Connect with us

Atualidade

Barcelos inaugura Quiosque “Troca por Troca” de livros

Publicado

on

O conceito “troca por troca” de livros chegou a Barcelos e vai ser possível fazê-lo no novo Quiosque Municipal situado no Campo de São José, Largo Camilo Castelo Branco. O equipamento abriu na passada quinta-feira ao público e serve de apoio ao parque infantil instalado na mesma praça. O projeto assenta no conceito “Um livro, Um jardim, Um mundo gratuito de imaginação!” e visa potenciar o interesse pelo livro e consolidar hábitos de leitura.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, “esta possibilidade de ‘troca por troca’ – deixar um livro e levar outro – vai permitir promover hábitos de leitura tanto de pais como de filhos”, tanto mais que o quiosque está encostado ao parque infantil daquela Praça. “Tudo o que contribua para estimular a leitura e promover a socialização, motivando as famílias, pais, filhos, tios, avós e vizinhos a conviverem de forma sadia é muito importante para o reforço dos laços de identidade e pertença”.

Perante dezenas de pessoas que estavam no local, Mário Constantino Lopes considerou que “a leitura é fundamental para o exercício pleno da cidadania” e alertou para a manipulação e jogos de interesses obscuros que visam manipular, intoxicar e alterar a verdade dos factos.

Simbolicamente inaugurado no início da primavera, este Quiosque Municipal, que será gerido pela EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura –, é um espaço aberto à comunidade, visando potenciar o interesse pelo livro, consolidar hábitos de leitura, bem como, proporcionar o acesso a novas leituras.

Jorge Cruz, presidente da EMEC, fez votos de que os utentes do Quiosque tirem proveito do acesso facilitado à leitura e que promovam frequentemente a troca de livros. Afirmando que o espaço já deveria ter aberto há mais tempo, o Presidente da EMEC assumiu a responsabilidade pelo atraso e desejou que o Quiosque seja do agrado dos barcelenses.

Novo quiosque de leitura está situado no Campo de S. José

Localizado no Campo S. José (Largo Camilo Castelo Branco), em Barcelos, este projeto surge do conceito “Um livro, Um jardim, Um mundo gratuito de imaginação!”, no qual os cidadãos poderão ceder e adquirir livros gratuitamente.

A utilização do espaço e a fruição dos livros não envolverá qualquer tipo de custos, prazos ou empréstimos. Quem ceder um livro poderá deixar uma mensagem para o proprietário seguinte.

Para efetuar a troca de livros basta levar um exemplar, deixá-lo no Quiosque e escolher outro livro para levar para casa, ou ler no local, que para o efeito está dotado de uma pequena esplanada com cerca de trinta lugares sentados.

A proximidade do Quiosque ao Parque Infantil do Campo S. José permitirá que se torne num importante apoio à utilização deste equipamento infantil, potenciando a fruição de espaços públicos em família.

A Administração da EMEC deixou um agradecimento público aos alunos Ivo Silva e Daniel Marques, do 2º ano do Curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica, pela criação dos logótipos do Quiosque Municipal.

O Quiosque Municipal vai funcionar na primavera e verão, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e no outono e inverno, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00).

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas