Connect with us

Atualidade

Barcelos: Jovens com necessidades especiais mostram competências profissionais

Programa cultura para todos numa cidade educadora inclusiva

Publicado

on

Um grupo de jovens com necessidades especiais vai mostrar as suas competências à comunidade, no próximo dia 23 de dezembro, entre as 13h30 e as 16h00, na Casinha da AMAR 21, na Aldeia Natal, na Avenida da Liberdade, em Barcelos. Trata-se de uma iniciativa de degustação de doces confecionados por aqueles jovens, numa demonstração pública dos saberes, capacidades e competências que adquiriram, durante a frequência de um ateliê específico dedicado à confeção de doçaria.

Esta é mais uma ação – Empower 21 da responsabilidade AMAR 21 –  desenvolvida no âmbito do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, projeto promovido pelo Município de Barcelos.

Recorde-se que, no mesmo âmbito, estão a desenvolver-se, desde o início do segundo semestre deste ano, os projetos “Pulsarte” e o “Projeto Artístico Juvenil de Vale d’Este”. O Pulsarte já realizou uma residência artística de construção de esculturas sonoras “Estranhofones”, enquanto o “Projeto Artístico Juvenil de Vale d’Este” tem em desenvolvimento um conjunto de oficinas na área da música (oficina coral e oficina Orff).

Ainda sujeito a confirmação, dependendo das orientações da DGS face à situação pandémica existente, prevê-se o início de um conjunto de projetos, em janeiro de 2022, nomeadamente o “Programa integrado de animação sénior – Artes Sénior”, a “Oficina de Fantoches”, o “Projeto Despertar Musical”, o “Galo Unido”, a “Arte não tem idade” e o “Ciclo de workshops em design de olaria e cerâmica”, ações destinadas a públicos específicos que contemplam, em diferentes áreas artísticas, sessões semanais, até março de 2023.

O Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva

O Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva perceciona a necessidade de criar uma rede territorial alargada que integre essencialmente agentes culturais locais como mediadores de processos participativos, que garantam o acesso à cultura por Todos e que, tendo na sua base o desenvolvimento de ações acessíveis a Todos, tem nos públicos mais vulneráveis um olhar especial para atender às suas dificuldades e consequentes necessidades de adaptação dos projetos para que a Cultura seja efetivamente para Todos.

Este programa tem 5 áreas temáticas que agregam um conjunto de 24 projetos que visam potenciar o desenvolvimento de ações culturais que incluam preferencialmente pessoas em situação de vulnerabilidade, que facilitem a sua participação como atores e autores das suas manifestações culturais e que, em simultâneo, potenciem o acesso a espaços e bens culturais não só como espectadores, mas também como atores, colocando um foco especial na capacidade de criar condições para que a sua capacidade criativa, interventiva e participativa tenha palco e visibilidade como componente de uma coesão social capaz de integrar todos as pessoas, independentemente da sua condição.

Momento dos projetos (Foto: CMB)

Num território tão vasto quanto o de Barcelos, a estratégia adotada no âmbito da presente operação tem por base a participação de atores dos 4 cantos do concelho, e não só do centro urbano, potenciando a riqueza cultural presente nas suas gentes. Deste modo, essencialmente a partir de atores locais, propõe-se um amplo conjunto de atividades culturais promotoras da inclusão social, de riqueza ímpar, e prevendo um largo espectro de expressões artísticas, como sejam a música, o teatro, a dança, a gastronomia, o artesanato, fantoches, cinema, etc.., além de promover a identidade do território e o património cultural imaterial local.

Os 24 projetos distribuídos por 5 áreas temáticas [1. A Arte da Idade; 2. A Igualdade da Arte; 3, Empreendedorismo cultural (o emprego da arte); 4. Criatividade, Cidadania, Interculturalidade e Expressão Artística (Criatividade e Cidadania); 5. Espaço Rural, Identidade do Território e Sustentabilidade] serão realizados entre 2021 e 2023.

Fotos: CMB.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas