Atualidade
Barcelos: Jovens com necessidades especiais mostram competências profissionais
Programa cultura para todos numa cidade educadora inclusiva

Um grupo de jovens com necessidades especiais vai mostrar as suas competências à comunidade, no próximo dia 23 de dezembro, entre as 13h30 e as 16h00, na Casinha da AMAR 21, na Aldeia Natal, na Avenida da Liberdade, em Barcelos. Trata-se de uma iniciativa de degustação de doces confecionados por aqueles jovens, numa demonstração pública dos saberes, capacidades e competências que adquiriram, durante a frequência de um ateliê específico dedicado à confeção de doçaria.
Esta é mais uma ação – Empower 21 da responsabilidade AMAR 21 – desenvolvida no âmbito do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, projeto promovido pelo Município de Barcelos.
Recorde-se que, no mesmo âmbito, estão a desenvolver-se, desde o início do segundo semestre deste ano, os projetos “Pulsarte” e o “Projeto Artístico Juvenil de Vale d’Este”. O Pulsarte já realizou uma residência artística de construção de esculturas sonoras “Estranhofones”, enquanto o “Projeto Artístico Juvenil de Vale d’Este” tem em desenvolvimento um conjunto de oficinas na área da música (oficina coral e oficina Orff).
Ainda sujeito a confirmação, dependendo das orientações da DGS face à situação pandémica existente, prevê-se o início de um conjunto de projetos, em janeiro de 2022, nomeadamente o “Programa integrado de animação sénior – Artes Sénior”, a “Oficina de Fantoches”, o “Projeto Despertar Musical”, o “Galo Unido”, a “Arte não tem idade” e o “Ciclo de workshops em design de olaria e cerâmica”, ações destinadas a públicos específicos que contemplam, em diferentes áreas artísticas, sessões semanais, até março de 2023.
O Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva
O Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva perceciona a necessidade de criar uma rede territorial alargada que integre essencialmente agentes culturais locais como mediadores de processos participativos, que garantam o acesso à cultura por Todos e que, tendo na sua base o desenvolvimento de ações acessíveis a Todos, tem nos públicos mais vulneráveis um olhar especial para atender às suas dificuldades e consequentes necessidades de adaptação dos projetos para que a Cultura seja efetivamente para Todos.
Este programa tem 5 áreas temáticas que agregam um conjunto de 24 projetos que visam potenciar o desenvolvimento de ações culturais que incluam preferencialmente pessoas em situação de vulnerabilidade, que facilitem a sua participação como atores e autores das suas manifestações culturais e que, em simultâneo, potenciem o acesso a espaços e bens culturais não só como espectadores, mas também como atores, colocando um foco especial na capacidade de criar condições para que a sua capacidade criativa, interventiva e participativa tenha palco e visibilidade como componente de uma coesão social capaz de integrar todos as pessoas, independentemente da sua condição.

Num território tão vasto quanto o de Barcelos, a estratégia adotada no âmbito da presente operação tem por base a participação de atores dos 4 cantos do concelho, e não só do centro urbano, potenciando a riqueza cultural presente nas suas gentes. Deste modo, essencialmente a partir de atores locais, propõe-se um amplo conjunto de atividades culturais promotoras da inclusão social, de riqueza ímpar, e prevendo um largo espectro de expressões artísticas, como sejam a música, o teatro, a dança, a gastronomia, o artesanato, fantoches, cinema, etc.., além de promover a identidade do território e o património cultural imaterial local.
Os 24 projetos distribuídos por 5 áreas temáticas [1. A Arte da Idade; 2. A Igualdade da Arte; 3, Empreendedorismo cultural (o emprego da arte); 4. Criatividade, Cidadania, Interculturalidade e Expressão Artística (Criatividade e Cidadania); 5. Espaço Rural, Identidade do Território e Sustentabilidade] serão realizados entre 2021 e 2023.
Fotos: CMB.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca