Connect with us

Atualidade

Barcelos marca presença no 1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica

Publicado

on

Barcelos marcou presença no 1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica, que se realizou no Centro de Congressos de Aveiro, instalado num edifício emblemático da arquitetura industrial Aveirense, a antiga Fábrica Jerónimo Pereira de Campos, uma fábrica que se dedica à produção de barro vermelho.

O Município barcelense, representado pela Vereadora da Cultura, Maria Elisa Braga, contou com a presença de um stand, tendo levado até Aveiro uma pequena mostra do trabalho desenvolvido no concelho de Barcelos, desde as produções cerâmicas mais caraterísticas no nosso concelho, quer de Olaria, quer de Figurado. Simultaneamente, dois jovens ceramistas do concelho, Telmo Macedo e Daniel Alonso, estiveram a trabalhar ao vivo numa demonstração da vitalidade e da força criativa dos artesãos barcelenses.

O Congresso proporcionou um espaço único para a troca de ideias entre as cidades e vilas de cerâmica em Portugal, bem como a interação com representantes das Associações de Cidades Cerâmicas de toda a Europa, através do Agrupamento Europeu (AeuCC). O evento representou uma oportunidade valiosa para debater o cenário cerâmico em Portugal, discutir estratégias de promoção e preservação do património cerâmico, bem como explorar as iniciativas promovidas por cada município para salvaguardar este importante legado cultural.

Recorde-se que Barcelos faz parte da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmicas (APTCVC) desde abril de 2018. 

1ª Cimeira de Presidentes de Câmara da AptCVC

Simultaneamente ao Congresso, decorreu a Cimeira de Presidentes de Câmara da AptCVC, onde esteve em representação do Município, a Vereadora da Cultura.

Esta Cimeira, que contou com a participação das cidades e vilas de cerâmica portuguesas, bem como representantes das Associações de Cidades Cerâmicas do resto da Europa, através do Agrupamento Europeu (AeuCC), foi um momento de partilha e conversas sobre o Portugal cerâmico e o que cada município promove para a sua defesa e salvaguarda futura.

A AptCVC é constituída por 29 municípios portugueses, tendo como fundadores, em 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares,

A APTCVC tem como principais missões a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre os associados, o estabelecimento de parcerias, a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea.

No final da Cimeira, foi divulgada publicamente a decisão da Direção de entregar a Barcelos a coordenação e realização do II congresso da AptCVC, em 2026, em data ainda a definir.

Foto: CMB.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Botas de Mulher

    Janeiro 29, 2024 at 7:37 pm

    A União faz a força, é justamente isso que os artesãos dos diferentes municipios necessitam, os seja, a promoção e divulgação dos seua trabalhos cá dentro e lá fora.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas