluminar Portugal – Conjunto de peças onde são exemplificados ambientes nos quais a temática central é o trabalho. Aqui, encontramos peças de sentar com características muito especificas, pois normalmente incluem algumas preocupações superiores em termos ergonómicos e de conforto, na sua relação com a mesa de trabalho e com a iluminação, também esta por vezes mais técnica.

Paulo Parra, o autor da coleção, tem uma carreira multifacetada como designer, professor e colecionador. Com trabalhos nas áreas de Design de Produto, Transportes e Arquitetura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e Design Estratégico, desenvolveu ainda atividades como curador, museologista, pesquisador e conferencista.

A exposição estará patente até 3 de março de 2024, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Imagem: CMB.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Botins de Homem

    Dezembro 12, 2023 at 6:48 pm

    Sentar e Iluminar, é o que todos nós necessitamos!
    Uma bela exposição a não perder…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas